Lewis Hamilton venceu neste domingo (26) o Grande Prêmio de Mônaco, sexta etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. O inglês optou por uma estratégia de usar pneus médios, ante pneus duros de seus concorrentes durante a corrida disputada no circuito montado nas ruas de Monte Carlo, e precisou controlar o desgaste dos pneus e os ataques de Max Verstappen para vencer pela quarta vez no ano.
Verstappen tinha uma punição de cinco segundos por conta de um toque com Valtteri Bottas nos boxes, mas pressionou Hamilton durante toda a corrida, sem conseguir a ultrapassagem, mesmo após uma manobra na saída do túnel na volta 76, quando os dois se tocaram, e o inglês cortou a chicane. Por conta disso, o holandês da Red Bull acabou fora do pódio, já que Sebastian Vettel herdou o segundo lugar com a Ferrari, enquanto Valtteri Bottas, da Mercedes, subiu para o terceiro lugar.
O holandês finalizou a corrida com a quarta posição, já com a punição aplicada, enquanto Pierre Gasly, com a outra Red Bull, terminou em quinto. Carlos Sainz levou a McLaren ao sexto lugar, enquanto Daniil Kvyat ficou com o sétimo lugar com a Toro Rosso, chegando à frente de Alexander Albon, seu companheiro de equipe. Romain Grosjean, da Haas, foi o nono, enquanto Daniel Ricciardo, da Renault, fechou a lista dos dez primeiros.
A temporada 2019 da Fórmula 1 terá sequência daqui duas semanas, quando será disputado o Grande Prêmio do Canadá, prova marcada para o circuito Gilles Villeneuve, em Montreal.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Lewis Hamilton mantendo a primeira colocação, seguido por Valtteri Bottas, que se defendeu de um ataque de Max Verstappen para manter o segundo lugar. Sebastian Vettel apareceu em quarto, seguido por Daniel Ricciardo, que deixou Kevin Magnussen para trás. Charles Leclerc não conseguiu contornar a St. Devote, mas subiu uma posição ao superar Lando Norris na Lowes para ganhar a 13ª posição.
A direção de prova optou por não investigar a largada, mesmo após Leclerc e Räikkönen não contornarem a primeira curva. Hamilton mantinha a vantagem sobre Bottas na casa de um segundo, vantagem semelhante as que o finlandês tinha para Verstappen, e que o holandês tinha para Vettel. Mais atrás, Leclerc conseguiu a ultrapassagem sobre Romain Grosjean na Rascasse, ganhando a 12ª colocação.
Na nona volta, Leclerc tentou uma nova ultrapassagem na Rascasse, desta vez sobre Nico Hülkenberg. Porém, o monegasco rodou e teve o pneu traseiro direito furado, tendo que se dirigir aos boxes, retornando uma volta atrás dos líderes, enquanto o piloto da Renault também teve problemas. Por conta dos detritos da Ferrari de Leclerc, a direção de prova optou por acionar o Safety Car para limpar a pista.
Os ponteiros optaram para ir aos boxes, com Hamilton colocando pneus médios, enquanto Verstappen superou Bottas para assumir a segunda posição. O holandês colocou pneus duros, mesma atitude que Vettel, enquanto o finlandês colocou pneus amarelos. O vice-líder do campeonato voltou aos boxes no giro seguinte, desta vez colocando pneus duros.
A relargada veio na volta 15, com os líderes mantendo suas posições. No giro seguinte, Antonio Giovinazzi tentou a ultrapassagem sobre Kubica na Rascasse, mas os dois se tocaram, rodando na sequência. Por conta disso, Lance Stroll e Charles Leclerc tiveram de parar na pista. O monegasco da Ferrari voltou aos boxes na 17ª volta, colocando pneus macios, mas, no giro seguinte, abandonou a disputa.
A direção de prova anunciou duas investigações: uma no lance entre Verstappen e Bottas na saída dos boxes, e outra na rodada entre Giovinazzi e Kubica. O holandês acabou penalizado em cinco segundos por saída insegura dos boxes. Pouco depois, a Mercedes avisou a Hamilton que uma chuva leve deve cair sobre o circuito nos próximos cinco minutos. Giovinazzi, por sua vez, tomou uma punição de dez segundos.
Verstappen aproveitou um ritmo mais lento de Hamilton para atacar o inglês da Mercedes, e viu Vettel e Bottas se aproximarem também. Quinto colocado, Pierre Gasly foi aos boxes na volta 28. Carlos Sainz, por sua vez, avisou a McLaren de que a chuva começou a molhar sua viseira. Três giros depois, o espanhol visitou os boxes pela primeira vez na prova.
Hamilton passou a reclamar do desgaste dos pneus macios dianteiros, mas seguiu na pista. Então sétimo colocado, Daniil Kvyat foi aos boxes na 33ª volta, e entre os dez primeiros, apenas Albon e Grosjean não fizeram a troca de pneus. O inglês da Mercedes seguiu reclamando do desgaste dos pneus. Mais atrás, Stroll tocou o carro de Räikkönen, que tentou aproveitar uma travada do canadense para buscar, sem sucesso, a ultrapassagem.
Na 41ª volta, Albon foi aos boxes para sua troca de pneus. Cinco voltas depois, Räikkönen passou a segurar um pelotão com Ricciardo, Magnussen, Pérez e Hülkenberg. Duas voltas depois, o finlandês foi aos boxes para a segunda parada nos boxes. Stroll, por sua vez, foi punido em dez segundos pelo toque que teve com o veterano da Alfa Romeo.
Grosjean foi aos boes na volta 51, enquanto Hamilton seguia reclamando com a Mercedes das condições dos pneus de seu carro, e via Verstappen sempre próximo, mas sem tentar um ataque. Vettel e Bottas mantinham-se próximos dos dois primeiros, mas com boa vantagem para Gasly, quinto colocado.
A Mercedes começou a se mexer para uma possível parada nos boxes de Hamilton, enquanto Gasly trocou de pneus novamente na volta 63, fazendo a volta mais rápida da corrida na 67ª passagem. Verstappen seguiu pressionando o pentacampeão, e passou a atacá-lo a partir da volta 70. No giro seguinte, o holandês acabou cortando a chicane do Porto, sem grandes consequências para a corrida.
Romain Grosjean foi punido em cinco segundos por cortar a linha de saída dos boxes. Verstappen foi com tudo para o ataque na saída do túnel na volta 76, os dois se tocaram, e Hamilton cortou a chicane para defender a primeira punição. O lance entrou em investigação, e, na pista, Hamilton seguiu para a vitória, seguido na cronometragem por Vettel e Bottas.
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