Jean-Eric Vergne venceu na tarde deste sábado (22) o ePrix de Berna, penúltima etapa da temporada 2018/2019 da Fórmula E. Em uma prova das mais tumultuadas no circuito montado nas ruas da capital suíça, o francês da Techeetah manteve a liderança ao longo dos 45 minutos de prova, para vencer pela terceira vez no atual campeonato da categoria dos carros elétricos.
A corrida foi marcada por uma confusão ainda na primeira volta, quando Pascal Wehrlein foi tocado por Maximilian Gunther e rodou na primeira curva, provocando um engavetamento que forçou a direção de prova a acionar a bandeira vermelha, interrompendo por 39 minutos a disputa. Quando a prova foi reiniciada, o que se viu foi Vergne segurando Mitch Evans para triunfar na capital suíça.
Evans, com um carro da Jaguar, fechou a corrida na segunda colocação, enquanto o pódio foi completado por Sébastien Buemi, piloto da Nissan e.dams que teve que suportar aos ataques de André Lotterer nas voltas finais, relegando o alemão da Techeetah ao quarto lugar, após ótima prova de recuperação. Sam Bird, da Virgin, fechou o grupo dos cinco primeiros.
Maximilian Gunther, apesar do envolvimento no incidente da primeira volta, terminou em sexto com a Dragon, enquanto Daniel Abt, da Audi Sport, ficou com a sétima colocação. Alex Lynn, com o outro carro da Jaguar, finalizou a corrida na oitava posição, chegando à frente dos dois brasileiros. Felipe Massa, que largou em 12º com o carro da Venturi, terminou em nono, enquanto Lucas di Grassi, da Audi Sport, foi o décimo.
A etapa final da Fórmula E acontece em sistema de rodada dupla em Nova York, e será disputada entre os dias 13 e 14 de julho.
Confira como foi o ePrix de Berna
A corrida em Berna começou com Jean-Eric Vergne mantendo a primeira posição, seguido por Mitch Evans e Sébastien Buemi. Pascal Wehrlein foi tocado por Maximilian Günther e rodou, fechando a pista. Robin Frinjs rodou após ser tocado por Alex Lynn, e André Lotterer, Daniel Abt e Jérôme D’Ambrosio se envolveram no acidente. Quem escapou da confusão foi Felipe Massa, que avançou ao quarto posto, enquanto Lucas di Grassi subiu para oitavo. A direção de prova interrompeu a prova com a bandeira vermelha.
Depois de alguns instantes, a direção de prova anunciou que a relargada aconteceria com os pilotos respeitando as posições de largada, e não com a classificação do momento da paralisação. A mudança gerou protestos de pilotos como Di Grassi e António Félix da Costa, que ganharam muitas posições com o incidente da largada.
Após 39 minutos de paralisação, a direção de prova acionou o Safety Car, e a corrida foi reiniciada na sequência. Vergne manteve a primeira colocação, seguido por Evans e Buemi. Mais atrás, Massa avançou para a 11ª colocação, enquanto Di Grassi apareceu em 18º. O brasileiro da Audi Sport ganhou duas posições na sequência se aproveitando de um “strike” de Edoardo Mortara, que atingiu Alexander Sims.
Na briga pela vitória, Evans partiu para o ataque sobre Vergne na quinta volta, enquanto Jérôme D’Ambrosio sofreu um Drive Through por, na visão da direção de prova, causar uma colisão. Mais atrás, Di Grassi e Da Costa superaram Gary Paffett, tomando a 15ª e a 16ª posições, respectivamente.
Depois de sofrer uma pressão, Vergne passou a abrir em relação a Evans, chegando a um segundo na décima volta. Porém, o francês da Techeetah passou a gastar mais energia. Neste momento, Buemi acionou o modo ataque, ato repetido por Evans na volta seguinte. O neozelandês voltou a atacar Vergne, mas viu o rival acionar o modo ataque na volta 13.
O Safety Car Virtual foi acionado após Wehrlein ficar parado na pista. Após alguns minutos, a prova foi reiniciada com Evans atacando Vergne. Mais atrás, Felipe Massa avançou para a nona colocação, enquanto Lucas di Grassi, em 12º, passou a atacar Oliver Rowland pelo 11º posto, conseguindo a ultrapassagem.
Na 16ª volta, Evans acionou o modo ataque, mas não conseguiu ultrapassar Vergne, que usou da potência extra no giro seguinte. Mais atrás, Lotterer superou Abt para ganhar a sexta posição. O alemão conseguiu ainda superar Gunther, e entrou no grupo dos cinco primeiros na capital suíça. No fim do uso do modo ataque, o líder da prova abriu 1s5 para Evans.
Com novo modo ataque, Lotterer passou a atacar Bird pela quarta posição, conseguindo a manobra quando restavam quatro voltas para o final da prova. Mais atrás, Di Grassi superou Stoffel Vandoorne para tomar a décima posição. Restando dois minutos para o encerramento da prova, a chuva passou a atingir a reta principal do circuito suíço, embolando os quatro primeiros colocados.
Evans tentou um último ataque sobre Vergne na volta final, sem sucesso. Melhor para Vergne, que chegou a terceira vitória no ano. Mais atrás, Di Grassi e Massa se estranharam em disputa pela nona posição, que ficou com o piloto da Venturi.
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