Lewis Hamilton venceu neste domingo (29) o Grande Prêmio da Rússia, 16ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. O inglês da Mercedes acabou beneficiado por um acionamento do Safety Car Virtual na 28ª volta no Autódromo de Sochi, provocado pelo abandono de Sebastian Vettel, e se colocou à frente dos dois carros da Ferrari. Então, o inglês abriu vantagem sobre os rivais para vencer pela oitava vez na temporada.
A segunda posição terminou nas mãos de Valtteri Bottas, que em momento nenhum ameaçou a posição de Hamilton na corrida, segurando Charles Leclerc, que largou da pole position, mas acabou prejudicado pelo acionamento do Safety Car Virtual provocado por Vettel, que o superou nos metros iniciais. O monegasco tentou, sem sucesso, ultrapassar o finlandês.
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Max Verstappen terminou a prova com a quarta colocação com o carro da Red Bull, sendo seguido por Alexander Albon, seu companheiro de equipe que precisou fazer uma corrida de recuperação. Carlos Sainz levou a McLaren ao sexto lugar, sendo seguido por Sergio Pérez, da Racing Point. Kevin Magnussen acabou em oitavo com a Haas, enquanto Lando Norris, com a outra McLaren, foi o nono. O top-10 foi completado por Nico Hülkenberg, da Renault.
A corrida foi protagonizada por uma briga entre os pilotos da Ferrari e os estrategistas da equipe. Sebastian Vettel, que abandonou a corrida, tomou a liderança na largada, mas recebeu ordem para inverter a posição com Leclerc, o que foi ignorado pelo alemão. O time de Maranello, então, trocou os pneus do monegasco quatro voltas antes em relação ao tetracampeão, permitindo ao dono do carro número 16 retornar à frente. Pouco depois, Vettel abandonou com problemas no motor.
A Fórmula 1 terá sequência daqui dois domingos com a realização do Grande Prêmio do Japão, prova que acontece no circuito de Suzuka.
Confira como foi o Grande Prêmio da Rússia de F1
A corrida teve largada às 8h10, com Sebastian Vettel pulando para a primeira colocação ao superar Charles Leclerc e Lewis Hamilton. O monegasco caiu para a segunda posição, seguido pelo inglês da Mercedes. Carlos Sainz chegou a tomar a terceira posição, mas ficou com o quarto lugar, sendo seguido por Valtteri Bottas. O Safety Car foi acionado após Daniel Ricciardo atingir o carro de Romain Grosjean, que bateu. O lance envolveu ainda Antonio Giovinazzi.
Ricciardo ficou com um pneu furado após o incidente com Grosjean, enquanto Robert Kubica visitou os boxes para colocar pneus duros. A corrida foi reiniciada na quarta volta com Max Verstappen atacando Sergio Pérez pela sétima colocação. Usando pneus macios contra médios dos pilotos da Mercedes, Vettel e Leclerc passaram a abrir vantagem sobre Hamilton. Pouco depois, a direção de prova passou a investigar Kimi Räikkönen por queima de largada.
Na sexta volta, a Ferrari ordenou a Vettel que trocasse a primeira colocação com Leclerc, e o alemão disse que esperaria mais duas voltas para fazer isso. Pouco depois, o tetracampeão reclamou que o companheiro de equipe não estava próximo o suficiente para que ele invertesse a posição. Um pouco mais atrás, Bottas superou Sainz para tomar a quarta colocação, enquanto Verstappen passou por Pérez. Räikkönen, por sua vez, foi punido com um drive-through por queima de largada.
Sem ceder a posição, Vettel passou a abrir vantagem sobre Leclerc, alcançando três segundos de diferença na 12ª volta. Verstappen seguiu avançando e tomou a sexta posição de Norris, e passou a se aproximar de Sainz. Na 17ª volta, a Ferrari ordenou a Leclerc que acelerasse o máximo possível, enquanto Nico Hülkenberg foi aos boxes e perdeu tempo na troca dos pneus. Pouco depois, a Mercedes orientou a Hamilton ficar mais 15 voltas, pois a degradação dos pneus era baixa.
Vettel ampliou a vantagem em relação a Leclerc, alcançando uma frente de quatro segundos na 19ª volta. Pouco depois, Alexander Albon, na 12ª posição, reclamou com a Red Bull de problemas nos freios. Norris parou nos boxes na volta 21, colocando pneus médios, atitude seguida por Sainz na volta seguinte. A Ferrari chamou Leclerc aos boxes na volta 23, colocando pneus macios no carro do monegasco, enquanto Pérez parou na passagem seguinte.
Sem ir aos boxes, Vettel passou a ver Hamilton começar a descontar a diferença, cortando para 5s8 na volta 25. Leclerc, por sua vez, passou a enfileirar voltas mais rápidas. O alemão da Ferrari foi aos boxes na volta 27, recebendo pneus médios, retornando atrás de Leclerc. Hamilton assumiu a liderança da corrida, enquanto Vettel abandonou a prova com problemas de motor. A direção de prova acionou o Safety Car Virtual.
Com a neutralização, muitos pilotos entraram nos boxes para fazer a parada, entre eles Hamilton, Bottas e Verstappen, com o inglês assumindo a liderança da corrida. A bandeira verde seria acionada na volta 29, mas George Russell bateu, forçando a entrada do Safety Car. A classificação apontava Hamilton na liderança, seguindo por Leclerc, Bottas, Verstappen, Sainz, Magnussen, Norris, Pérez, Stroll e Albon.
Leclerc retornou aos boxes na volta 31, recebendo pneus macios, caindo para a terceira posição. A relargada aconteceu na 33ª volta, com Leclerc pressionando Bottas pela segunda posição, enquanto Hamilton buscava abrir vantagem na liderança. Mais atrás, Daniil Kvyat superou Pierre Gasly, ganhando a 12ª colocação. Pouco depois, o francês tentou recuperar a posição, mas perdeu o ponto de frenagem e perdeu a posição também para Räikkönen.
Sem conseguir superar Bottas, Leclerc passou a ver Hamilton abrir vantagem, alcançando cinco segundos na volta 42. Albon, por sua vez, tomou a sexta posição de Kevin Magnussen, tomando a sexta posição. Seis voltas mais tarde, Albon deixou Sainz para trás, assumindo a quinta colocação da prova.
A corrida seguiu sem que Leclerc conseguisse a ultrapassagem sobre Bottas, e Hamilton foi para a vitória, a oitava na atual temporada, seguido pelo companheiro de equipe e pelo monegasco da Ferrari.
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