Card image
Fórmula 1
Bottas lidera primeiro treino livre da F1 na Espanha

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/05/2021
  • Atualizado: 07/05/2021 às 7:41
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Espanha, quarta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (7) no Circuito de Barcelona, o finlandês da Mercedes registrou o melhor tempo no segundo terço da sessão, com 1min18s504, usando pneus macios.

Valtteri Bottas
Bottas foi o mais rápido da primeira sessão do dia em Barcelona. (Foto: Mercedes)

A segunda colocação ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que fechou o treinamento apenas 0s033 atrás do tempo de Bottas. Lewis Hamilton, com a outra Mercedes, ficou com a terceira colocação, sendo seguido por Lando Norris, quarto com a McLaren. O grupo dos cinco melhores foi completado por Charles Leclerc, da Ferrari.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Carlos Sainz, companheiro de equipe de Leclerc, fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Pierre Gasly, sétimo com o carro da AlphaTauri. Sebastian Vettel, que chegou a liderar a sessão, colocou a Aston Martin no oitavo lugar. O grupo dos dez melhores ainda contou com Sergio Pérez, da Red Bull, e Lance Stroll, da Aston Martin.

LEIA MAIS:

Confira a programação e onde ver na TV ao GP da Espanha de F1

A atividade contou com uma bandeira vermelha, provocada por Robert Kubica, piloto que substituiu Kimi Räikkönen na Alfa Romeo na primeira sessão. O polonês rodou na nova curva dez do circuito catalão, ficando preso na brita, provocando a única paralisação do treinamento quando restavam 16 minutos para o final da sessão.

A segunda sessão de treinos livres está marcada para 10h, com transmissão do BandSports. O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 será disputado no domingo (9), também à partir das 10h, com transmissão da Band e da rádio Band News FM.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres começou às 6h30, com temperatura ambiente em 21°C em Montmeló, ao passo que a pista tinha 34°C. Logo que a pista foi liberada, muitos pilotos deixaram os boxes para fazer a volta de instalação, incluindo Lewis Hamilton e Sergio Pérez. Roy Nissany e Robert Kubica, reservas de Williams e Alfa Romeo, fizeram a mesma coisa.

O primeiro a registrar tempo foi Valtteri Bottas, que marcou 1min21s899 com a Mercedes, ainda com quatro minutos de sessão. Logo na sequência, Nikita Mazepin deu a primeira escapada da atividade, e quase parou na área de escape da curva 8. O russo da Haas, porém, conseguiu engatar marcha a ré e retornou à pista.

Lewis Hamilton tomou a liderança da sessão aos seis minutos de treinamento, mas logo foi batido por Max Verstappen, que colocou a Red Bull na frente ao marcar 1min20s405. Fernando Alonso, usando pneus macios em sua Alpine, avançou para a liderança, mas logo foi batido pelo inglês da Mercedes, que cravou 1min19s675, usando os compostos duros.

A liderança parou de mudar de mãos, enquanto outros pilotos começavam a treinar. Foi o caso de Sergio Pérez, que se colocou em 16º em sua primeira volta rápida com a Red Bull, avançando para sétimo logo depois. Outros que estava na pista era Robert Kubica, que substituía Kimi Räikkönen na Alfa Romeo nesta sessão.

Pérez pulou para a quarta posição após 29 minutos de sessão, enquanto Sebastian Vettel, na metade do treinamento, se colocou na frente com 1min19s234, usando pneus macios na Aston Martin. Mick Schumacher, por sua vez, avançou para a 17ª colocação com a Haas, também usando pneus macios em seu carro.

Hamilton, agora com os macios, avançou para a ponta com 1min18s808, enquanto Lance Stroll avançou para o terceiro lugar, caindo um posto após Bottas marcar o segundo tempo, 0s080 atrás do companheiro de Mercedes. Pierre Gasly, por sua vez, colocou a AlphaTauri na terceira posição, enquanto Antonio Giovinazzi avançou para quinto com a Alfa Romeo.

Lando Norris colocou a McLaren na terceira colocação, mas pouco depois, com 20 minutos para o final da sessão, foi a vez de Bottas tomar a liderança com 1min18s504. Então, a atividade contou com a primeira bandeira vermelha, após Kubica escapar da pista e ficar parado na brita com a Alfa Romeo, forçando a paralisação.

A atividade foi retomada quando restavam nove minutos para o encerramento da sessão. Pérez, pouco tempo depois, voltou a figurar entre os dez melhores, tomando o sexto tempo. Pouco depois, foi a vez de Verstappen se colocar na segunda colocação, apenas 0s033 atrás do tempo obtido por Bottas com a Mercedes.

A sessão se encaminhou para o final e o finlandês da Mercedes foi o mais rápido, seguido por Verstappen e Hamilton.

Deixe seu Comentário

Comentários