Will Power venceu neste domingo (18) a Pocono 500, 14ª etapa da temporada 2019 da Indy, disputada no circuito de 2,5 milhas de Pocono Raceway. A corrida foi abreviada na volta 127, por conta da tempestade de raios que atingiu a cidade de Long Pond, onde fica o autódromo, impedindo que a disputa da prova prosseguisse. O resultado representa a primeira vitória do australiano da Penske no ano, quebrando um jejum que durava desde a etapa de Gateway de 2018.
A corrida foi marcada por um fortíssimo acidente ainda na primeira volta, quando Takuma Sato tentou uma ultrapassagem sobre Alexander Rossi. Os dois se tocaram e o japonês coletou Ryan Hunter-Reay, batendo no muro interno e voltando para a pista. Felix Rosenqvist não conseguiu desviar do acidente e decolou, enquanto James Hinchcliffe também bateu. A bandeira vermelha interrompeu a corrida por um longo período.
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A segunda posição ficou com Scott Dixon, piloto da Chip Ganassi que liderou parte da corrida, mas que acabou superado por Power na volta 115, não conseguindo acompanhar o ritmo do rival. Simon Pagenaud, companheiro de Power, terminou em terceiro, sendo seguido por Santino Ferrucci, quarto com um carro preparado pela Dale Coyne. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Josef Newgarden, também da Penske.
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Ed Carpenter, com um carro da Carpenter, fechou a prova com a sexta colocação, sendo seguido por Sébastien Bourdais, companheiro de equipe de Ferrucci na Dale Coyne. Tony Kanaan conseguiu seu melhor resultado na temporada, terminando em oitavo com o carro da AJ Foyt, enquanto Graham Rahal, piloto da Rahal Letterman Lanigan, foi o nono. O top-10 contou ainda com Charlie Kimball, da Carlin. Matheus Leist, da AJ Foyt, foi o 14º.
A temporada da Indy segue já no próximo final de semana, com a disputa da etapa de Gateway, última prova em circuito oval do ano na categoria americana.
Confira como foi a corrida
A prova começou com Simon Pagenaud tomando a primeira colocação, sendo seguido por Josef Newgarden e Will Power. Na curva 2, um erro de Takuma Sato, que forçou uma ultrapassagem sobre Alexander Rossi, provocou um grande acidente. O japonês da Rahal Letterman Lanigan bateu com violência no muro interno, e retornou à pista, acertando Felix Rosenqvist, que decolou. Sato capotou, e Ryan Hunter-Reay e James Hinchcliffe se envolveram no acidente. A bandeira vermelha foi acionada na terceira volta.
Após muitos minutos de paralisação, a corrida foi retomada com o Safety Car, e Tony Kanaan precisou que seu carro fosse religado após todos os outros pilotos saírem para a pista. Na quinta volta, Power foi aos boxes, e caiu para o final do pelotão. A lista dos cinco primeiros contava com Pagenaud, Newgarden, Dixon, Ferrucci e Rahal, enquanto Kanaan aparecia em 12º, e Leist em 16º.
A relargada aconteceu na nona volta, com Pagenaud mantendo a primeira colocação, enquanto Dixon deixou Newgarden para trás, tomando a segunda posição. No meio do pelotão, Kanaan perdeu quatro posições, despencando para o 16º lugar. Na frente, o neozelandês da Chip Ganassi passou a andar próximo do francês da Penske, mas sem buscar a ultrapassagem.
A corrida seguiu com poucas alterações entre os primeiros colocados, exceção feita a ultrapassagem de Rahal sobre Ferrucci para tomar a quarta posição. A primeira rodada de paradas nos boxes começou na volta 30, quando Zach Veach, piloto da Andrettti Autosport, foi aos boxes. Na volta seguinte, foi a vez de Kanaan trocar pneus e reabastecer.
Pagenaud passou a abrir vantagem em relação a Dixon, alcançando 1s8 na volta 34, mesmo momento em que Marco Andretti fez sua parada. Uma volta depois, foi a vez de Ferrucci trocar pneus e reabastecer. Entre os líderes, Pagenaud fez sua primeira parada nos boxes na volta 38, no mesmo momento em que Leist fez o pit stop. Dixon parou na volta 39, Newgarden na 40, e Power na 41.
A segunda bandeira amarela da prova foi acionada na volta 41, quando Spencer Pigot acertou o muro. Alguns pilotos, como Conor Daly e Tony Kanaan, foram aos boxes para colocar mais combustível, apostando em uma estratégia que permita permanecer mais tempo na pista. Power, por sua vez, se beneficiou da entrada do Safety Car e avançou para a segunda posição, enquanto Hinchcliffe retornou à prova.
A relargada aconteceu na volta 47, com Power pressionando Pagenaud, assumindo a liderança um giro depois. O francês, porém, retomou a primeira colocação na volta 51. Pouco depois, quem voltou aos boxes foi Hinchcliffe, que andava dez milhas mais lento em relação aos mais rápidos. Kanaan, por sua vez, avançou para a 14ª colocação da prova em Pocono.
A segunda rodada de paradas nos boxes foi aberta na volta 66, quando Newgarden e Veach visitaram os boxes. Três voltas depois, foi a vez de Ferrucci trocar pneus e reabastecer, atitude repetida por Bourdais na sequência. Dixon fez seu pit stop na volta 71, enquanto Power retomou a liderança da prova ao ultrapassar Pagenaud. O francês da Penske foi aos boxes na volta 72.
O Safety Car voltou à pista na volta 74, após Colton Herta bater. Em estratégias diferentes, Power assumiu a liderança, sendo seguido por Charlie Kimball, Conor Daly e Tony Kanaan. Os quatro visitaram os boxes na volta 78, e o grupo dos cinco primeiros em Pocono passou a apontar Dixon, Ferrucci, Pagenaud, Bourdais e Newgarden. Kanaan retornou em oitavo, e Leist aparecia em 14º.
A prova recomeçou na volta 83, com Power se mostrando muito agressivo, assumindo a quinta posição ao superar Newgarden. Kanaan também ganhou uma posição e avançou para o sétimo lugar, enquanto Bourdais deixou Kimball para trás para tomar a oitava posição. O australiano da Penske seguiu em ritmo forte, e tomou a quarta posição ao passar por Ed Carpenter.
Dixon manteve a primeira colocação, mas sempre com Ferrucci muito próximo. A terceira rodada de paradas nos boxes foi aberta por Matheus Leist na volta 103, em atitude seguida por Newgarden na volta seguinte. Ferrucci trocou pneus e reabasteceu na volta 106, enquanto Dixon fez seu pit stop na volta seguinte. Pagenaud parou na 108ª volta, enquanto Kanaan passou pelo pit lane no 109º giro.
Dixon começou a avançar, superando Zach Veach para tomar a quarta posição na volta 111, ao passo que Power parou apenas na volta seguinte, em ação repetida por Conor Daly e Charlie Kimball. O australiano da Penske retornou à pista muito próximo do neozelandês da Chip Ganassi, e conseguiu a ultrapassagem na volta 115, assumindo a liderança da prova.
Power começou a abrir grande vantagem em relação a Dixon, alcançando quatro segundos em relação ao rival na volta 122. Pouco depois, na volta 127, a direção de prova acionou a bandeira amarela por conta da ameaça cada vez maior de chuva, que causou uma tempestade de raios minutos depois, forçando a bandeira vermelha pela segunda vez na prova. Minutos depois, a direção de prova encerrou a corrida.
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