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Verstappen vence GP da Alemanha caótico em Hockenheim

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  • Publicado: 28/07/2019
  • Atualizado: 28/07/2019 às 12:28
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (28) o agitadíssimo Grande Prêmio da Alemanha, 11ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. A corrida no circuito de Hockenheim foi disputada com chuva, e teve quatro entradas do Safety Car, além de dois acionamentos do Safety Car Virtual, e o holandês, que fez cinco paradas nos boxes, e se viu na liderança na segunda metade da prova, faturando sua segunda vitória no ano.

Max Verstappen
Verstappen venceu pela segunda vez na temporada.

A segunda posição ficou com Sebastian Vettel, que largou da última posição e se aproveitou de problemas com rivais e de um ritmo dos mais fortes nas voltas finais, quando deixou para trás Carlos Sainz, Lance Stroll e Daniil Kvyat. O russo da Toro Rosso terminou em terceiro, sendo seguido pelo canadense da Racing Point e pelo espanhol da McLaren.

Alexander Albon finalizou a corrida na sexta colocação com o outro carro da Toro Rosso, sendo seguido pelos dois pilotos da Alfa Romeo, time que viu Kimi Räikkönen terminar em sétimo, seguido por Antonio Giovinazzi. Romain Grosjean ficou com a nona posição, enquanto Kevin Magnussen, companheiro de equipe do francês da Haas, fechou a zona de pontuação com o décimo lugar.

A corrida foi das mais complicadas para Lewis Hamilton, que liderou parte da corrida, mas teve problemas ao danificar a asa dianteira de sua Mercedes em um momento de bandeira amarela, tendo uma parada de box desastrosa. O inglês também foi punido em cinco segundos por entrar nos boxes de forma errada. Charles Leclerc e Valtteri Bottas bateram e abandonaram.

A temporada 2019 da Fórmula 1 continua já no próximo final de semana, com a realização do Grande Prêmio da Hungria, que será disputado no circuito de Hungaroring.

Confira como foi a corrida

Por conta da chuva, o Grande Prêmio da Alemanha começou com os carros seguindo o Safety Car, o que, depois de uma volta, começou a gerar reclamações de diversos pilotos. O carro de segurança permaneceu na pista por três voltas, e os pilotos alinharam em suas posições para uma largada parada, de acordo com o regulamento da temporada deste ano. A prova foi reduzida de 67 para 64 voltas.

Quando a largada foi autorizada, Lewis Hamilton manteve a primeira posição, sendo seguido por Valtteri Bottas e Kimi Räikkönen, que se aproveitaram de uma péssima largada de Max Verstappen, avançando para o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. Mais atrás, Charles Leclerc pulou para a sexta posição, e Sebastian Vettel para a 14ª.

Verstappen deixou Räikkönen para trás na segunda volta, tomando a terceira posição, enquanto Vettel avançou ao 13º lugar depois de ultrapassar Daniel Ricciardo. O Safety Car foi acionado pela primeira vez por conta de um acidente com Sergio Pérez, que acertou o muro com sua Racing Point. Vettel foi aos boxes e colocou pneus intermediários, em atitude seguida por boa parte dos pilotos na volta seguinte.

Ainda nos boxes, Leclerc acabou tocando o carro de Romain Grosjean, em lance que passou a ser investigado posteriormente. A relargada aconteceu na quinta volta e, Kevin Magnussen, que avançou para o segundo lugar com as paradas, foi escalado, sendo superado por Bottas e Verstappen. Leclerc, por sua vez, subiu de sexto para quarto ao deixar para trás Lance Stroll e Magnussen. Vettel avançou para o décimo lugar.

Quem avançou para a quinta posição foi Nico Hülkenberg, com a Renault, enquanto Kimi Räikkönen pulou para sexto, seguido por Vettel. Na sétima volta, Lando Norris, que foi um dos pilotos que ficou com os pneus para pista de chuva extrema, foi aos boxes para colocar pneus intermediários, enquanto Magnussen parou pelo mesmo motivo dois giros depois.

Na 11ª volta, Bottas avisou a Mercedes que a pista começou a secar, mas a equipe o manteve na pista, por conta de a previsão apontar para a volta da chuva. No mesmo momento, Leclerc escapou da pista. O Safety Car Virtual precisou ser acionado na volta 15, quando o motor da Renault de Daniel Ricciardo explodiu, e o piloto precisou parar o carro nos boxes. Leclerc e Hülkenberg foram aos boxes.

A prova foi reiniciada na volta 16 com Verstappen atacando Bottas pelo segundo lugar, enquanto Räikkönen pulou para a quinta posição após a parada de Hülkenberg, que o superou depois de duas voltas. No 19º giro, Sainz saiu da pista e quase bateu. Leclerc, por sua vez, descontava a diferença para os rivais na casa de dois segundos por volta, e se aproximou rapidamente de Verstappen.

