Max Verstappen venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2019 da Fórmula 1, disputada no Red Bull Ring. O piloto da Red Bull, que largou da segunda posição, despencou para o oitavo lugar nos metros iniciais, e fez uma ótima corrida de recuperação, deixando Charles Leclerc para três quando restavam três voltas para o final, vencendo pela primeira vez no ano. De quebra, o resultado representa a primeira vitória da Honda como fabricante de motor desde seu retorno à categoria.
A segunda posição ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que liderou praticamente toda a corrida, mas perdeu desempenho após a parada nos boxes, e viu o holandês escalar o pelotão e se aproximar, perdendo a vitória no final. O pódio foi completado por Valtteri Bottas, piloto da Mercedes que fez corrida discreta. Sebastian Vettel, que fez duas paradas e viu a Ferrari errar no primeiro pit stop, foi o quarto ao superar Lewis Hamilton na penúltima volta. O inglês precisou trocar a asa dianteira no início da prova.
Lando Norris terminou a corrida na sexta posição com a McLaren, terminando à frente de Pierre Gasly, sétimo com a outra Red Bull. Carlos Sainz ficou com a oitava posição com a outra McLaren, enquanto Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, foi o nono. O grupo dos dez primeiros foi completado por Antonio Giovinazzi, que fez seu primeiro ponto na principal categoria do automobilismo mundial.
A temporada da Fórmula 1 terá sequência no dia 14 de julho, com a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra, prova que será disputada no circuito de Silverstone.
Confira como foi a corrida
A largada teve Charles Leclerc mantendo a primeira colocação, enquanto Max Verstappen fez péssima largada, caindo do segundo para o oitavo lugar. Quem se aproveitou foi Valtteri Bottas, que assumiu o segundo lugar, seguido por Lando Norris e Lewis Hamilton. O pentacampeão deixou o piloto da McLaren para trás metros depois, em atitude repetida por Kimi Räikkönen na sequência. Sebastian Vettel avançou para a sexta posição.
Verstappen deixou Pierre Gasly para trás na segunda volta, tomando o sétimo lugar. Um pouco mais na frente, Vettel deixou Norris para trás na quarta passagem, e superou Räikkönen no giro seguinte para tomar a quarta colocação. Pouco depois, o holandês da Red Bull também deixou os rivais de McLaren e Alfa Romeo para trás, ganhando a quinta posição na nona volta.
Alexander Albon e Kevin Magnussen trocaram ultrapassagens na décima volta da prova, em disputa pela 15ª posição. O dinamarquês foi aos boxes, mas acabou punido por largar fora de posição. Na frente, Leclerc abriu três segundos de frente para Bottas na 11ª volta. Três giros depois, foi a vez de Norris deixar Räikkönen para trás, assumindo a sexta posição.
Gasly passou a pressionar Räikkönen pela sétima posição, mas o finlandês manteve a posição mesmo após os ataques do francês. A rodada de paradas nos boxes foi aberta na volta 21, quando Bottas e Vettel foram chamados e receberam pneus médios, mas a Ferrari não estava pronta para a parada, e fez o alemão perder muito tempo. Na volta seguinte, Leclerc foi aos boxes e também ganhou pneus duros. Hamilton assumiu a liderança, seguido por Verstappen.
Hamilton reclamou de perda aerodinâmica, e a Mercedes aprontou uma asa dianteira para o caso de uma substituição da peça. Na pista, os tempos de volta do inglês subiram muito, e Verstappen passou a descontar a diferença. O líder do campeonato foi aos boxes na volta 30, e o bico do carro foi trocado. Hamilton retornou à pista na quinta posição, sete segundos distante de Vettel.
Verstappen ficou apenas uma volta na liderança da corrida, visitando os boxes na volta 31, colocando pneus duros e retornando à pista na quarta colocação. O holandês passou a andar um segundo mais rápido que Hamilton, e no mesmo ritmo dos líderes. Na frente, Leclerc abriu cinco segundos em relação a Bottas na volta 37.
Norris superou Ricciardo, que ainda não havia feito a parada nos boxes, na volta 42, assumindo a sétima colocação. O inglês avançou para o sexto posto na sequência, uma vez que Sainz, seu companheiro de McLaren, foi aos boxes no complemento deste giro. Bottas, por sua vez, passou a cortar a diferença de Leclerc, passando para quatro segundos na volta 44.
Verstappen encostou de vez em Vettel na volta 46, passando a atacar o alemão da Ferrari. Após tentar na volta 49, o holandês conseguiu a ultrapassagem na passagem seguinte. Imediatamente a Ferrari chamou o alemão aos boxes para colocar pneus macios. O holandês da Red Bull seguiu em ritmo forte, e se aproximou rapidamente de Bottas, passando a lutar pelo segundo lugar
Verstappen passou a reclamar de perda de potência em sua Red Bull, mas, ainda assim, conseguiu a ultrapassagem sobre Bottas na 56ª volta, tomando a segunda posição. A briga do holandês passou a ser para descontar a diferença de Leclerc. Mais atrás, Vettel passou a se aproximar de Hamilton, cortando a diferença do inglês para 2s7 quando restavam dez voltas para o final.
Leclerc passou a sofrer com a aproximação de Verstappen com oito voltas para o final da corrida, com o holandês derrubando a distância para dois segundos. O piloto da Red Bull passou a atacar o monegasco com cinco voltas para o final da corrida, e quase conseguiu a ultrapassagem no giro seguinte. Na volta 69, Verstappen conseguiu superar o piloto da Ferrari, tomando a liderança.
Vettel se aproximou de Hamilton, e conseguiu a ultrapassagem na penúltima volta, tomando a quarta posição. Na frente, Verstappen seguiu para vencer, mas a manobra sobre Leclerc passou a ser investigada.
Deixe seu Comentário