Sebastian Vettel venceu neste domingo (22) o Grande Prêmio de Singapura, 15ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. O resultado obtido no circuito montado nas ruas de Marina Bay representou a primeira vitória do piloto alemão no ano, quebrando um jejum que durava desde o Grande Prêmio da Bélgica de 2018, e deu à Ferrari a terceira vitória seguida do time no ano.
O lance que definiu a corrida aconteceu na volta 20, quando o alemão foi aos boxes para trocar os pneus macios pelos duros. Na volta seguinte, Leclerc, que liderou a primeira parte da prova em Singapura, também fez sua troca, e retornou atrás de Vettel, não tendo a chance de buscar a ultrapassagem em nenhum outro momento da corrida nas outras 41 voltas.
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A segunda posição terminou com Leclerc, que deu à Ferrari o primeiro 1-2 desde o Grande Prêmio da Hungria de 2017. O pódio foi completado por Max Verstappen, piloto da Red Bull que em momento algum ameaçou os pilotos da equipe de Maranello. Lewis Hamilton, que optou por uma estratégia de parar algumas voltas depois dos rivais, foi o quarto, sendo seguido por Valtteri Bottas, quinto com a Mercedes.
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Alexander Albon fechou a prova na sexta posição com a outra Red Bull, sendo seguido por Lando Norris, sétimo com a McLaren após segurar os ataques de Pierre Gasly, que teve que se contentar com a oitava posição com a Toro Rosso. Nico Hülkenberg, da Renault, foi o nono, depois de se envolver em um acidente com Carlos Sainz na largada. Antonio Giovinazzi, que liderou a corrida por algumas voltas, foi o décimo com a Alfa Romeo.
A corrida contou com três entradas do Safety Car. Na primeira delas, na volta 36, George Russell acertou o muro após tomar um toque de Romain Grosjean, com quem disputava posição. Depois, na volta 43, Sergio Pérez parou com a Racing Point na pista com problemas de motor, não conseguindo levar o carro até os boxes, forçando nova neutralização. Por fim, Daniil Kvyat e Kimi Räikkönen se tocaram na volta 50, com o finlandês parando na pista com a suspensão quebrada.
A próxima etapa da Fórmula 1 acontece já no próximo domingo (29), com a disputa do Grande Prêmio da Rússia, prova que será disputada no circuito do Parque Olímpico de Sochi.
Confira como foi o Grande Prêmio de Singapura
Charles Leclerc manteve a primeira colocação na largada, sendo seguido por Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, que mantiveram suas posições. Max Verstappen seguiu em quarto, logo à frente de Valtteri Bottas e Alexander Albon. O alemão da Ferrari tentou um ataque sobre o inglês da Mercedes, sem conseguir a ultrapassagem. Carlos Sainz, que largou em sétimo com a McLaren, despencou para a última colocação.
Nico Hülkenberg foi aos boxes no complemento do primeiro giro da prova, recebendo uma asa dianteira de seu Renault, atitude seguida por George Russell, da Williams, que teve o bico danificado após um toque de Daniel Ricciardo na largada. A McLaren passou a ter problemas para trocar um dos pneus do carro de Sainz, que também visitou os boxes na primeira volta.
Hamilton descontou a vantagem de Leclerc na quinta volta, cortando a diferença para sete décimos. Hülkenberg, por sua vez, marcou a melhor volta da prova, já contando com pneus duros. Ricciardo, com a outra Renault, apareceu na 14ª colocação no fechamento da sexta volta, ganhando mais uma posição na passagem seguinte, deixando Lance Stroll, da Racing Point, para trás.
Kimi Räikkönen passou a reclamar de problemas na traseira da Alfa Romeo na nona volta, quando ocupava a décima colocação da corrida. Ricciardo seguiu dando seu show, e superou Daniil Kvyat para tomar a 12ª posição na décima passagem, enquanto Stroll também superou o russo da Toro Rosso metros depois. Duas passagens depois, foi a vez de Sergio Pérez passar por Kvyat, que foi aos boxes na volta 13, colocando pneus duros.
Hülkenberg, com pneus mais novos, passou a atacar Romain Grosjean pela 15ª colocação, enquanto Pérez visitou os boxes para colocar pneus duros na 14ª volta. Na frente, Hamilton cortou a diferença de Leclerc para meio segundo, mas viu o piloto da Ferrari reagir logo na sequência. Räikkönen trocou os pneus na volta 16. Um giro depois, Hamilton avisou a Mercedes de que os pneus começaram a se desgastar.
Pérez e Kvyat, já com pneus novos, superaram Robert Kubica, tomando a 16ª e a 17ª colocações, respectivamente. Kevin Magnussen foi aos boxes na volta 19, no mesmo momento em que Hülkenberg conseguiu a ultrapassagem sobre Grosjean, ganhando a 12ª posição. Na frente, Verstappen passou a ser pressionado por Bottas, e foi aos boxes, seguindo o que Vettel fez com a Ferrari. Ambos receberam pneus duros na 20ª volta.
