Card image
Fórmula 1
Bottas lidera treino marcado por pista molhada em Silverstone

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 01/07/2022
  • Atualizado: 01/07/2022 às 10:15
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Inglaterra, décima etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Em uma atividade realizada com asfalto molhado na maior parte do tempo nesta sexta-feira (1), o piloto da Alfa Romeo se valeu dos pneus intermediários para percorrer o circuito de Silverstone em 1min42s249.

Valtteri Bottas
Foto: Alfa Romeo

A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes que, com pneus slicks macios, foi 0s532 mais lento em relação a Bottas. Carlos Sainz, com a Ferrari, anotou o terceiro tempo, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Charles Leclerc. Mick Schumacher, com uma Haas, completou a lista dos cinco primeiros.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

GuanYu Zhou, companheiro de equipe de Bottas, ficou com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Kevin Magnussen, sétimo com a Haas. Lance Stroll, que escapou da pista e provocou uma bandeira vermelha, foi o oitavo com a Aston Martin, enquanto Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, e Sebastian Vettel, da Aston Martin, completaram a lista de pilotos que completaram voltas.

LEIA MAIS:

Confira a programação e onde assistir ao GP da Inglaterra de F1

Por conta das condições de pista, muitos pilotos optaram por fazer apenas voltas de instalação. Este foi o caso, por exemplo, da Red Bull, que viu Max Verstappen e Sergio Pérez marcarem apenas uma passagem pela tradicional pista inglesa. George Russell, da Mercedes, foi outro que não completou uma volta sequer.

A partir do meio-dia será realizada a segunda sessão de treinos livres no circuito de Silverstone, com transmissão do BandSports. O Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1 será disputado no domingo (3), a partir das 11h, com transmissão da Band, da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres no circuito de Silverstone começou com chuva, temperatura em 17°C e umidade em 62%. O asfalto estava em 26°C. Logo que os boxes foram abertos, Ferrari e Mercedes mandaram seus pilotos para a pista, mas no primeiro momento, apenas Charles Leclerc completou volta, cravando 1min44s769 usando os pneus intermediários.

O monegasco baixou seu tempo para 1min43s801, ainda com os compostos de faixa verde. Aos poucos, outros pilotos, ainda que poucos, foram à pista, casos de Yuki Tsunoda, Sebastian Vettel e Lance Stroll, que se colocou na segunda posição. Na sequência, Carlos Sainz, com a outra Ferrari, tomou a ponta ao marcar 1min42s967 com 20 minutos de treino, ainda com os intermediários.

Kevin Magnussen colocou a Haas na terceira posição, mas logo foi superado por GuanYu Zhou, da Alfa Romeo. Com a chuva aparentemente diminuindo, Valtteri Bottas, companheiro de equipe do chinês, tomou o segundo lugar no complemento da primeira meia hora de sessão. Por outro lado, diversos pilotos, incluindo Max Verstappen e Sergio Pérez, da Red Bull, fizeram apenas voltas de instalação.

Com o aumento da chuva a partir da meia hora final do treino, o que se viu foi um longo período sem carros na pista. Hamilton, por exemplo, aproveitou para acenar para o público presente nas arquibancadas, enquanto Verstappen conversava com o pai, Jos, sem preocupação em entrar no carro para dar voltas na pista.

Com 12 minutos para o final do treinamento, Hamilton saiu para a pista, e completou mais uma volta com os intermediários, retornando aos boxes para colocar pneus macios. Na primeira parcial, o inglês baixou o tempo em dois segundos, mas sofreu com a pista molhada depois. Já com os intermediários, Bottas se colocou na liderança com a Alfa Romeo ao marcar 1min42s249.

A sessão chegou ao final com os pilotos tentando andar com os pneus macios, mas sem conseguir baixar tempo, exceção feita a Hamilton, que avançou para a segunda posição com a Mercedes. Lance Stroll escapou da pista na curva 9 e causou uma bandeira vermelha que encerrou a sessão.

Deixe seu Comentário

Comentários