Card image
Competições
Vettel bate Hamilton e lidera TL1 no Japão

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/10/2017
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:51
  • Por: Leonardo Marson
Vettel fez o melhor tempo na parte final da atividade. (Foto: Getty Images)

Sebastian Vettel foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Japão, 16ª etapa da temporada 2017 da Fórmula 1. Em uma atividade que foi marcada pela intensa ação de pista por conta de uma ameaça de chuva, que só se confirmou nos instantes finais da sessão, o alemão da Ferrari marcou 1min29s166 em seu melhor giro, usando pneus supermacios.

A segunda colocação ficou com Lewis Hamilton, que liderou boa parte da sessão com a Mercedes, mas acabou distante 0s211 de Vettel. Daniel Ricciardo levou a Red Bull ao terceiro melhor tempo, e foi seguido por Kimi Räikkönen, com a outra Ferrari. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Valtteri Bottas, companheiro de Hamilton.

Max Verstappen, vencedor do GP da Malásia, terminou apenas com o sexto tempo com a Red Bull, enquanto Esteban Ocon foi o sétimo com a Force India. Nico Hülkenberg acabou a atividade em oitavo com a Renault, logo à frente de Romain Grosjean, da Haas. A lista dos dez primeiros teve ainda Stoffel Vandoorne, da McLaren. Felipe Massa foi o 16º com a Williams.

A primeira atividade do final de semana foi marcada ainda por um forte acidente com Carlos Sainz, que perdeu o controle do carro e bateu contra a barreira de proteção, provocando a única bandeira vermelha da sessão no fechamento da segunda meia hora da atividade, o que custou 15 minutos de treinamento.

A partir das 2h desta sexta-feira (6), pelo horário de Brasília, acontece a segunda sessão de treinos livres para a 16ª etapa do Campeonato Mundial. O Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 está marcado para o domingo, a partir das 2h.

Confira como foi o TL1 em Suzuka

Diferente do que acontece costumeiramente nas sessões que abrem os finais de semana da Fórmula 1, os pilotos partiram para a pista e já iniciaram a registrar voltas rápidas. Isso por conta da grande ameaça de chuva prevista para cair na região do circuito de Suzuka durante a atividade.

Logo nos instantes iniciais, Lewis Hamilton marcou 1min31s544, usando pneus macios. Pouco depois, Valtteri Bottas apareceu em segundo, seguido por Daniel Ricciardo e Max Verstappen, dupla de pilotos da Red Bull. A sessão seguiu com o finlandês da Mercedes marcando 1min30s517.

Hamilton voltou a pontear a atividade ao marcar 1min30s042, enquanto Sebastian Vettel avançou para o terceiro melhor tempo, atrás apenas dos dois pilotos da Mercedes. No final da primeira meia hora da sessão, apenas Fernando Alonso.

Com os pneus supermacios, Ricciardo tomou a primeira posição da folha de tempos ao marcar 1min29s541. Na sequência, Hamilton cravou 1min29s377, retomando a liderança. Vettel pulou para o segundo lugar ao ficar 0s042 do inglês da Mercedes, mesmo com pneus de faixa amarela.

Com 39 minutos para o final da atividade, a bandeira vermelha foi acionada pela primeira vez no dia. Carlos Sainz estampou a barreira de pneus e ficou atravessado na pista, provocando a paralização do treinamento por 15 minutos em Suzuka.

A atividade foi retomada restando 23 minutos para o encerramento, e teve Vettel, agora com os pneus supermacios, marcando 1min29s166, garantindo o melhor tempo. A partir daí, os pilotos começaram a trabalhar nas simulações de corrida, e Kevin Magnussen reclamou de problemas no câmbio.

A sessão foi para seu final e, restando quatro minutos, a chuva prometida finalmente chegou, provocando o final do treinamento.

Foto: Getty Images

Deixe seu Comentário

Comentários