Leclerc se viu pressionado mais uma vez por Hamilton, e foi para os boxes na volta 21, também ganhando os pneus duros, retornando dos boxes atrás de Vettel. Hamilton assumiu a liderança da corrida, seguido por Bottas e Antonio Giovinazzi. O finlandês da Mercedes veio para os boxes na volta 23, também recebendo pneus duros e voltando atrás de Verstappen.
Hamilton seguiu na pista e na liderança, mas andando em ritmo mais lento que Vettel, Leclerc e Verstappen, enquanto Giovinazzi seguia em segundo, com Pierre Gasly, da Toro Rosso, em terceiro. O grupo dos cinco primeiros ainda contava com Daniel Ricciardo e Lance Stroll. Hamilton finalmente foi aos boxes na volta 27, recebendo pneus duros da Mercedes. Albon, por sua vez, escapou da pista.
Vettel deixou Stroll para trás, assumindo a quarta colocação. Leclerc partiu para o ataque sobre o canadense, mas não conseguiu a ultrapassagem de imediato, sendo ameaçado por Verstappen. O alemão da Ferrari seguiu avançando, e tomou a terceira posição de Ricciardo na 29ª volta, enquanto o monegasco superou o piloto da Racing Point, tomando a quinta posição.
Vettel tomou a segunda posição de Gasly na 30ª volta, e assumiu a liderança no giro seguinte, ultrapassando Giovinazzi. Mais atrás, Leclerc passou por Ricciardo, pulando para o quarto lugar. O australiano perdeu ainda mais uma posição no mesmo giro, ao ser superado por Verstappen. No complemento deste giro, Stroll foi para os boxes, despencando para a 16ª posição.
Leclerc passou por Gasly na volta 32 para ganhar a terceira posição, e tomou o segundo posto de Giovinazzi na volta seguinte, no momento em que o francês da Toro Rosso parou nos boxes. Hamilton superou Ricciardo e Giovinazzi, avançando para a quarta posição. Bottas repetiu o que seu companheiro de Mercedes fez, e pulou para o quinto lugar.
Albon foi outro a passar por Ricciardo e Giovinazzi, mas o piloto da Renault tentou se aproveitar para passar pelo italiano da Alfa Romeo, e os dois se tocaram. Pior para o australiano, que teve um pneu furado. Os dois visitaram os boxes na volta 35. Na passagem seguinte, George Russell parou no muro com a Williams após se tocar com Romain Grosjean. O Safety Car foi acionado alguns instantes depois.
Grosjean foi aos boxes para receber uma asa dianteira nova e pneus macios, enquanto Hülkenberg, Kvyat e Norris trocaram os pneus, ganhando os médios de Renault, Toro Rosso e McLaren, respectivamente. O grupo dos dez primeiros após as paradas apontava Vettel, Leclerc, Verstappen, Hamilton, Bottas, Albon, Norris, Magnussen, Räikkönen e Pérez.
A relargada aconteceu na volta 41, com Stroll pressionando Gasly pela 11ª colocação, mas perdendo o 12º posto para Hülkenberg. O canadense se tocou com o francês da Toro Rosso e teve um pneu furado, precisando visitar os boxes. Pouco depois, a direção de prova passou a investigar o lance entre Russell e Grosjean, que provocou a entrada do Safety Car.
Na volta 43, Pérez abandonou a prova com problemas no motor Mercedes do carro da Racing Point, provocando o segundo Safety Car da prova. A prova recomeçou na volta 48, com Vettel se mantendo na liderança da corrida, seguido por Leclerc e Verstappen. Gasly, por sua vez, superou Hülkenberg para tomar a oitava colocação da prova. Na sequência, Kvyat tocou o carro de Räikkönen, e o piloto da Alfa Romeo parou na pista com a suspensão quebrada, provocando mais uma entrada do Safety Car.
A prova teve seu reinício na volta 52, com Sainz deixando Magnussen para trás, tomando a 12ª posição. O dinamarquês da Haas acabou superado também por Ricciardo, despencando para 14º. Na frente, Vettel se mantinha na liderança, com um segundo de vantagem em relação a Leclerc, que não era ameaçado por Verstappen, o terceiro colocado.
Stroll, bastante combativo ao longo da prova, fez a ultrapassagem sobre Magnussen, ganhando a 14ª posição, e o dinamarquês trocou os pneus na volta 58. Na frente, Vettel passou a abrir vantagem sobre Leclerc, fazendo a volta mais rápida da prova.
A prova foi para as voltas finais com Hamilton pressionando Verstappen pelo terceiro lugar, sem sucesso. Na frente, Vettel seguiu para vencer pela primeira vez desde o GP da Bélgica, sendo seguido por Leclerc.
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