Card image
Fórmula 1
Bottas puxa 1-2 da Mercedes no terceiro treino em Portugal

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/10/2020
  • Atualizado: 24/10/2020 às 9:02
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio de Portugal, 12ª etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã deste sábado (24) no circuito de Portimão, na região do Algarve, o finlandês da Mercedes registrou na melhor das suas voltas 1min16s654, usando pneus macios.

Valtteri Bottas
Bottas liderou os três treinos livres do final de semana. (Foto: Mercedes)

A segunda colocação ficou com Lewis Hamilton, que acabou o treinamento 0s026 atrás da marca obtida por seu companheiro de equipe. Max Verstappen, com pneus médios, colocou a Red Bull na terceira colocação, sendo seguido por Pierre Gasly, quarto com a AlphaTauri. Alexander Albon, com a outra Red Bull, completou a lista dos cinco primeiros.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Charles Leclerc ficou com a sexta colocação com a Ferrari, sendo seguido por Carlos Sainz, sétimo melhor ao final dos 60 minutos de treino com a McLaren. Sergio Pérez colocou a Racing Point no oitavo lugar, sendo seguido por Lando Norris, com a outra McLaren do grid. Esteban Ocon, da Renault, fechou o top-10 do treinamento.

LEIA MAIS:

Valtteri Bottas lidera TL2 tumultuado em Portugal

A sessão foi encerrada em bandeira vermelha após uma grelha na curva que leva para a reta dos boxes se romper. Apesar da quebra, não houve qualquer dano aos carros, com detritos ficando na pista. O lance aconteceu quando restavam um minuto para o final da atividade.

A partir das 10h haverá a realização da classificação que definirá as posições de largada em Portimão, com transmissão dos canais Sportv. O Grande Prêmio de Portugal de Fórmula 1 será disputado no domingo (25), a partir das 10h10, com exibição ao vivo da TV Globo, do portal GE.Globo e da rádio Band News FM.

Confira como foi o treino

O terceiro treino livre da Fórmula 1 em Portugal foi iniciado pontualmente às 7h, pelo horário de Brasília, com temperatura de 18°C, e asfalto em 24°C. Já a umidade relativa do ar era de 51%. Logo que a pista foi liberada, alguns pilotos deixaram os boxes para voltas de instalação, casos de Carlos Sainz e Lando Norris, da McLaren.

Após alguns minutos com pilotos apenas passando pela pista para retornar aos boxes, o primeiro a registrar tempo foi Valtteri Bottas, que marcou 1min17s888 com pneus macios. Lewis Hamilton andou no mesmo ritmo, ficando apenas 0s028 atrás do tempo registrado pelo companheiro de Mercedes. Já Daniil Kvyat colocou a AlphaTauri na terceira posição.

Hamilton tomou a ponta ao marcar 1min16s931, também usando os pneus macios. Quem avançou para a terceira posição no complemento do primeiro quarto da sessão foi Charles Leclerc, pouco mais de um segundo atrás do inglês, sendo superado por Pierre Gasly, da AlphaTauri, pouco depois. O monegasco, então, encaixou uma boa volta e se colocou em segundo.

Gasly se valeu da segunda volta dos pneus para avançar para o segundo lugar, 0s367 atrás de Hamilton. Já Leclerc rodou com a Ferrari, trazendo o carro aos boxes na sequência. O treino seguiu com Max Verstappen colocando a Red Bull em terceiro, enquanto o francês da AlphaTauri melhorou seu tempo, se aproximando ainda mais de Hamilton.

Verstappen tomou a ponta do treino restando 32 minutos para o final, cravando 1min16s659 com pneus médios. O tempo do holandês, porém, foi excluído por desrespeito aos limites de pista. Pouco depois, o piloto da Red Bull avançou para o segundo posto, e viu Alexander Albon, seu companheiro de equipe, subir para o quarto lugar.

Com 24 minutos para o final, Bottas assumiu a liderança da sessão com 1min16s654, usando pneus macios. Já Hamilton escapou da pista e passeou pela brita, sem maiores consequências para o treinamento. A sessão seguiu com alguma calmaria na movimentação na folha de tempos, com as duas Mercedes na frente, seguidos por Verstappen, Gasly e Albon.

A sessão seguiu para os cinco minutos finais com os pilotos simulando corrida. No minuto final, a bandeira vermelha foi acionada após uma grelha de drenagem da pista se quebrar. Assim, os tempos se mantiveram os mesmos. Melhor para Bottas, que liderou a atividade.

Deixe seu Comentário

Comentários