Card image
Competições
Viñales supera Márquez e vence o GP da Holanda de MotoGP

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/06/2019
  • Atualizado: 30/06/2019 às 9:54
  • Por: Leonardo Marson

Maverick Viñales venceu na manhã deste domingo (30) o Grande Prêmio da Holanda, oitava etapa da temporada da MotoGP. Em uma corrida das mais equilibradas no circuito de Assen, o espanhol da Yamaha levou a melhor em uma disputa com Marc Márquez e Fabio Quartararo, garantindo seu primeiro triunfo no ano, quebrando um jejum que durava desde o GP da Austrália do ano passado.

Maverick Viñales
Viñales não vencia desde o GP da Austrália de 2018. (Foto: MotoGP)

A segunda posição ficou com Marc Márquez, piloto da Honda que tentou pressionar Viñales até cinco voltas para o final da prova, quando o rival começou a abrir vantagem. Quartararo, que liderou boa parte da corrida, acabou na terceira colocação com a Yamaha da SIC. Andrea Dovizioso, que fez ótima largada, ganhando cinco posições, não teve ritmo para seguir os três ponteiros, e foi o quarto com a Ducati.

Franco Morbidelli apresentou ótimo desempenho nas voltas finais e completou a prova em quinto com a outra Yamaha da SIC, sendo seguido por Danilo Petrucci, da Ducati. Cal Crutchlow levou a Honda da LCR ao sétimo lugar ao final da corrida, sendo seguido por Joan Mir, que perdeu ritmo na segunda metade da prova, terminando em oitavo com a Suzuki. Jack Miller foi o nono com a Ducati da Pramac, enquanto Andrea Iannone fechou o top-10 com a Aprilia.

A próxima etapa da MotoGP acontece no próximo final de semana, com a realização do Grande Prêmio da Alemanha, prova marcada para o circuito de Sachsenring.

Confira como foi a prova

A largada aconteceu pontualmente às 9h, pelo horário de Brasília, com a dupla da Suzuki pulando na liderança ao superar Fabio Quartararo, com Álex Rins na ponta, seguido por Joan Mir e Marc Márquez. Quem fez ótima largada foi Andrea Dovizioso, que pulou da 11ª colocação para o sexto posto. Mais atrás, Valentino Rossi ganhou uma posição, avançando para o 13º lugar.

Rins seguiu com uma liderança tranquila até a terceira volta, quando caiu na curva nove do circuito holandês, abandonando a disputa. Mir, por sua vez, cometeu um erro e despencou da liderança recém-herdada para a quarta posição. Melhor para Quartararo, que reassumiu a primeira colocação da prova, seguido por Márquez e Viñales. Dovizioso avançou para o quarto posto ao superar o novato da Suzuki na quarta volta.

Márquez passou a atacar Quartararo pela liderança na quinta volta da prova, momento em que Rossi abandonou a disputa após uma queda ao lado de Takaaki Nakagami, piloto da LCR, equipe satélite da Honda. Na 11ª volta, o líder do campeonato viu Quartararo sofrer com uma vibração na Yamaha da SIC e o superou. Na volta seguinte, porém, o francês retomou a primeira colocação.

No complemento da primeira metade da prova, Viñales deixou Márquez para trás, ganhando a segunda posição. O espanhol tomou a liderança duas voltas depois, quando Quartararo cometeu um erro. Metros mais tarde, foi a vez de o espanhol da Honda assumir a segunda posição, superando o francês. O líder do campeonato, então, passou a pressionar o piloto da Yamaha. Mais atrás, Danilo Petrucci passou por Dovizioso, assumindo a quarta posição.

A corrida entrou nas dez voltas finais com Márquez tomando a primeira posição ao ver Viñales cometer um erro. No giro seguinte, porém, o piloto da Yamaha recuperou a liderança, e permitiu a aproximação de Quartararo. Mais atrás, Joan Mir voltou a aparecer com destaque na prova ao superar Dovizioso e Petrucci para retomar a quarta posição com a Suzuki.

Dovizioso e Petrucci deixaram para trás Mir, voltando ao top-5. Na frente, Viñales passou a abrir vantagem sobre Márquez. Quartararo, por sua vez, não ameaçava o piloto da Honda também. Quem apareceu com destaque foi Franco Morbidelli, que se aproximou de Mir e dos pilotos da Ducati, entrando na disputa pela quarta colocação no circuito holandês.

Mir despencou para o oitavo lugar ao ser superado por Morbidelli e Cal Crutchlow. O italiano da SIC ainda teve ritmo para superar Petrucci e terminar com a quinta colocação. Na frente, Viñales seguiu para vencer pela primeira vez na temporada.

Deixe seu Comentário

Comentários