Card image
Competições
Hubert segura Delétraz e vence segunda prova da F2 em Mônaco

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/05/2019
  • Atualizado: 25/05/2019 às 19:20
  • Por: Leonardo Marson

Anthoine Hubert venceu neste sábado (25) a corrida de fechamento da quarta etapa da temporada da Fórmula 2, disputada no circuito montado nas ruas de Monte Carlo, em Mônaco. Largando da pole position por conta da oitava posição conquistada na primeira corrida do final de semana, o francês da Arden conteve os ataques de Louis Delétraz, vencendo o rival da Carlin por apenas 0s059.

Anthoine Hubert
Hubert venceu pela primeira vez na temporada da Fórmula 2. (Foto: FIA Formula 2)

Atrás do segundo colocado Delétraz chegou o chinês Guan Yu Zhou, piloto da UNI-Virtuosi que precisou se defender dos ataques de Artem Markelov, a quem superou na largada, durante as 30 voltas da prova, relegando o russo, que substituiu na MP Motorsport Jordan King, piloto que disputará as 500 Milhas de Indianápolis, ao quarto lugar. Dorian Boccolacci, da Campos, foi o quinto colocado.

Sérgio Sette Câmara terminou a prova em sexto com o carro da Dams, depois de cair para o oitavo posto na largada. O brasileiro teve que se defender dos ataques de Nyck de Vries, vencedor da corrida de sexta-feira que acabou em sétimo com o carro da ART Grand Prix, logo à frente de Nikita Mazepin, seu companheiro de equipe. O top-10 foi completado por Nobuharu Matsushita, da Carlin, e Nicholas Latifi, da Dams.

A prova contou com duas intervenções do Safety Car. Na terceira volta, Tatiana Calderón acertou o guard-rail da Mirabeau quando disputava posição com Luca Ghiotto, abandonando a disputa. O italiano deixaria a corrida algumas voltas depois ao se envolver em um incidente com Mahaveer Raghunathan, após os dois baterem na Lowes, a curva mais lenta do circuito.

Após a disputa da etapa de Mônaco, a Fórmula 2 tem um novo líder: Nyck de Vries alcançou 95 pontos, superando em um tento o agora vice-líder Nicholas Latifi, segundo com 94. Luca Ghiotto, com 67, aparece em terceiro, e é seguido por Jack Aitken, quarto com 62. Guan Yu Zhou fecha o top-5 com 54 pontos, enquanto Sérgio Sette Câmara é o sexto, com 52.

A Fórmula 2 não acompanhará a Fórmula 1 no Canadá, e terá o prosseguimento da temporada 2019 apenas entre os dias 21 e 23 de junho, com a realização da rodada dupla de Paul Ricard, na França.

Confira como foi a corrida da Fórmula 2

Anthoine Hubert manteve a primeira colocação nos metros iniciais, sendo seguido por Louis Delétraz, enquanto Guan Yu Zhou superou Artem Markelov para ganhar a terceira colocação, enquanto Dorian Boccolacci manteve o quinto posto. Largando mais de trás, o brasileiro Sérgio Sette Câmara caiu do sexto para o oitavo lugar. Mahaveer Raghunathan sofreu uma punição de dez segundos por cortar a primeira curva do circuito na largada.

Na terceira volta, Tatiana Calderón acertou o guard-rail na Mirabeuau quando vinha em uma disputa de posição com Luca Ghiotto. A direção de prova acionou o Safety Car para resgatar o carro da colombiana da Arden. A relargada veio na abertura da quinta volta, sem que as primeiras posições fossem alteradas.

Markelov partiu para o ataque sobre Zhou, em briga pela terceira colocação. Apesar disso, os dois se mantinham próximos de Hubert e Delétraz, os dois líderes da prova. Mais atrás, Sette Câmara tinha Ralph Boschung próximo, mas passou a ser pressionado por Nyck de Vries, holandês que venceu a primeira corrida do final de semana, na sexta-feira.

Na sétima volta, Ghiotto e Raghunathan se encontraram na Lowes quando brigavam por posição, provocando a segunda entrada do Safety Car na prova. O italiano da UNI-Virtuosi tentou colocar o carro pela linha de dentro da curva mais lenta do campeonato quando o tailandês vinha próximo. Raghunathan acertou o muro, e foi tocado por Ghiotto.

A prova recomeçou na nona volta, novamente com Hubert mantendo a primeira colocação, sempre seguido por Delétraz, Zhou e Markelov. No giro seguinte, Boschung apareceu lento na pista por conta de um problema de motor, abandonando a disputa momentos depois, mas sem a necessidade de uma nova neutralização da corrida. Quem se aproveitou foi Sette Câmara, que avançou para o sétimo posto.

Quem fazia mais uma corrida apagada era o líder do campeonato Nicholas Latifi, que largou do pelotão de trás e ocupava apenas a décima colocação, pressionado por Mick Schumacher. Mais à frente, Markelov seguia pressionando Zhou em disputa pela terceira colocação. Sette Câmara ganhou mais uma posição e passou para o sexto lugar, retornando ao seu lugar de origem no grid.

Sean Gelael tocou por duas vezes o carro de Giuliano Alesi, que rodou na chicane do Porto, acionando a bandeira amarela no segundo setor da pista na 19ª volta. Novamente, o Safety Car não precisou ser acionado, mantendo a disputa em bandeira verde. Pelas manobras desastradas, o piloto indonésio foi punido com um drive-through pela direção de prova.

A corrida entrou nas dez voltas finais com Hubert na liderança, mantendo uma vantagem de pouco mais de um segundo em relação a Delétraz. Markelov seguiu próximo de Zhou, mas passou reto na primeira perna da chicane, se distanciando do chinês. Na 22ª volta, Gelael foi aos boxes pagar sua punição e também trocar os pneus, e retornou à pista à frente dos líderes.

Restando seis voltas para o final da prova, De Vries voltou a atacar Sette Câmara pela sexta posição. Na frente, Delétraz cortou a vantagem de Hubert para seis décimos, passando a atacar o atual campeão da GP3, atual Fórmula 3. Com a pressão aplicada pelo filho do ex-piloto de Fórmula 1 Jean-Denis Delétraz, quem se aproximou foi Zhou.

Delétraz tentou atacar Hubert no complemento da última volta, mas o piloto da Arden venceu por apenas 0s059. O pódio foi contou ainda com Zhou, enquanto Sérgio Sette Câmara ficou com a sexta posição.

Deixe seu Comentário

Comentários