Charles Leclerc foi o piloto mais veloz do segundo treino livre para o Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. Em uma sessão marcada por acidentes e escapadas fortes no Red Bull Ring, em Spielberg, o monegasco da Ferrari conseguiu evitar erros e registrou na melhor de suas passagens 1min05s086, utilizando os pneus macios.
A segunda posição na folha de tempos ficou com Valtteri Bottas, que liderou boa parte da sessão, sendo superado em 0s331 por Leclerc. O finlandês da Mercedes protagonizou um forte acidente ao perder o controle do carro na curva seis e acertar a barreira de pneus, danificando toda a frente do equipamento do time da estrela de três pontas, provocando uma bandeira vermelha.
A terceira colocação ficou com Pierre Gasly, piloto da Red Bull que chegou a escapar da pista, mas sem causar problemas. Lewis Hamilton, com a outra Mercedes, fechou a sessão com o quarto melhor tempo, terminando logo à frente de Carlos Sainz, quinto com a McLaren e dono de uma escapada na curva seis na parte final da sessão no Red Bull Ring.
Romain Grosjean teve uma boa atividade com a Haas e fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, enquanto Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo. Sebastian Vettel, que teve uma forte escapada na curva dez, fechou o treinamento com o oitavo melhor tempo, ficando à frente de Max Verstappen, que não levou a mesma sorte do alemão da Ferrari e estampou a barreira de pneus no mesmo ponto, provocando a bandeira vermelha. O top-10 foi completado por Lando Norris, da McLaren.
As atividades da Fórmula 1 no Red Bull Ring terão prosseguimento neste sábado (29), com a realização de duas atividades. O terceiro treino livre do final de semana tem início marcado para 7h, pelo horário de Brasília, enquanto a classificação que definirá as posições de largada tem início previsto para 10h, com transmissão do canal de TV por assinatura Sportv.
Confira como foi o segundo treino livre no Red Bull Ring
O segundo treino livre para a nona etapa da Fórmula 1 foi aberto às 10h, pelo horário de Brasília, com um clima mais quente em relação a atividade da manhã, com 30°C de temperatura ambiente e 51°C na pista. A Haas foi a primeira equipe a mandar os pilotos à pista, com Romain Grosjean sendo o primeiro piloto a registrar volta, com 1min07s402, tempo batido na sequência por Kevin Magnussen.
Ainda nos minutos iniciais, Alexander Albon colocou a Toro Rosso na ponta ao marcar 1min07s019, tempo logo superado por Carlos Sainz, da McLaren. Na sequência, Grosjean voltou a pontear a sessão, anotando 1min06s613. O treino seguiu com Lance Stroll, da Racing Point, e Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, perdendo pedaços da asa dianteira ao passar pelas zebras do traçado austríaco.
Lando Norris colocou a McLaren na ponta com o tempo de 1min06s140, enquanto a Ferrari mandou seus pilotos à pista no mesmo momento, vendo Sebastian Vettel anotar o quarto melhor tempo, e Charles Leclerc tomar a primeira posição com 1min05s558. Pouco depois, Lewis Hamilton escapou da pista, sem provocar grandes problemas ao carro, tampouco consequências ao treinamento.
Valtteri Bottas pulou para a primeira colocação do exercício ao marcar 1min05s417, usando os pneus médios, enquanto Hamilton avançou para o segundo lugar. Max Verstappen, por sua vez, escapou da pista e precisou retornar aos boxes. A sessão seguiu com Grosjean encontrando uma boa volta para avançar ao quinto tempo, enquanto Carlos Sainz foi ainda melhor com a McLaren, anotando a terceira marca.
A bandeira vermelha foi acionada quando restavam 53 minutos para o final do treinamento. Verstappen escapou de traseira na curva dez e bateu a Red Bull contra a barreira de pneus, danificando a suspensão traseira do carro. Após os reparos na pista e a retirada do carro do piloto holandês, a pista foi liberada e a sessão prosseguiu no Red Bull Ring.
Pouco tempo depois, a atividade precisou ser paralisada mais uma vez, desta vez por um acidente com Bottas. O finlandês da Mercedes perdeu o controle do carro na curva seis do circuito e bateu de frente na barreira de pneus, causando a segunda bandeira vermelha da sessão, e a terceira do final de semana. O piloto foi encaminhado ao centro médico.
A sessão recomeçou quando restavam 36 minutos de pista liberada, e logo na sequência, teve Vettel escapando forte na curva dez, mas conseguindo evitar o contato com a barreira de pneus. Leclerc, por sua vez, registrou a melhor volta da atividade com 1min05s086, usando pneus macios, enquanto Pierre Gasly avançou para a terceira posição com a Red Bull.
A sessão seguiu para o terço final com os pilotos ainda buscando voltas rápidas, mas também pensando nas simulações de corrida. Vettel retornou à pista depois da escapada que deu quando restavam 16 minutos para o encerramento do treino, mas apenas para ver o comportamento do carro em situação de corrida. Carlos Sainz foi outro que escapou da pista na curva seis, mas sem bater sua McLaren.
Leclerc reclamou de Antonio Giovinazzi nos momentos finais da sessão ao superá-lo na pista. O incidente passou a ser investigado pelos comissários da Fórmula 1. A sessão terminou foi finalizada com o monegasco na ponta da folha de tempos.
Deixe seu Comentário