

Uma possível concorrência entre fabricantes de pneu na Fórmula 1 não é vista com bons olhos por Mario Isola, chefe de Motorsport da Pirelli. A fabricante italiana é fornecedora exclusiva da principal categoria do automobilismo mundial desde 2011, e possui contrato válido até 2019.
Em pesquisa realizada com fãs da Fórmula 1, 69,4% pedem a volta da “guerra dos pneus”. A última vez que a categoria contou com duas fornecedoras foi em 2006, quando Bridgestone e Michelin rivalizavam. Isola, porém, não acredita que esta situação volte a acontecer.
“É uma situação diferente. No momento, fornecemos o mesmo produto a todas as equipes. Colocamos todas as equipes no mesmo nível em termos de pneus”, disse Isola, em evento realizado na Inglaterra, lembrando que duas fornecedoras de pneus tornaria a disputa mais desequilibrada.
“Se você abrir a competição, você aumenta os custos, porque é preciso testar. Você tem equipes de ponta com um produto melhor se comparado com as equipes mais abaixo, já que você não tem a obrigação de fornecer os mesmos pneus a todos”, seguiu Isola.
“Você cria um diferencial entre as equipes de ponta e as outras. Talvez com duas ou três fornecedoras é possível ter algumas equipes lutando na ponta, mas o resto estará sofrendo por performance. Com o pneu, você facilmente consegue encontrar 0s5 ou mais, então você cria uma maior diferença em comparação a agora”, completou o dirigente.
Foto: divulgação
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