Lewis Hamilton venceu na manhã deste domingo (14) o Grande Prêmio da Inglaterra, décima etapa da temporada 2019 da Fórmula 1, disputada no circuito de Silverstone. O inglês da Mercedes largou da segunda posição, e superou Valtteri Bottas, seu companheiro de equipe, após a rodada de paradas nos boxes, ocorrida na 20ª volta, seguindo para sua sexta vitória no atual campeonato.
O ponto chave da corrida aconteceu na 20ª volta, quando Antonio Giovinazzi abandonou a prova e provocou o acionamento do Safety Car. Neste momento, Hamilton, que vinha na liderança após Bottas realizar sua parada nos boxes, fez a troca de pneus e retornou na primeira colocação, mantendo-a até o final das 52 voltas.
A segunda posição ficou com Bottas, que fez um longo stint com pneus médios, ante compostos duros dos outros competidores, se vendo obrigado a parar na 46ª volta para colocar pneus macios. O pódio foi completado por Charles Leclerc, piloto da Ferrari que travou ótima batalha com Max Verstappen na primeira parte da corrida, garantindo o terceiro lugar ao final da prova.
Pierre Gasly fechou a corrida com a quarta colocação com a Red Bull, enquanto Max Verstappen terminou a prova na quinta posição, depois de ser atingido por Sebastian Vettel quando ocupava a terceira colocação na 38ª volta. Carlos Sainz levou a McLaren ao sexto lugar, e foi seguido por Daniel Ricciardo, sétimo com a Renault. Kimi Räikkönen fechou a corrida em oitavo, enquanto a dupla da Toro Rosso fechou o top-10, com Daniil Kvyat à frente de Alexander Albon. Vettel fechou a corrida em 16º.
A Fórmula 1 dá prosseguimento a temporada 2019 daqui a dois finais de semana, quando será disputado o Grande Prêmio da Alemanha, prova marcada para o circuito de Hockenheim.
Confira como foi o GP da Inglaterra de F1
A corrida começou com Valtteri Bottas mantendo a primeira colocação, impedindo o ataque de Lewis Hamilton. Charles Leclerc seguiu em terceiro, logo à frente de Max Verstappen e Sebastian Vettel, que deixou Pierre Gasly para trás para tomar a quinta posição. Logo na primeira volta, Romain Grosjean foi tocado por Kevin Magnussen, seu companheiro de Haas, e se viu obrigado a visitar os boxes.
Tão logo o uso da asa móvel foi liberada, Hamilton partiu para o ataque sobre Bottas, conseguindo a ultrapassagem. Porém, o finlandês conseguiu o “X”, mantendo a primeira colocação. Na sequência, o piloto do Mercedes número 77 passou a abrir vantagem em relação ao líder do campeonato. Leclerc se mantinha distante 2s5 atrás do líder da prova, mesmo usando os pneus macios, ante os médios dos pilotos do time alemão.
Magnussen abandonou a disputa na oitava volta, enquanto Verstappen passou a atacar Leclerc pela terceira posição, tentando a ultrapassagem duas voltas depois, sem sucesso. Assim, Vettel e Gasly se aproximaram dos dois. Quem se aproveitou da briga foi o francês, que retomou a quinta posição, indo aos boxes na volta 13 para colocar os pneus duros, em atitude seguida por Daniel Ricciardo, da Renault.
Leclerc e Verstappen vieram aos boxes na volta 14, com ambos colocando pneus médios, e o holandês saindo dos boxes na frente. Porém, o vencedor do GP da Áustria errou, permitindo a retomada de posição do monegasco. Na frente, Bottas – que ampliou sua frente para um segundo para Hamilton – abriram 11s para Vettel, agora em terceiro, na 15ª volta.
Bottas foi aos boxes na volta 17, colocando pneus médios, e cedeu a liderança da prova para Hamilton. Verstappen voltou a abrir ataque sobre Leclerc, sem conseguir a ultrapassagem novamente. Na 20ª volta, Antonio Giovinazzi abandonou a disputa ao ficar preso na caixa de brita após seu carro apresentar problemas. A direção de prova acionou o Safety Car.
Hamilton e Vettel foram aos boxes na volta 21 e colocaram pneus duros, em atitude seguida por Verstappen na sequência. Assim, o inglês da Mercedes assumiu a liderança da corrida. Leclerc foi aos boxes na volta seguinte, e colocou os pneus duros. Assim, a classificação da corrida passou a apresentar Hamilton, Bottas, Vettel, Gasly, Verstappen e Leclerc.
A relargada aconteceu na volta 24 com Alexander Albon pressionando Lando Norris pela oitava colocação. Nico Hülkenberg e Sergio Pérez se tocaram, com o mexicano da Racing Point ficando com a asa dianteira danificada. Leclerc, por sua vez, partiu para o ataque sobre Verstappen, e chegou a tomar a quinta posição, perdendo o posto metros depois. O monegasco, na volta 26, reclamou com a Ferrari de algo quebrado no carro.
Verstappen deixou Gasly para trás, assumindo a quarta posição na 28ª volta. Hamilton, na frente, passou a abrir vantagem em relação a Bottas, alcançando os dois segundos de vantagem. Leclerc passou a pressionar Gasly em disputa pela quinta posição, conseguindo a ultrapassagem na 36ª volta da prova.
Verstappen partiu para o ataque sobre Vettel, conseguindo a ultrapassagem na volta 38. Metros depois, o alemão perdeu o controle do carro e acertou o rival da Red Bull. Ambos voltaram à prova, mas perderam posições. A Ferrari chamou o tetracampeão aos boxes para efetuar a troca da asa dianteira.
Hamilton aparecia com três segundos de frente em relação a Bottas, que visitou os boxes pela segunda vez na volta 46, cumprindo o regulamento que o obriga a usar dois tipos de compostos na prova. A Mercedes colocou pneus macios no carro do finlandês, que ainda retornou à frente de Leclerc, o terceiro colocado.
Hamilton seguiu para a vitória, sua sexta na temporada, sendo seguido por Bottas e Leclerc.
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