Card image
Copa Truck
Freios serão exigidos na decisão da Copa Truck, em Curitiba

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/12/2021
  • Atualizado: 02/12/2021 às 10:34
  • Por: Leonardo Marson

A Copa Truck define o campeão da temporada de 2021 neste final de semana no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). André Marques, líder do campeonato com 227 pontos, Wellington Cirino, com 213, e Felipe Giaffone, com 209, são os finalistas, e terão que se preocupar, além com a disputa, com os freios, sempre exigidos no traçado paranaense.

Copa Truck
Copa Truck encerra a temporada em Curitiba. (Foto: Vanderley Soares)

Os trechos mais complicados para os freios são a curva 1, na entrada do S de baixa após a reta dos boxes, e a curva 3. Na primeira, a frenagem se dá a partir dos 200 metros finais da reta principal, onde os caminhões alcançam os 170 km/h, reduzindo para 75 km/h. Já na curva 3, que vem após a reta oposta, os “brutos” saem dos 180 km/h para apenas 85 km/h. São 180 metros de pé no freio.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

“O autódromo de Curitiba é uma pista que traz uma longa reta onde os pilotos podem alcançar 170km/h após o radar e antes da frenagem da primeira curva, para a qual a redução tem de ser muito forte para fazer o contorno à direita a cerca de 75 km/h”, diz Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le.

LEIA MAIS:

Confira a programação e onde ver na TV ao GP da Arábia Saudita
Prost diz que Hamilton “tem sorte” em batalhar com Verstappen: “Leva ao limite dele”
Williams e sua história com o Brasil na Fórmula 1: ligação eterna

“Logo em seguida, sem dar muito refresco aos freios, as curvas da Junção e Pinheirinho aumentarão ainda mais a temperatura nas pastilhas e discos, podendo chegar aos 800ºC ao longo da corrida. São três curvas com freadas extremamente exigentes; no entanto, as pastilhas da Fras-le serão grandes aliadas dos pilotos para garantir a máxima performance e ótima integridade do sistema de freios até o fim da corrida”, completa o engenheiro.

A etapa final da Copa Truck será disputada neste domingo (5), a partir das 11h, com transmissão da Band, do Sportv e do canal da categoria no YouTube.

Deixe seu Comentário

Comentários