A Copa Shell HB20 2023 estreia neste final de semana, em Interlagos, seus novos carros. Com um visual mais invocado e mais parecido com os modelos que são vendidos nas lojas, os HB20 passaram por grandes mudanças.
A categoria com veículos Hyundai já confirmou que 38 carros estão inscritos e no mínimo 44 pilotos estarão no grid, já que alguns deles correm em duplas.
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O formato do final de semana segue o mesmo, com treinos livres, classificatório e rodada dupla. Ao todo serão oito etapas, totalizando assim 16 corridas ao longo do ano.
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Os carros de competição da Hyundai foram produzidos de maneira paralela com as versões de rua, mas demandam mais tempo para serem confeccionados.
Enquanto a Hyundai consegue produzir em média 40 unidades de HB20 por hora na fábrica em Piracicaba (SP), a montadora levou cerca de 24 horas para produzir 40 carros da Copa HB20.
Após o processo de fabricação, o HB20 passa a ser trabalhado pela H Racing, empresa responsável pela equalização dos carros.
Diferenças entre o HB20 das pistas e de rua
Se por fora são feitos alguns ajustes aerodinâmicos, como altura mais baixa do carro, rodas exclusivas e pneus 195/55R15 85H, por dentro é que praticamente tudo se modifica em relação aos carros da concessionária.
Sobraram praticamente apenas o console com porta-copos e entrada USB de semelhança entre os dois.
Aquele conforto todo do carro de rua é retirado para o foco total em performance. Saem ar-condicionado, porta-malas, vidros elétricos, volante multifuncional, central multimídia e os assentos comuns. Entram: banco concha para o piloto, santantônio, extintor de incêndio, cinto de segurança com seis pontas, injeção, além de catalisador e saída de escape pra dar aquele ronco feroz.
A principal novidade da cabine é a chegada do câmbio automático de seis marchas com paddle shifts atrás do volante. O modelo anterior era baseado no HB20 R Spec 2019 e vinha com câmbio manual de seis marchas.
Já o motor do HB20 permanece sendo o 1.6 Gamma de 160 cavalos, o mesmo que é utilizado desde que a categoria foi lançada em 2019. Esse motor entrega 32 cavalos a mais relação ao 1.6 que é visto nas ruas.
Os números de performance, no entanto, são semelhantes. O 0-100 km/h é feito em 10,2 segundos na pista, enquanto o modelo de rua é 0,4 segundos mais lento. Já a velocidade máxima do carro de competição é de 200 km/h, ou seja, 10 km/h a mais que o HB20 urbano.
Quanto custa para correr na Copa HB20?
O custo para acelerar o HB20 dentro do campeonato é de R$ 240 mil. Além desse valor que compõe todo o pacote técnico, os pilotos também devem pagar o seguro de R$ 8 mil para casos de acidente.
Em caso de alguma avaria acima desse valor, o preço cobrado pela organização é somente o valor da apólice, mas em caso de alguma deterioração leve abaixo de R$ 8 mil, o piloto é cobrado somente pelo preço da peça.
A Copa HB20 2023 começa neste sábado com a primeira corrida a partir das 14h45. A segunda prova está prevista para começar às 15h do domingo.
A Rede TV! exibirá o VT da primeira prova às 14h25 no domingo e já emenda para a segunda corrida ao vivo. As duas provas são transmitidas ao vivo dentro do canal da Copa Shell HB20 no YouTube.
Calendário da Copa Shell Hyundai HB20:
30/04, em Interlagos (SP)
21/05, em Tarumã (RS)
09/07, em Interlagos SP)
06/08, em Velocitta (SP)
27/08, em Goiânia (GO)
27/10, em Velopark (RS)
26/11, em Brasília (DF)**
17/12, em São Paulo (SP)
**a confirmar
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