Simon Pagenaud venceu neste sábado (11) o Grande Prêmio de Indianápolis, quinta etapa da temporada 2019 da Indy. O piloto da Penske fez ótima corrida de recuperação, depois de largar do meio do grid, escalou o pelotão e conseguiu a ultrapassagem que lhe valeu a vitória quando restavam duas voltas para o final, superando Scott Dixon, que se manteve na maior parte do tempo na liderança no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway, que viu uma prova com clima instável e chuva.
A corrida começou com pista seca, e teve garoa na maior parte do tempo. A chuva aumentou a partir da volta 57, e forçou os pilotos a entrarem nos boxes para colocar pneus para pista molhada. Neste momento, Helio Castroneves escapou da pista e provocou a entrada do Safety Car. Dixon abriu vantagem na relargada, mas perdeu desempenho quando a pista começou a secar, e viu Pagenaud se aproximar, superando-o nas voltas finais.
Dixon teve que se contentar com a segunda colocação com o carro da Chip Ganassi, enquanto Jack Harvey, piloto da Meyer Shank, completou a prova na terceira colocação, depois de aparecer em segundo na última relargada. Outro destaque da prova foi Matheus Leist, que ganhou 18 posições ao longo da corrida para terminar em quarto com o carro da AJ Foyt. É o melhor resultado do brasileiro na Indy. Spencer Pigot, da Carpenter, completou o grupo dos cinco melhores.
Ed Jones, com outro carro da Carpenter, completou a prova com a sexta colocação, terminando à frente de Will Power, sétimo melhor com o equipamento preparado pela Penske. Felix Rosenqvist, que largou da pole position, teve uma corrida apagada, e fechou a prova em oitavo com o segundo carro da Chip Ganassi. Graham Rahal, piloto da Rahal Letterman Lanigan, que batalhou pelas primeiras posições, acabou em nono, e Santino Ferrucci, da Dale Coyne, foi o décimo.
Os outros dois brasileiros que disputaram o Grande Prêmio de Indianápolis não tiveram bons resultados. Tony Kanaan completou a corrida na 20ª colocação com o segundo carro da AJ Foyt, enquanto Helio Castroneves rodou logo após sair dos boxes na 59ª volta, provocando a terceira bandeira amarela da prova. O piloto da Penske vinha batalhando por um lugar entre os dez primeiros no momento em que escapou da pista, e terminou em 21º.
Além da já citada bandeira amarela provocada por Castroneves, a corrida contou com outras duas neutralizações. Na 11ª volta, Marcus Ericsson escapou da pista sozinho e acertou o muro do trecho oval do circuito. A prova recomeçou na 16ª volta, mas foi interrompida segundos depois. Colton Herta rodou, e viu Ryan Hunter-Reay, que foi atingido por James Hinchcliffe, acertá-lo.
A temporada da Indy segue no dia 26 de maio, com a disputa das 500 Milhas de Indianápolis.
Foto: IndyCar
Deixe seu Comentário