Felix Rosenqvist conquistou na noite desta sexta-feira (10) a pole position para o Grande Prêmio de Indianápolis, quinta etapa da temporada da Indy. O sueco, que faz seu ano de estreia na categoria americana, avançou de forma discreta nas duas fases iniciais da classificação no Indianapolis Motor Speedway, apareceu no Fast Six para cravar 1min08s2785 com o carro da Chip Ganassi, garantindo com o carro empurrado por um motor Honda a posição de honra na categoria pela primeira vez na carreira.
A Ganassi ainda viu Scott Dixon garantir o monopólio da primeira fila, ao ser apenas 0s0194 mais lento que Rosenqvist para ficar com a segunda posição. Jack Harvey, com um carro da novata Meyer Shank, ficou com a terceira colocação, sendo seguido por Colton Herta, quarto com o equipamento da Harding. Melhor piloto de um carro com motor Chevrolet na classificação, Ed Jones parte em quinto. O piloto da Carpenter será seguido por Will Power, da Penske.
Entre os pilotos que não se classificaram para o Fast Six, o melhor foi Graham Rahal, piloto da RLL que partirá da sétima posição, dividindo a quarta fila com Simon Pagenaud, da Penske. Marcus Ericsson, piloto da Schmidt Peterson, larga em nono, enquanto Sébastien Bourdais, da Dale Coyne, inicia a corrida em décimo. O grupo dos 12 melhores ainda contará com Takuma Sato, da RLL, e Ed Jones, da Carpenter.
A sessão guardou grandes surpresas, sobretudo entre os eliminados na primeira rodada da classificação. O Grupo 1 reservou as eliminações do líder do campeonato Josef Newgarden, e Alexander Rossi, atual vice-campeão. Já o segundo grupo viu Ryan Hunter-Reay e Josef Newgarden serem limados.
Os brasileiros também caíram na primeira rodada da classificação, e largarão do fim do grid. Helio Castroneves colocou seu Penske na oitava posição do Grupo 1, e largará da 15ª posição, enquanto Matheus Leist, penúltimo do primeiro grupo, partirá em 21º. Tony Kanaan, parceiro de Leist na AJ Foyt, foi o último do Grupo 2, e largará em 24º.
O Grande Prêmio de Indianápolis da Indy será disputado neste sábado (11), a partir das 16h40, e contará com transmissão do Bandsports.
Confira como foi a classificação da Indy em Indianápolis
Q1 – Grupo 1
A primeira rodada da fase inicial da classificação começou com Helio Castroneves tomando a ponta da tabela de tempos. Além disso, Matheus Leist aparecia entre os seis primeiros. Mas, como costumeiramente acontece na Indy, os pilotos foram aos boxes, trocaram os pneus, e deixaram para buscar os melhores tempos na parte final da sessão.
A liderança mudou de mãos quatro vezes, passou por Pato O’Ward, Jack Harvey, Sébastien Bourdais, e terminou com Takuma Sato, que registrou 1min08s0663, garantindo o melhor tempo. Além do japonês, se classificaram Bourdais, Felix Rosenqvist, Harvey, Ed Jones e Will Power.
As surpresas foram as eliminações de Josef Newgarden e Alexander Rossi. Castroneves, O’Ward, Leist e Marco Andretti também foram eliminados.
Q1 – Grupo 2
A segunda rodada da classificação começou com Colton Herta tomando a ponta, sendo superado por Simon Pagenaud e Ryan Hunter-Reay na sequência. Então, o piloto da Harding voltou a pontear a sessão, marcando 1min09s4032. A liderança, porém, durou apenas um minuto, já que Scott Dixon cravou 1min09s3238 para colocar a Chip Ganassi na ponta.
Os pilotos foram aos boxes e o que se viu no minuto final foi um festival de melhores voltas. Graham Rahal se colocou na ponta, sendo superado por Herta na sequência. Pagenaud e Dixon também voltaram a liderar a folha de tempos, mas ainda houve tempo para Herta fazer uma volta em 1min08s1921, fechando a sessão na ponta. Dixon, Rahal, Pagenaud, Spencer Pigot e Marcus Ericsson se classificaram
Os eliminados do segundo grupo foram Santino Ferrucci, Ryan Hunter-Reay, Zach Veach, James Hinchcliffe, Max Chilton e Tony Kanaan.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com Ericsson se colocando na ponta, mas o sueco logo foi superado por Dixon, que marcou um ainda alto 1min09s1201. A segunda rodada seguiu com liderança do neozelandês da Chip Ganassi, que era seguido por Rosenqvist, Power, Herta, Jones e Bourdais.
Os pilotos partiram para a última tentativa de volta rápida nos instantes finais, e a alternância na ponta da tabela de tempos se repetiu mais uma vez: Herta, Harvey, Rosenqvist, Jones e Power se colocaram na liderança, que voltou para as mãos do piloto da Harding nos segundos finais, quando o americano marcou 1min07s8887.
Além de Herta, avançaram para o Fast Six Rosenqvist, Harvey, Power, Dixon, Jones. Rahal, Pagenaud, Ericsson, Bourdais, Sato e Pigot acabaram eliminados.
Fast Six
A rodada final da classificação começou mais uma vez com Herta se colocando na frente, sendo superado por um surpreendente Harvey na sequência. O piloto da Meyer Shank anotou 1min08s3238, e deu a impressão de que levaria a pole. Porém, Rosenqvist marcou 1min08s2785 e viu os rivais falharem, faturando a pole position.
Deixe seu Comentário