A chuva voltou a cair na região dos boxes na volta 22, mas Magnussen foi aos boxes e colocou pneus macios, próprios para pista seca, no giro seguinte, passando a andar mais rápido que Leclerc, o piloto que tinha pneus intermediários mais novos na pista. No 24º giro, Vettel foi aos boxes e também colocou os pneus macios. Na volta 26, Verstappen foi aos boxes e recebeu pneus médios.

Outros pilotos foram aos boxes para colocar pneus para pista seca, como Danill Kvyat, Lando Norris e Lance Stroll. Bottas fez sua parada na volta 27, também recebendo pneus médios. Verstappen rodou com os pneus médios, e reclamou do fato de a Red Bull não ter instalado em seu carro os pneus macios. O Safety Car Virtual foi acionado pela segunda vez na 28ª volta, após Norris abandonar com problemas de motor.

Leclerc foi aos boxes para colocar pneus macios, em atitude seguida por Hamilton, que viu a bandeira verde ser acionada enquanto entrava nos boxes. Porém, a chuva voltou a cair em Hockenheim, e o monegasco da Ferrari acertou o muro, abandonando a corrida e forçando o Safety Car. Em bandeira amarela, Hamilton danificou a asa dianteira e precisou ir aos boxes.

Alguns pilotos – incluindo Verstappen e Bottas – foram aos boxes para colocar pneus intermediários. Com 31 voltas, a classificação da prova apontava Verstappen na liderança, seguido por Hülkenberg, Bottas, Albon, Hamilton, Sainz, Räikkönen, Vettel, Gasly e Giovinazzi.

A corrida recomeçou na volta 34, com Gasly assumindo a sétima colocação ao superar Vettel e Räikkönen. Metros depois, porém, o francês foi superado pelos dois concorrentes. Hamilton foi penalizado em cinco segundos por entrar de forma errada nos boxes após danificar a asa dianteira. O inglês, então, passou a atacar Albon buscando a quarta posição, fazendo a ultrapassagem na volta 36.

Bottas tomou a segunda posição de Hülkenberg na volta 37, enquanto Hamilton superou o alemão da Renault no giro seguinte. Gasly, por sua vez, passou a atacar Vettel pela oitava colocação, em disputa que virou pelo sétimo posto após Räikkönen escapar da pista na 40ª volta. Na frente, Verstappen abriu grande vantagem sobre Bottas, alcançando 9s6.

O Safety Car entrou na pista pela terceira vez na prova na volta 41, quando Nico Hülkenberg bateu. Verstappen e Vettel aproveitaram a neutralização para colocar novos pneus intermediários. A prova recomeçou após cinco voltas, com o holandês da Red Bull se mantendo na liderança, enquanto Kvyat foi aos boxes para colocar pneus de pista seca. Albon chegou a superar Hamilton para assumir o terceiro lugar, mas perdeu desempenho.

Verstappen, Bottas, Sainz, Gasly, Albon, Grosjean e Kubica visitaram os boxes na volta 47 para colocar pneus para pista seca, e Hamilton assumiu a liderança, sendo seguido por Räikkönen e Vettel. Os três foram aos boxes na volta 48, e o que se viu foi Verstappen tomar a liderança da corrida, sendo seguido por Stroll e Kvyat. Hamilton, que pagou a punição de cinco segundos, voltou à pista na 12ª posição.

Na 51ª volta, Kvyat deixou Stroll para trás, tomando a segunda posição, enquanto Gasly caiu para a nona posição, cedendo lugares para Vettel e Magnussen. Vindo atrás, Hamilton rodou sozinho na curva dois do traçado alemão, mas conseguiu evitar a batida. Na volta seguinte, o inglês foi chamado aos boxes pela Mercedes e fez mais uma parada nos boxes

Bottas passou a atacar Stroll pela terceira posição na 55ª volta, enquanto, mais atrás, Grosjean e Magnussen, companheiros de equipe na Haas, se tocaram. No 57º giro, Bottas rodou e acertou o muro, abandonando a disputa e provocando a quarta entrada do Safety Car. Hamilton, novamente, foi aos boxes para colocar pneus novos pela sexta vez na corrida.

A prova recomeçou mais uma vez na volta 59, e Vettel superou Sainz para tomar a quarta posição. Restando três voltas para o final, o alemão da Ferrari deixou Stroll para trás para assumir o terceiro lugar, enquanto Gasly acertou Albon e viu seu pneu estourar, abandonando a corrida. Vettel seguiu avançando e assumiu o segundo posto ao passar por Kvyat.

Mesmo com o forte ritmo de Vettel no final, Verstappen seguiu para vencer pela segunda vez na temporada, enquanto Kvyat terminou em terceiro.

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