

Sebastian Vettel venceu na tarde deste domingo (12) o Grande Prêmio do Brasil, penúltima etapa da temporada 2017 da Fórmula 1, realizada no Autódromo de Interlagos. O piloto da Ferrari assumiu a liderança da corrida ainda na largada, ao superar o pole position Valtteri Bottas, e deixou a ponta apenas quando foi aos boxes. Foi a quinta vitória do alemão no ano.
A segunda colocação ficou com Bottas, que apesar de estar sempre próximo de Vettel, jamais atacou o alemão para retomar a segunda colocação. O pódio foi completado por Kimi Räikkönen, com a outra Ferrari. Lewis Hamilton fez ótima corrida de recuperação, chegou a liderar a prova e completou em quarto com a Mercedes, seguido por Max Verstappen, quinto com a Red Bull.
Outro que se recuperou foi Daniel Ricciardo, que após se envolver em um acidente na largada com Kevin Magnussen e Stoffel Vandoorne, completou em sexto, seguido por Felipe Massa, sétimo com a Williams em seu último GP do Brasil. Fernando Alonso terminou em oitavo com a McLaren, enquanto Sergio Pérez, da Force India, e Nico Hülkenberg, da Renault, fecharam o top-10.
A Fórmula 1 encerra sua temporada 2017 daqui duas semanas, quando será disputado o Grande Prêmio de Abu Dhabi, no circuito de Yas Marina.
Confira como foi a corrida
A largada teve Sebastian Vettel superando Valtteri Bottas ainda na primeira perna do S do Senna, assumindo a primeira colocação. Kimi Räikkönen se manteve em terceiro, seguido por Max Verstappen, Fernando Alonso e Felipe Massa. No pelotão de trás, Stoffel Vandoorne foi atingido por Kevin Magnussen e coletou Daniel Ricciardo, enquanto Romain Grosjean e Esteban Ocon também bateram. O Safety Car foi acionado.
A prova foi reiniciada na sexta volta, com Vettel mantendo a ponta da prova, enquanto Massa superou Alonso para assumir a quinta posição. Mais atrás, Lewis Hamilton começou a dar seu show de ultrapassagens. Na sétima volta, o piloto da Mercedes já aparecia na 13ª colocação, entrando no top-10 ao superar Pierre Gasly dois giros mais tarde.
Vettel mantinha uma vantagem segura para Bottas, mantendo-a na casa de 1s5 após dez voltas. Quem começou a aparecer também foi Ricciardo, que deixou Brendon Hartley para trás e assumiu a 14ª colocação. Na volta 13, a direção de prova anunciou investigação no incidente entre Vandoorne, Magnussen e o australiano da Red Bull para após a prova.
Hamilton seguiu avançando, e superou Sergio Pérez por fora na primeira perna do S do Senna, tomando a sétima colocação. Na sequência, Ricciardo entrou no top-10 ao deixar Gasly para trás, enquanto Vettel ampliou sua frente para Bottas em dois segundos. Depois, o inglês da Mercedes se aproximou de Alonso e Massa, e entrou no top-5 na 21ª volta.
Pelo incidente com Ocon na largada, Grosjean foi punido com dez segundos. Hamilton, na frente, passou a colecionar voltas mais rápidas buscando se aproximar de Verstappen, que reclamava do alto desgaste dos pneus.
A rodada de paradas nos boxes começou na 28ª volta, quando Bottas fez a troca de pneus, colocando os macios. A Ferrari respondeu e chamou Vettel no giro seguinte, mantendo-o à frente do finlandês da Mercedes, ao passo que Verstappen também trocou os pneus. Räikkönen fez o mesmo na 30ª volta. Com todas as trocas, Hamilton, que seguiu na pista, tornou-se o líder.
O já campeão se viu com uma vantagem de quatro segundos para Vettel, agora segundo colocado. Mais do que isso, o piloto da Mercedes conseguiu impedir uma aproximação rápida do ferrarista, mantendo-a na casa dos 3s5. Na 36ª volta, foi a vez de Pérez fazer a troca de pneus. Massa avançou para o sexto posto, mas seguiu com Alonso próximo.
Brendon Hartley abandonou o GP do Brazil na 42ª volta com problemas em sua Toro Rosso, enquanto Hamilton e Ricciardo foram aos boxes dois giros depois, colocando pneus supermacios. O inglês despencou para o quinto lugar,18s3 atrás de Vettel, que voltou à liderança. Três giros depois, o australiano da Red Bull tomou o sexto lugar de Massa.
Vettel passou a abrir vantagem sobre Bottas, alcançando uma frente de 3s na 52ª volta de prova. Hamilton, por sua vez, chegou em Verstappen e passou a brigar pela quarta colocação, conseguindo a ultrapassagem na 59ª volta na curva do Sol. Pouco depois, o holandês fez um segundo pit stop, mantendo o quinto posto.
Hamilton se aproximou de Räikkönen e passou a brigar pela terceira colocação quando restavam cinco voltas para o final da prova. Na sequência, Lance Stroll teve um pneu furado e foi aos boxes. Vettel seguiu para vencer, seguido por Bottas e Räikkönen, que manteve o terceiro posto. Alonso tentou um último ataque sobre Massa, mas viu o brasileiro manter o sétimo lugar.
Foto: Getty Images
Deixe seu Comentário