Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)
Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (14) no circuito de Silverstone, o finlandês, vencedor do GP da Áustria na semana passada, marcou na melhor de suas voltas 1min29s106, utilizando pneus macios em sua Mercedes.
A segunda colocação na folha de tempos ficou com Lewis Hamilton, que acabou 0s078 milésimos atrás de seu companheiro de equipe, também usando os pneus macios. Max Verstappen apareceu na terceira posição, seguido por Daniel Ricciardo, seu companheiro na Red Bull. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Kimi Räikkönen, da Ferrari.
Sebastian Vettel, atual líder do campeonato, abriu o final de semana apenas com o sexto tempo com a Ferrari. Daniil Kvyat apareceu em sétimo com a Red Bull, enquanto Fernando Alonso, piloto da McLaren, terminou a atividade em oitavo. Felipe Massa colocou a Williams na nona posição, enquanto Stoffel Vandoorne fechou o top-10 com a outra McLaren.
O treino ainda foi marcado pela primeira aparição do Shield, dispositivo que visa proteger o cockpit dos carros – e a cabeça dos pilotos – e que tem sido testado pela FIA. Nesta manhã, a peça foi instalada na Ferrari de Sebastian Vettel, que deu apenas uma volta com o equipamento instalado em seu carro, ainda nos minutos iniciais da sessão.
Ainda nesta sexta-feira, a partir das 9h, pelo horário de Brasília, acontece o segundo treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1. A corrida está marcada para o domingo (16), com largada prevista também para 9h.
Confira como foi o primeiro treino livre
A atividade que abriu o final de semana da Fórmula 1 em Silverstone foi aberta às 5h e contou com os dois carros da Ferrari partindo à pista imediatamente. Sebastian Vettel deu uma volta de instalação com o Shield, equipamento de proteção do cockpit que tem passado por testes com a anuência da FIA, e que foi utilizado em um final de semana de Grande Prêmio pela primeira vez.
Após uma volta de instalação, Max Verstappen errou seu box, e foi levado pelos fiscais para a garagem da Red Bull. A atividade seguiu sem que nenhum piloto registrasse tempo até o 20º minuto, momento em que Kimi Räikkönen marcou 1min32s533, usando os pneus supermacios. Pouco depois, Daniel Ricciardo colocou a Red Bull na frente com os compostos macios.
Felipe Massa passou por cima de uma das zebras do circuito inglês e viu pedaços de sua Williams voar, ficando na pista. O brasileiro, porém, marcou o quarto tempo. Após Verstappen tomar a primeira posição, Räikkönen quebrou a barreira de 1min31s, cravando 1min30s969 com os pneus de banda vermelha.
No fechamento do primeiro terço de atividade, Valtteri Bottas tomou a liderança da classificação, sendo superado na sequência por Lewis Hamilton. Ambos usaram pneus macios em suas voltas. Pouco depois, o finlandês da Mercedes prevaleceu, marcando 1min29s651, quando restavam 54 minutos para o final da atividade.
Após um intervalo sem carros na pista, as ações foram retomadas com Marcus Ericsson quebrando o silêncio em Silverstone. Pouco depois, Bottas melhorou ainda mais sua marca, cravando 1min29s106, ainda com pneus macios em sua Mercedes. O finlandês viu Hamilton tentar, sem sucesso, tomar a primeira colocação, enquanto Vettel e Räikkönen não passaram perto de sua marca com os supermacios.
A McLaren, que tem neste final de semana unidades de força atualizadas pela Honda, mostrou força com seus dois pilotos. Stoffel Vandoorne marcou o oitavo tempo, sendo superado por Fernando Alonso na sequência, com o espanhol avançando ao sétimo posto. Pouco depois, foi a vez de Massa avançar ao oitavo lugar na folha de tempos.
A sessão seguiu para o seu final sem que os tempos baixassem mais, tampouco com trocas de posições. Assim, Bottas completou a atividade com o melhor tempo.
Foto: Getty Images
Deixe seu Comentário