Valtteri Bottas conquistou na tarde deste sábado (5) a pole position para o Grande Prêmio de Sakhir, penúltima etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Em uma classificação das mais equilibradas no circuito de Sakhir, no Bahrein, o piloto da Mercedes registrou na melhor das suas voltas no Q3 em 53s377 para faturar a posição de honra.
A segunda posição no grid ficou com George Russell, que substitui Lewis Hamilton neste final de semana, e que ficou apenas 0s026 atrás do companheiro de Mercedes. Max Verstappen, da Red Bull, partirá em terceiro, sendo seguido por Charles Leclerc, da Ferrari. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Sergio Pérez, da Racing Point.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Daniil Kvyat colocou a AlphaTauri na sexta colocação do grid, e partirá à frente de Daniel Ricciardo, da Renault, e Carlos Sainz, da McLaren, sétimo e oitavo colocados, respectivamente. Pierre Gasly, com a outra AlphaTauri, se colocou na nona posição. O grupo dos dez primeiros foi completado por Lance Stroll, da Racing Point.
LEIA MAIS:
Verstappen supera Bottas e lidera TL3 da Fórmula 1 em Sakhir
Russell lidera TL2 em Sakhir e fecha sexta-feira com o melhor tempo
F1: Russell estreia na Mercedes e lidera primeiro treino em Sakhir
Russell substitui Hamilton em Sakhir; Aitken estreia na Williams
Pietro Fittipaldi largará da 20ª colocação em sua estreia na Fórmula 1. O brasileiro já largaria das últimas posições por conta da punição de dez lugares sofrida após a Haas trocar componentes da unidade de força do carro. O estreante ficou com o 20º tempo na classificação.
O Grande Prêmio de Sakhir de Fórmula 1 será disputado neste domingo (6), a partir das 14h, e contará com transmissão do Sportv e da rádio Band News FM. A TV Globo mostra os melhores momentos da corrida a partir da 0h de segunda-feira.
Confira como foi a classificação
Q1
A sessão classificatória começou com temperatura em 23°C em Sakhir, com o asfalto em 27°C. Os primeiros a saírem à pista foram os dois pilotos da Haas, Pietro Fittipaldi e Kevin Magnussen. O brasileiro foi o primeiro a marcar tempo, sendo superado segundos depois pelo dinamarquês, que marcou 55s464. Jack Aitken se colocou em segundo com a Williams, seguido por Nicholas Latifi.
Carlos Sainz se colocou na liderança com 55s334, usando pneus duros em sua McLaren. A primeira posição seguiu trocando de mãos, passando por Pierre Gasly e Charles Leclerc, que quebrou a barreira de 55 segundos ao marcar 54s917. Daniil Kvyat superou o monegasco, mas acabou batido por Valtteri Bottas, que registrou 54s607.
Sergio Pérez tomou a liderança com a Racing Point, mas logo viu Max Verstappen pular para a ponta com 54s037. George Russell vinha em sétimo, 0s740 atrás do tempo do holandês. Fittipaldi voltou à pista e se colocou em 18º, à frente das duas Williams. Pouco depois, Jack Aitken avançou para a 15ª posição.
A sessão chegou aos cinco minutos finais com Latifi, Gasly, Räikkönen, Giovinazzi e Fittipaldi. O finlandês tratou de melhorar seu tempo e se colocou em 13º. Gasly, por sua vez, tomou a segunda posição, enquanto Bottas pulou para a liderança da sessão ao marcar 53s904. A sessão terminou com o finlandês da Mercedes na liderança, seguido por Verstappen e Russell. Magnussen, Latifi, Aitken, Räikkönen e Fittipaldi foram eliminados.
Q2
A segunda rodada começou com os pilotos demorando alguns instantes para deixar os boxes. O silêncio só foi quebrado em Sakhir após 1min30s, quando Sainz foi para a pista, marcando 54s514. Leclerc se colocou na frente, sendo superado por Gasly pouco depois. Bottas pulou para a ponta com 53s803, ficando 0s017 à frente de Russell. Verstappen apareceu em terceiro.
Ocon avançou para a quinta colocação com a Renault, sendo superado na sequência por Ricciardo. Pouco depois, Pérez apareceu na liderança da sessão com 53s787, sendo seguido por Bottas e por Sainz, que colocou a McLaren na terceira posição. Russell vinha em quarto, seguido por Stroll. Leclerc avançou para a sexta posição.
Restando cinco minutos para o final da sessão, os eliminados eram Ocon, Gasly, Vettel, Norris e Giovinazzi. Os pilotos foram novamente à pista restando pouco mais de dois minutos para o final do segmento. Verstappen tomou a liderança ao marcar 53s647. Pérez e Bottas completaram o top-3. Ocon, Albon, Vettel, Giovinazzi e Norris acabaram de fora da disputa pela pole.
Q3
Logo que a pista foi liberada, os pilotos deixaram os boxes, exceções feitas a Pérez, Stroll e Kvyat. Bottas foi o primeiro a registrar tempo com 53s760, sendo superado por Verstappen, que cravou 53s591. Já Leclerc apareceu na segunda colocação, apenas 0s022 atrás do holandês da Red Bull. Russell apareceu em quarto, seguido por Ricciardo.
Pérez avançou para a quarta colocação com a Racing Point, enquanto Stroll ficou com a oitava posição. Bottas e Russell voltaram à pista, e o finlandês marcou 53s377, enquanto o inglês avançou para a segunda posição. Os pilotos voltaram aos boxes para novos acertos no carro e troca de pneus. Leclerc, que só tinha um jogo de pneus duros sem usar, não retornou à pista.
Os competidores voltaram à pista para a última tentativa de volta rápida restando dois minutos para o final da sessão. Os pilotos, porém, não conseguiram melhorar seus tempos. Melhor para Bottas, que garantiu a pole por apenas 0s026 em relação a Russell.
Deixe seu Comentário