Jean-Eric Vergne escreveu seu nome na história da Fórmula E neste domingo (14). O piloto da Techeetah se tornou o primeiro bicampeão da categoria dos carros elétricos, mesmo terminando a segunda corrida do ePrix de Nova York, prova disputada em um circuito montado nas ruas da cidade americana, na sétima posição, faturando o segundo título de forma consecutiva.
A campanha de Vergne foi das mais impressionantes. Em uma temporada que teve nove vencedores em 13 corridas, o francês foi o único a conquistar três vitórias, em um desempenho que o livrou de um mau início de campeonato e que lhe deu tranquilidade para chegar à Nova York com 32 pontos de frente para Lucas di Grassi. A distância foi suficiente para garantir-lhe o título.
A corrida em Nova York foi vencida por Robin Frijns, piloto da Virgin que largou da segunda posição, caiu para o terceiro posto, e se recuperou, conseguindo a ultrapassagem que valeu a vitória na 17ª volta, ao superar o pole position Alexander Sims, segundo colocado com o carro da BMW Andretti. O pódio foi completado por Sébastien Buemi, vencedor da prova de sábado e terceiro com o carro da Nissan e.Dams.
Sam Bird, da Virgin, terminou a prova na quarta posição com o carro da Virgin, e foi seguido por Daniel Abt, quinto com o carro da Audi Sport. Oliver Rowland se aproveitou de um acidente entre Lucas di Grassi e Mitch Evans, os dois concorrentes de Vergne pelo título, para ser o sexto com a Nissan e.Dams, sendo seguido por Vergne. Stoffel Vandoorne, da HWA, foi o oitavo, enquanto António Félix da Costa, da BMW Andretti, foi o nono. O top-10 foi completado por Gary Paffett, com o outro carro da HWA.
Confira como foi a corrida
A prova começou com Alexander Sims mantendo a primeira colocação, seguido por Sébastien Buemi, que tomou a segunda posição de Robin Frinjs. Sam Bird e Pascal Wehrein completavam o grupo dos cinco primeiros, enquanto Mitch Evans se manteve em oitavo, enquanto Lucas di Grassi e Jean-Eric Vergne subiram uma posição cada, avançando para a décima e a 11ª colocações, respectivamente. Felipe Massa avançou para a 20ª posição.
Ainda na primeira volta, José María López abalroou André Lotterer, provocando um acidente que fechou parcialmente a pista. O alemão da Techeetah se encaminhou aos boxes, mas o argentino da Dragon ficou parado na pista, provocando a entrada do Safety Car pela primeira vez na corrida. Antes disso, Frijns abriu ataque contra Buemi, enquanto Massa avançou para a 18ª colocação.
A corrida recomeçou na sétima volta, com Sims, Vandoorne, Abt, Evans, Paffett e Di Grassi acionando o modo ataque, em ação repetida por Frijns e Bird na volta seguinte, e o holandês da Virgin assumiu a segunda posição ao superar Buemi, que acionou seu modo ataque na nona volta, mesmo momento em que Vergne ganhou mais potência em seu carro. Neste momento, apenas Alex Lynn não usava o modo que permite mais velocidade.
Di Grassi pegou o seu segundo modo ataque na 11ª volta, buscando superar Paffett, que vinha em sua velocidade “normal” de prova, e conseguiu a ultrapassagem na sequência, tomando a nona posição. Na sequência, foi a vez de Vergne superar o piloto da HWA, entrando na zona de pontos. Evans partiu para o ataque sobre Vandoorne, sem conseguir a ultrapassagem.
Na 17ª volta, Frijns abriu ataque sobre Sims, e tomou a liderança da prova em uma ultrapassagem em que praticamente não tinha espaço para colocar o carro. Mais atrás, António Félix da Costa assumiu a décima posição ao deixar Vergne para trás. Pouco depois, o francês pegou o modo ataque e retomou o décimo posto. Na 22ª volta, Daniel Abt entrou no grupo dos cinco primeiros ao superar Oliver Rowland.
Precisando ganhar posições, Di Grassi partiu para o ataque sobre Vandoorne, tomando a oitava posição na 24ª volta. Pouco depois, o piloto da Audi acionou seu último modo ataque, e superou Rowland para tomar a sétima posição. Vergne, por sua vez, também deixou Vandoorne para trás, assumindo a nona posição da prova. Na frente, Frijns aparecia 2s2 à frente de Sims.
Maximilian Günther passou reto em uma das curvas, mas sem provocar a neutralização da corrida. Buemi, por sua vez, partiu para o ataque sobre Sims, em disputa pela segunda posição. No pelotão de trás, Felipe Massa tentou superar Pascal Wehrlein, mas acabou ultrapassado por Alex Lynn, caindo para a 16ª posição.
Na volta final, Di Grassi e Evans bateram, abandonando a disputa. Melhor para Vergne, que conquistou o título, e para Buemi, que se tornou vice-campeão.
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