Valtteri Bottas conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Cidade do México, 18ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O piloto da Mercedes foi o melhor da fase final da classificação realizada na noite deste sábado (6) no Autódromo Hermanos Rodríguez, e registrou na melhor das suas voltas 1min15s875, garantindo a posição de honra pela terceira vez no ano.
A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, que acabou 0s145 atrás do tempo de Bottas, seu companheiro de equipe. Max Verstappen, líder do campeonato e piloto da Red Bull, ficou com a terceira posição, sendo seguido por Sergio Pérez, com o outro carro da equipe austríaca. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Pierre Gasly, da AlphaTauri.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Carlos Sainz ficou com a sexta posição no grid com o carro da Ferrari, sendo seguido por Daniel Ricciardo, sétimo com a McLaren. Charles Leclerc, com a outra Ferrari, obteve a oitava posição, enquanto Lando Norris, da McLaren, vai largar em nono, beneficiado pela punição contra Yuki Tsunoda, que trocou de motor e largará do final do grid. Sebastian Vettel, da Aston Martin, parte em décimo.
LEIA MAIS:
F1 anuncia acordo para realizar o GP da China até 2025
Verstappen comanda segundo treino para o GP da Cidade do México
Bottas lidera primeiro treino da F1 na Cidade do México
Confira a programação e onde ver o GP da Cidade do México de F1 na TV
A classificação contou com uma grande paralisação por conta de um acidente com Lance Stroll. O canadense da Aston Martin perdeu o controle do carro na curva 17 durante o início do Q1, causando uma bandeira vermelha. A atividade ficou paralisada por 26 minutos até que a bandeira verde fosse acionada novamente.
O Grande Prêmio da Cidade do México de Fórmula 1 será disputado neste domingo (7), a partir das 16h. A Band e a rádio BandNews FM transmitem a corrida ao vivo.
Confira como foi a classificação
Q1
A primeira rodada da classificação começou com o clima mais quente do final de semana. A temperatura era de 21°C, e a umidade do ar estava apenas em 22%. O asfalto estava em 45°C. O primeiro a sair para a pista foi Nicholas Latifi, mas quem registrou a primeira volta da atividade foi Mick Schumacher, que anotou 1min21s524 com a Haas.
Kimi Räikkönen tomou a liderança, mas logo foi superado por Antonio Giovinazzi, seu companheiro de Alfa Romeo. Com 11 minutos para o final do treino, Carlos Sainz apareceu na frente, mas logo foi superado por Charles Leclerc, que cravou 1min17s991. Pouco depois, Lance Stroll perdeu o controle de sua Aston Martin na curva 17, acertando o muro e causando a bandeira vermelha.
Durante a bandeira vermelha, Kimi Räikkönen foi advertido por não ir aos boxes logo que o treino foi paralisado. A sessão foi retomada após 26 minutos, com muita gente indo à pista ao mesmo tempo, mas logo depois, Carlos Sainz reclamou de falta de potência em sua Ferrari, ficando lento na pista. Após alguns minutos, o espanhol voltou ao ritmo normal.
Pierre Gasly tomou a liderança da sessão, mas logo foi superado pelos pilotos da Mercedes, que viu Valtteri Bottas ficar à frente de Lewis Hamilton. Pouco depois, Sergio Pérez se colocou na primeira posição, sendo desbancado por Max Verstappen, que bateu 1min16s788. Com quatro minutos para o encerramento da sessão, Bottas pulou para o segundo lugar, e Hamilton, para o terceiro.
Pérez avançou para o terceiro lugar, superando Hamilton. Gasly avançou para o segundo lugar, mas viu Charles Leclerc tomar a ponta. Segundos depois, Bottas fez 1min16s727 para ser o mais rápido, seguido pelo monegasco da Ferrari e por Verstappen. Hamilton foi o sexto. Fernando Alonso, Nicholas Latifi, Mick Schumacher, Nikita Mazepin e Lance Stroll foram os eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com os dois pilotos da Red Bull partindo para a pista com pneus médios, o que foi seguido pela maioria dos competidores. Pérez foi o primeiro a marcar tempo, com 1min17s055, marca que logo foi batida por Verstappen, que marcou 1min16s483. A Mercedes viu Hamilton avançar para segundo, apenas 0s016 atrás do holandês, enquanto Bottas foi o terceiro.
Yuki Tsunoda, com pneus macios, se colocou em terceiro com a AlphaTauri, enquanto Bottas melhorou seu tempo, mas seguiu em quarto. Os pilotos foram aos boxes para fazerem ajustes nos carros e receberem novos pneus, retornando ao traçado apenas quando restavam pouco mais de quatro minutos para o encerramento da sessão.
Hamilton assumiu a liderança da atividade com o cronômetro zerado, ao cravar 1min16s474, no mesmo momento em que Antonio Giovinazzi rodou na entrada do estádio, acertando a barreira de proteção. O inglês da Mercedes liderou a segunda rodada, seguido por Verstappen e Tsunoda. Sebastian Vettel, Kimi Räikkönen, George Russell, Antonio Giovinazzi e Esteban Ocon foram eliminados.
Q3
A rodada decisiva da classificação começou com os dez pilotos partindo para a pista após um minuto de box aberto. O primeiro a registrar tempo foi Daniel Ricciardo, que acabou superado por Sergio Pérez. O mexicano, porém, viu Verstappen marcar 1min16s225, tomando a ponta. Pouco depois, Bottas assumiu a pole provisória com 1min15s875, enquanto Hamilton foi o segundo.
Após um rápido período nos boxes, todos retornaram à pista para a última volta rápida da sessão. Pérez cometeu um erro e não conseguiu melhorar seu tempo, assim como ocorreu com os outros pilotos. Melhor para Bottas, que garantiu a pole position, seguido por Hamilton e Verstappen.
Deixe seu Comentário