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Fórmula 1
Alpine acredita que problemas de confiabilidade foram resolvidos no A523

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  • Publicado: 18/02/2023
  • Atualizado: 18/02/2023 às 18:01
  • Por: Leonardo Marson

A Alpine está confiante de que os problemas de confiabilidade sofridos ao longo da temporada de 2022 estão resolvidos no A523, modelo que o time usará neste ano na Fórmula 1. Com a possibilidade de congelamento do desenvolvimento de motores no ano passado, o time francês foi agressivo com a unidade de força, o que rendeu o quarto lugar entre os construtores. Porém, houve muitos problemas de quebras ao longo do ano, especialmente com Fernando Alonso.

Alpine
Alpine A523 será usado na temporada da F1. (Foto: Alpine)

O espanhol perdeu a paciência com a quantidade de quebras sofridas ao longo da temporada, e migrou para a Aston Martin ao final do campeonato de 2022. Os problemas também fizeram com que a Alpine batalhasse até o final do ano com a McLaren para conseguir a quarta colocação entre as equipes, mesmo tendo desempenhos melhores.

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“Fernando suportou o peso das falhas, infelizmente, mas nós tivemos problemas em algumas áreas do carro. Nós entendemos isso bastante rápido, tentamos conter da melhor forma no A522, mas só encontramos a raiz do problema e o solucionamos no A523. Estamos felizes, conseguimos muita quilometragem no dinamômetro e isso nos permite confiar no carro”, disse Matt Harman, diretor-técnico da Alpine.

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Apesar de o desenvolvimento de unidades de força estar congelado até 2026 por regulamento, as equipes podem trabalhar nestes equipamentos visando aumentar a confiabilidade e a segurança. É neste ponto que a Alpine tem trabalhado durante o período de pré-temporada da principal categoria do esporte a motor mundial em sua fábrica na França.

“Quase todos os problemas que tivemos vieram de componentes externos. Temos uma nova bomba d’água para combater os problemas de confiabilidade. Ela é nova e desenhada para um novo localização, e confiamos que este problema está resolvido. Não havia nada ligado ao turbo ou ao ICE. Não reduzimos potência em 2022, só trabalhamos para reduzir os riscos ao máximo”, disse Bruno Famin, engenheiro chefe da Alpine.

Os testes de pré-temporada da F1 serão realizados na próxima semana, entre os dias 23 e 25 de fevereiro, no circuito de Sakhir. No mesmo local, no dia 5 de março, será realizado o Grande Prêmio do Bahrein, corrida que abre o campeonato deste ano.

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