Will Power venceu neste domingo (1) o Grande Prêmio de Portland, penúltima etapa da Indy, disputada no Portland International Raceway. O piloto da Penske assumiu a liderança da prova na 53a das 105 voltas programadas da prova, após Scott Dixon, então na primeira colocação, ter problemas no carro da Chip Ganassi quando liderava a corrida com alguma vantagem.
A segunda colocação ficou com Felix Rosenqvist, piloto da Chip Ganassi que não conseguiu atacar Power na parte final da corrida. Alexander Rossi levou o equipamento da Andretti Autosport ao terceiro lugar, enquanto Colton Herta, que largou da pole position, teve que se contentar com a quarta posição, após liderar a corrida até a primeira rodada de paradas. O piloto da Harding foi seguido por Josef Newgarden, da Penske.
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Spencer Pigot, com um carro preparado pela Carpenter, fechou a corrida na sexta colocação, sendo seguido por Simon Pagenaud, piloto da Penske. Matheus Leist teve ótima atuação com o carro da AJ Foyt, e completou em oitavo, logo à frente de Sébastien Bourdais, nono com o equipamento da Dale Coyne. O grupo dos dez primeiros ainda contou com Charlie Kimball, da Carlin. Tony Kanaan, que teve ótimo início, foi o 12º.
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Confira como foi a corrida
A largada teve Colton Herta se mantendo na liderança, enquanto Scott Dixon e Jack Harvey superaram Will Power, assumindo as segunda e terceira posições, respectivamente. Conor Daly, porém, foi atingido por Graham Rahal, em um acidente que envolveu ainda Zach Veach e James Hinchcliffe. A direção de prova acionou a bandeira amarela imediatamente.
Lap 1 got a little wild at @Portland_GP 💥@ColtonHerta will bring up the field for the restart on @nbc 👀#PortlandGP // #INDYCAR pic.twitter.com/ntAxz1J4Sy
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) September 1, 2019
Takuma Sato, que acertou uma placa da pista ao passar reto na curva onde a confusão da largada aconteceu, foi aos boxes, perdendo duas voltas em relação aos líderes. O Safety Car demorou muito tempo para sair, e a relargada só foi acionada na 13a volta da prova, novamente com Herta se mantendo na liderança, seguido muito de perto por Dixon. Tony Kanaan, que largou da 20a posição, apareceu em oitavo.
Na 14a volta, Jack Harvey foi abalroado por Ryan Hunter-Reay, que vinha pela linha de dentro na reta dos boxes, provocando a segunda bandeira amarela da corrida em Portland. Quem se beneficiou do acidente foi Tony Kanaan, que avançou para a sexta colocação, enquanto Matheus Leist, que vinha mais de trás, apareceu em 11o com o outro carro da AJ Foyt.
Another collision in Turn 1 as @RyanHunterReay and @jack_harvey42 collide 💥
We’re back to green on NBC 👀 #PortlandGP // #INDYCAR pic.twitter.com/eq2z5NOBUm
— NTT IndyCar Series (@IndyCar) September 1, 2019
A corrida recomeçou na volta 18, novamente com Herta mais uma vez se mantendo na liderança, enquanto Marco Andretti tomou a sexta posição de Kanaan. Um pouco mais atrás, Matheus Leist superou Sébastien Bourdais para assumir a décima colocação da prova. Os dois avançaram uma posição ao aproveitarem um erro de Charlie Kimball, que pisou na terra e despencou da nona para a 12ª posição.
Spencer Pigot deixou Leist para trás, tomando a nona posição, enquanto Josef Newgarden, que largou em 14º, avançou para a oitava posição ao superar Kanaan. Bourdais foi outro a superar Leist, entrando no grupo dos dez primeiros. Pigot deixou Kanaan para trás para tomar a oitava posição, enquanto Newgarden começou a atacar Andretti pelo sexto posto, vendo o rival se defender.
De tanto atacar Andretti, Newgarden deu espaço para Pigot conseguir a ultrapassagem, caindo para a oitava colocação. Na frente, Herta era seguido de perto por Dixon, que por sua vez trazia Power, Rossi e Rosenqvist muito próximos. Pigot seguiu avançando e tomou a sexta posição de Andretti. Mais atrás, Kanaan fez sua primeira parada nos boxes na prova.
Dixon passou a atacar Herta a partir da volta 35, com o americano da Harding se mantendo na primeira posição. De tanto insistir, o neozelandês tomou a primeira posição, enquanto Herta despencou na classificação, sendo superado por Power, Rossi e Rosenqvist. O piloto da Harding foi aos boxes na volta 40, enquanto Pigot trocou pneus e reabasteceu no giro seguinte.
Na volta 42, Dixon, Power e Newgarden visitaram os boxes, enquanto Rosenqvist trocou pneus e reabasteceu na volta 43, cedendo a liderança da prova para Sébastien Bourdais, que passou pelo pit lane no giro 45. Dixon retomou a liderança da corrida, mas agora com uma vantagem de três segundos em relação ao segundo colocado, Will Power, segundo colocado.
Kimball deixou Kanaan para trás na 51a volta, assumindo a décima colocação da prova. Na frente, Dixon foi aos boxes na volta 53, mas o piloto da Chip Ganassi parou no meio do pit lane, abandonando a disputa pela vitória, retornando à pista apenas três voltas mais tarde. Leist acabou superado por Bourdais na 58ª volta, ganhando a 11a posição do brasileiro.
Kanaan foi aos boxes pela segunda vez na volta 60, enquanto Power seguiu na liderança da prova, mantendo uma vantagem de um segundo para Rosenqvist. Um pouco mais atrás, Herta superou Newgarden com facilidade na volta 67, tomando a quarta colocação. Herta se aproximou de Rossi, mas entrou nos boxes na volta 73, em atitude seguida por Power, Rossi e Newgarden na volta seguinte. Rosenqvist trocou pneus e reabasteceu na volta 75.
Marco Andretti visitou os boxes na volta 76, mas precisou trocar a asa dianteira. Outro que parou neste giro foi Leist. Com 28 voltas para o encerramento da corrida, Takuma Sato passou reto em uma curva mais uma vez. Power, na frente, mantinha uma diferença de 2s5 em relação a Rosenqvist, enquanto Alexander Rossi aparecia distante 14 segundos do líder da prova.
A corrida entrou nas 15 voltas finais como Power mantendo a primeira colocação, agora com uma frente de quatro segundos para Rosenqvist. Rossi, por sua vez, passou a ser pressionado por Herta. Leist, vindo na décima colocação, mantinha uma vantagem de um segundo em relação a Santino Ferrucci. Com oito voltas para o final, o americano da Dale Coyne parou na pista, provocando uma nova bandeira amarela. Leist foi aos boxes e colocou pneus macios.
A prova recomeçou com quatro voltas para o final, com Power mantendo a primeira posição, seguido por Rosenqvist e Rossi. Mais atrás, Leist deixou para trás Kimball e Bourdais para assumir a oitava posição. O brasileiro ainda tentou superar Pagenaud, mas não teve sucesso. Na frente, Power seguiu para vencer pela segunda vez na temporada, seguido por Rosenqvist e Rossi.
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