Wellington Cirino é o novo campeão da Copa Truck. O piloto do caminhão Mercedes número 6 terminou a segunda corrida da rodada dupla disputada neste domingo (6) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), na quinta posição, resultado que lhe foi suficiente para garantir o título da categoria dos caminhões pela primeira vez.
Na primeira corrida do dia, Roberval Andrade manteve a liderança na largada, após partir da pole position, e só fez abrir vantagem sobre os rivais, seguindo para a vitória. A segunda posição ficou nas mãos de Beto Monteiro, enquanto Paulo Salustiano completou o pódio com a terceira posição. André Marques e Felipe Giaffone completaram o top-5.
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Quem teve problemas na primeira prova do dia foi Wellington Cirino, que acabou penalizado com uma passagem pelos boxes por conta do excesso de fumaça emitido por seu caminhão, fechando a disputa com a 17ª colocação. Ainda houve uma intervenção do Safety Car por conta de uma escapada múltipla após o caminhão de Fábio Fogaça soltar óleo na pista.
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Na segunda prova, a vitória ficou com André Marques, que escalou o pelotão e tomou a liderança quando restavam cinco minutos para o final da prova. Adalberto Jardim ficou com o segundo lugar, sendo seguido por Felipe Giaffone. Jaidson Zini foi o quarto, seguido por Wellington Cirino, que com este resultado celebrou o título da temporada.
A prova foi marcada por um fortíssimo acidente envolvendo Djalma Fogaça, que decolou seu caminhão após atingir o equipamento de Andrade. Antes, o vencedor da primeira corrida rodou após um toque com Beto Monteiro. O Safety Car foi acionado em um primeiro momento, mas logo a bandeira vermelha foi acionada.
O lance causou o abandono de Fogaça, que foi encaminhado ao centro médico com uma suspeita de fratura da clavícula, e de Andrade. Já Monteiro acabou excluído da corrida por provocar o acidente.
Confira como foi a etapa
Corrida 1
A corrida em Goiânia começou com Roberval Andrade mantendo a liderança, mesmo pressionado por Paulo Salustiano. Leandro Totti manteve o terceiro lugar, sendo seguido por Beto Monteiro, que avançou ao quarto lugar. Wellington Cirino completava a lista dos cinco melhores no complemento da primeira volta em Goiânia.
Na terceira volta, Cirino buscou a ultrapassagem sobre Monteiro, mas pisou na terra e viu o pernambucano manter o quarto posto. Com quatro minutos de prova, Kleber Eletric abandonou a disputa com problemas no caminhão. Outro que enfrentava uma etapa atribulada era Danilo Dirani, que visitou os boxes no início da prova.
Andrade passou a abrir vantagem sobre Salustiano, chegando aos 1s681 de frente na abertura da quarta volta de disputa. No mesmo giro, Pê Jota rodou, perdendo posições. Na sequência, o Safety Car foi acionado por conta de escapadas múltiplas da pista, envolvendo Debora Rodrigues, Fábio Fogaça, Daniel Kelemen e Raphael Abbate e outros competidores.
A relargada veio quando restavam pouco mais de 11 minutos para o final da prova, com Monteiro superando Totti para tomar a terceira colocação. Mais atrás, Camargo tentou a ultrapassagem sobre Felipe Giaffone, mas escapou da pista e viu o piloto da Iveco recuperar o sétimo posto. Luiz Lopes, por sua vez, ficou lento na pista, perdendo posições após largar dos boxes.
Restando pouco mais de cinco minutos para o final da prova, Cirino passou pelos boxes por conta de uma punição de excesso de fumaça em seu caminhão. Na frente, Monteiro tomou a segunda posição ao ultrapassar Salustiano. Quem também passou a ter problemas foi Totti, que sofria com um vazamento em seu caminhão.
A corrida chegou ao final com Andrade seguindo para a vitória, sendo seguido por Monteiro, Salustiano, Marques e Giaffone. Cirino finalizou a prova com a 17ª colocação.
Corrida 2
A segunda prova do dia começou com Adalberto Jardim tomando a ponta após Evandro Camargo, que largaria na frente, perder desempenho. Ainda nos metros iniciais, Roberval Andrade e Beto Monteiro se tocaram, com o dono do Mercedes número 15 rodando e sendo atingido por Djalma Fogaça, que capotou. O Safety Car foi acionado imediatamente, com a bandeira vermelha pintando na sequência. Andrade abandonou a prova e Monteiro foi excluído.
Após longa interrupção por conta da limpeza da pista após o acidente, a corrida recomeçou com o Safety Car puxando a fila. Na sequência, houve a relargada para 15 minutos de corrida com Jardim mantendo a primeira posição, seguido por Giaffone e Camargo. Mais atrás, Pê Jota saiu da pista, mas seguiu na disputa. Cirino, por sua vez, aparecia em 15º na classificação geral, e nono na classe.
Na segunda volta, Paulo Salustiano e Jaidson Zini se tocaram, andando de lado e escapando da pista pouco depois. Na frente, Jardim seguia na liderança, enquanto Giaffone era pressionado por Camargo. Cirino seguia escalando posições no grid, aparecendo em 13º no complemento do segundo giro da corrida.
Marques passou por Camargo e tomou o terceiro lugar, enquanto Salustiano rodou mais uma vez. Com sete minutos para o final da prova, Marques passou por Giaffone, tomando o segundo posto e já partindo para o ataque sobre Jardim, o líder da prova. Wellington Cirino, por sua vez, avançou para o sétimo lugar dentro da classe, e décimo lugar geral.
Restando cinco minutos para o final, Marques passou por Jardim para tomar a liderança da corrida. Pouco depois, Danilo Alamini rodou na pista, enquanto Debora Rodrigues ficou na contramão, causando a entrada do Safety Car. A corrida terminou com bandeira amarela e vitória de Marques, com Jardim na segunda posição e Giaffone em terceiro. Cirino, quinto colocado, celebrou o título.
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