Por Leonardo Marson
Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio do Azerbaijão, oitava etapa da temporada 2017 da Fórmula 1. Utilizando os pneus supermacios, o holandês da Red Bull marcou na melhor de suas 19 voltas 1min44s410 no circuito montado nas ruas de Baku, capital azeri.
A equipe austríaca ainda surpreendeu ao ficar também com o segundo melhor tempo com Daniel Ricciardo, 0s470 atrás de Verstappen. A terceira posição ficou com Sebastian Vettel, que andou com pneus macios em sua Ferrari. Sérgio Pérez, da Force India, acabou com o quarto melhor tempo, seguido por Lewis Hamilton, com a Mercedes equipada com pneus de banda amarela.
Com a Mercedes, Valtteri Bottas fechou os primeiros 90 minutos de treinos do final de semana com o sexto melhor tempo. A sétima posição ficou com Esteban Ocon, da Force India, enquanto Felipe Massa levou a Williams ao oitavo posto. Kimi Räikkönen foi apenas o nono com a Ferrari, enquanto Daniil Kvyat levou a Toro Rosso ao décimo tempo.
A atividade foi marcada ainda por um acidente com Sergio Pérez, que acertou o muro na curva oito do traçado azeri quando restavam 20 minutos para o encerramento do ensaio, uma volta após cravar o segundo melhor tempo até aquele momento do treino.
O segundo treino livre do dia acontece a partir das 10h, pelo horário de Brasília, O Grande Prêmio do Azerbaijão será disputado no domingo (25), com largada marcada também para 10h.
Confira como foi o primeiro treino livre
A primeira atividade do final de semana no circuito de Baku foi aberta pontualmente às 6h, pelo horário de Brasília, com os pilotos partindo para as voltas de instalação, sem marcar tempo. Com 11 minutos de sessão, Romain Grosjean deu uma escapada da pista, mas sem bater o carro de sua Haas. Na sequência, o francês marcou 1min52s952 com pneus macios.
Kevin Magnussen baixou o tempo do companheiro de equipe um minuto depois, mas viu o francês retomar a ponta da tabela de tempos no giro seguinte. A Williams mandou Felipe Massa e Lance Stroll para a pista com 15 minutos de sessão, e o brasileiro marcou 1min48s002 em sua primeira volta rápida no dia.
Pouco depois, o vice-campeão mundial de 2008 melhorou seu tempo para 1min47s797, enquanto a Force India mandou Esteban Ocon à pista. Com 23 minutos de sessão, foi a vez de Sebastian Vettel marcar suas primeiras voltas rápidas, marcando o segundo tempo. Massa voltou a melhorar sua melhor marca, cravando 1min46s907 após 25 minutos de ensaio.
Massa e Kimi Räikkönen escaparam da pista, mas nenhum deles parou no muro. Andando com os pneus médios, Daniel Ricciardo pulou para o quinto lugar na classificação, e foi superado por Max Verstappen, seu companheiro de Red Bull, na sequência, quando o holandês pulou marcou o terceiro lugar na folha de tempos.
Jolyon Palmer foi mais um piloto a escapar da pista, enquanto Massa marcou 1min46s722 no fechamento da primeira meia hora de treino. Lewis Hamilton foi à pista e marcou suas primeiras voltas rápidas, enquanto Vettel se aproximou do tempo do brasileiro da Williams. Sergio Pérez tomou a primeira posição ao marcar 1min46s295, ainda com os macios.
Valtteri Bottas rodou na saída da curva 10 do circuito azeri, enquanto Hamilton assumiu a ponta da folha de tempos ao marcar 1min45s497 com os compostos de banda amarela. Restando 50 minutos para o encerramento da primeira atividade do final de semana, a Toro Rosso seguiu sem mandar seus dois pilotos, Carlos Sainz e Daniil Kvyat, para a pista.
Após uma rápida visita aos boxes na metade da atividade, os pilotos retornaram à pista, e Max Verstappen foi o primeiro piloto entre os ponteiros a colocar os pneus supermacios, e tomou a liderança da classificação ao registrar 1min45s409. O holandês baixou sua marca para 1min44s762 na sequência.
O holandês seguiu baixando seu tempo, e cravou 1min44s410, deixando Hamilton mais de um segundo atrás, em segundo. Vettel voltou à pista na abertura da última meia hora de treino, e avançou ao quinto lugar, posto que foi tomado por Massa na sequência. O alemão da Ferrari escapou da pista na curva oito, mas evitou a batida contra o muro.
Pérez tomou a segunda posição da folha de tempos com a Force India, ainda nove décimos atrás de Verstappen. Com 20 minutos para o encerramento da atividade, foi a vez de Daniel Ricciardo tomar a segunda posição, quatro décimos atrás do companheiro de Red Bull. No mesmo momento, Pérez bateu na curva oito, e forçou a bandeira vermelha.
A atividade recomeçou com seis minutos para o encerramento, e muitos pilotos partiram à pista. Na última volta rápida da sessão, Daniil Kvyat marcou o décimo tempo com a Toro Rosso, após marcar suas únicas voltas rápidas depois da interrupção.
Deixe seu Comentário