Card image
Competições
Hamilton lidera TL3 marcado por equilíbrio na Inglaterra

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/07/2017
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:52
  • Por: Leonardo Marson
Ainda com pista seca, Hamilton fez a melhor volta do final de semana. (Foto: Getty Images)

Leonardo Marson, da MotorMídia, em São Paulo (SP)

Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido do terceiro e último treino livre para a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra, décima etapa da temporada 2017 da Fórmula 1. Na manhã deste sábado (15), em uma atividade que teve pista seca na maior parte do tempo, mas terminou com chuva no circuito de Silverstone, o inglês marcou 1min28s063 com sua Mercedes equipada com pneus supermacios.

A segunda posição na folha de tempo ficou com Sebastian Vettel, piloto da Ferrari que foi superado em apenas 32 milésimos por Hamilton. Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, ficou a 74 milésimos do tempo de seu companheiro de equipe, e terminou com o terceiro posto na classificação. Kimi Räikkönen, com a outra Ferrari, apareceu em quarto, seguido por Nico Hülkenberg, da Renault.

Daniel Ricciardo levou a Red Bull ao sexto posto ao final da uma hora de treino, enquanto Romain Grosjean foi o sétimo mais veloz com a Haas. Max Verstappen, companheiro de Ricciardo, surgiu em oitavo, enquanto Felipe Massa foi o nono com a Williams. A lista dos dez melhores ainda contou com Stoffel Vandoorne, da McLaren.

Com o tempo extremamente nublado desde o início da atividade, a chuva caiu de vez sobre o circuito de Silverstone quando restavam 17 minutos para o encerramento da sessão. Nos minutos finais, diversos pilotos partiram à pista para sentir as condições da pista molhada.

A partir das 9h, pelo horário de Brasília, acontece a definição do grid de largada para o Grande Prêmio da Inglaterra. A décima etapa da temporada 2017 da Fórmula 1 será disputada no domingo (16), também às 9h.

Confira como foi o treino

A atividade foi iniciada pontualmente às 6h, pelo horário de Brasília com o tempo muito nublado em Silverstone. Assim, os pilotos partiram imediatamente à pista. Pascal Wehrlein foi o primeiro a marcar tempo, com 1min33s792, mas logo a ponta da tabela de tempo passou a ser comandada por Lewis Hamilton, que marcou com os pneus macios 1min29s544.

Sebastian Vettel, usando os supermacios, avançou ao segundo lugar, mas logo acabou superado por Kimi Räikkönen e por Valtteri Bottas. O finlandês da Mercedes marcou 1min29s393, mas viu Hamilton cravar 1min29s069 com dez minutos de sessão. O vencedor do GP da Áustria voltou a pontear a classificação, mas o tricampeão mundial registrou 1min28s747.

Quem passou a se destacar no treino foi a McLaren, que tem em seus dois carros unidades de força atualizadas pela Honda. Stoffel Vandoorne aparecia em décimo, enquanto Fernando Alonso ocupava a oitava posição no complemento do 20º minuto de sessão. Felipe Massa, por sua vez, marcou o 16º tempo restando 38 minutos para o encerramento da atividade.

A Mercedes mandou seus pilotos à pista com pneus supermacios no final da primeira metade da atividade, e viu Hamilton baixar seu tempo para 1min28s063. Vettel, porém, mostrou força, e pulou para o segundo lugar, distante apenas 0s032 do tempo do inglês, enquanto Bottas caiu para o terceiro posto.

Nico Hülkenberg surpreendeu ao avançar ao quinto lugar com a Renault, enquanto Daniel Ricciardo pulou ao sexto posto. As câmeras de TV colocadas na reta dos boxes começaram a registrar pingos de chuva, mas os pilotos seguiam andando com os pneus para pista seca. Massa subiu para o oitavo lugar.

Restando 19 minutos para o final da sessão, a chuva chegou de vez Silverstone, e fez com que Daniil Kvyat abortasse sua volta. Dois minutos depois, a direção de prova declarou condição de pista molhada. Vandoorne reclamou de perda de potência em sua McLaren, enquanto Verstappen escapou da pista.

Com nove minutos para o encerramento da atividade, a McLaren mandou Vandoorne à pista com os pneus intermediários. O belga, porém, deu apenas uma volta e retornou aos boxes. Pouco depois, Verstappen saiu para a pista, em atitude seguida por diversos pilotos. Daniel Ricciardo quase bateu na reta dos boxes, enquanto Marcus Ericsson rodou.

A atividade terminou com Hamilton na ponta da classificação, seguido por Vettel e Bottas.

Foto: Getty Images

Deixe seu Comentário

Comentários