Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (27) no circuito de Spa-Francorchamps, o piloto da Mercedes marcou na melhor das suas voltas 1min45s199, usando os pneus macios neste giro.
A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que, depois de liderar parte do treinamento, acabou superado em 0s164 por Bottas. Pierre Gasly, com a AlphaTauri, marcou o terceiro melhor tempo, sendo seguido pelos dois pilotos da Ferrari, time que viu Charles Leclerc terminar logo à frente de Carlos Sainz, que fechou o top-5.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Sergio Pérez, com a outra Red Bull do grid, fechou o treinamento com o sexto tempo, sendo seguido por Sebastian Vettel, sétimo coma Aston Martin. Lando Norris colocou a McLaren na oitava posição da folha de tempos, enquanto Esteban Ocon, da Alpine, foi o nono. Fernando Alonso, que renovou com a Alpine nesta semana, fechou o top-10.
LEIA MAIS:
Alpine anuncia renovação de contrato com Alonso
Confira a programação e onde ver na TV ao GP da Bélgica de F1
F1 anuncia cancelamento do Grande Prêmio do Japão
Doria confirma GP da F1 em novembro com 100% de capacidade de público
Líder do campeonato, Lewis Hamilton ficou apenas com o 18º tempo nesta primeira atividade do final de semana. Em um treino que começou com a pista molhada e que os pilotos só conseguiram usar os pneus macios no terço final da sessão, o piloto da Mercedes foi atrapalhado em sua volta por Nicholas Latifi, ficando no fundo da classificação.
A segunda sessão de treinos livres em Spa-Francorchamps será realizada logo mais, a partir das 10h, com transmissão do BandSports. O Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1 tem largada marcada para 10h de domingo (29), com exibição ao vivo da Band e da rádio BandNews FM.
Confira como foi o treino
A primeira sessão do final de semana começou com pista molhada no circuito de Spa-Francorchamps e tempo muito frio. A temperatura ambiente apontava 12°C, enquanto a umidade do ar estava em 91%. Já o asfalto estava em 16°C. A Ferrari, com Carlos Sainz e Charles Leclerc, e a Haas, com Mick Schumacher, foram os primeiros a deixarem os boxes.
Com oito minutos de atividade, Lewis Hamilton foi para suas primeiras voltas na atividade, mas retornou aos boxes após uma volta de instalação, o que foi repetido por todos os pilotos que saíram à pista nos primeiros dez minutos de sessão. Pouco depois, Lando Norris levou a McLaren para a pista com pneus médios, cravando 1min50s191, primeiro tempo registrado no final de semana.
Pouco depois, Kimi Räikkönen rodou na primeira curva do circuito, voltando ao traçado na sequência. Já Sebastian Vettel tomou a liderança da sessão ao cravar 1min49s324 com a Aston Martin. Outro que rodou na primeira curva foi Yuki Tsunoda, enquanto Max Verstappen saiu para a pista com os pneus intermediários, retornando aos boxes na sequência.
Daniel Ricciardo se colocou na frente, mas logo foi batido por Pierre Gasly, que marcou sua volta com pneus duros. A liderança do francês durou pouco, já que Vettel voltou à frente, sendo superado por Esteban Ocon, que marcou 1min48s087 com a Alpine. O vencedor do GP da Hungria melhorou ainda mais seu tempo na sequência, com 1min47s250, enquanto Valtteri Bottas avançou para o segundo lugar.
Verstappen retornou à pista com 27 minutos de sessão, e tomou a liderança ao marcar 1min46s879 usando pneus duros, enquanto Ocon melhorou seu tempo antes de ser superado em 0s340 pelo holandês. No fechamento da primeira metade da sessão, Sainz tomou o segundo lugar do piloto da Alpine, mas ainda ficou três décimos atrás do vice-líder do campeonato.
Sergio Pérez tomou a segunda posição na abertura da meia hora final do treinamento, enquanto Verstappen melhorou seu tempo, alcançando 1min46s423. Räikkönen, por sua vez, bateu a Alfa Romeo na entrada dos boxes. Com 25 minutos para o final da sessão, Nicholas Latifi colocou a Williams na décima colocação.
Verstappen melhorou ainda mais seu tempo, alcançando 1min45s905, ainda com os compostos duros. Com os macios, Latifi pulou para o segundo lugar, ainda um segundo atrás do holandês. Também com os pneus vermelhos, Vettel pulou para o segundo posto, sendo seguido por Ricciardo e George Russel. Pouco depois, foi a vez de Sainz tomar a segunda posição, 0s030 atrás do melhor tempo.
Bottas voltou à pista, desta vez com pneus macios, e tomou a primeira posição ao marcar 1min45s199. Pouco depois, Hamilton foi para a pista, mas acabou atrapalhado por Latifi, não conseguindo melhorar seu tempo. Já Verstappen partiu para uma volta com os compostos de banda vermelha, acabando 0s297 atrás da marca do finlandês da Mercedes
Verstappen ainda melhorou seu tempo, mas não o suficiente para superar Bottas, que foi o mais rápido. Hamilton terminou somente na 18ª posição, sem conseguir uma volta limpa com os pneus macios.
Deixe seu Comentário