Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prêmio da França, oitava etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. O inglês da Mercedes travou uma dura batalha com Valtteri Bottas pela primeira colocação, e levou a melhor ao anotar 1min28s319 na última tentativa de volta rápida no circuito de Paul Ricard. O resultado representa a 86ª posição de honra para o pentacampeão.
Bottas, que liderou dois dos três treinos livres e que ponteou as duas primeiras fases da classificação, cometeu um erro na fase final da classificação, e partirá da segunda posição após ser 0s286 mais lento que Hamilton. Charles Leclerc, da Ferrari, ficou com a terceira colocação do grid em Paul Ricard, e dividirá a segunda fila com Max Verstappen, da Red Bull.
A McLaren mostrou que está em um bom final de semana e monopolizou a terceira fila, tendo Lando Norris à frente de Carlos Sainz. Sebastian Vettel precisou abortar a primeira volta rápida no Q3, e obteve apenas a sétima posição no grid, dividindo a quarta fila com Daniel Ricciardo, da Renault. O grupo dos dez primeiros foi completado por Pierre Gasly, da Red Bull, e Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo.
O Grande Prêmio da França de Fórmula 1 será disputado neste domingo (23), a partir das 10h10.
Confira como foi a classificação em Paul Ricard
Q1
A sessão classificatória começou pontualmente às 10h com os pilotos partindo à pista rapidamente. Kevin Magnussen foi o primeiro a marcar tempo, e viu o primeiro lugar ser alternado entre Lando Norris e Carlos Sainz. Sebastian Vettel tomou a primeira posição com 11 minutos para o final, mas viu Charles Leclerc anotar 1min31s441 com a outra Ferrari.
Valtteri Bottas pulou para a primeira colocação ao fazer uma volta em 1min31s378, enquanto Lewis Hamilton ficou com o terceiro lugar. George Russell não foi à pista na primeira metade do Q1, após ter enfrentado problemas com a Williams ainda no terceiro treino livre, por conta da troca do ERS. Restando sete minutos para o final da sessão, Leclerc cravou 1min30s647 com a Ferrari.
Bottas retomou a liderança ao marcar 1min30s550, enquanto Hamilton avançou para o segundo lugar, distante 0s059 do companheiro de Mercedes. Max Verstappen, com a Red Bull, superou Vettel e pulou para o quarto lugar. Pouco depois, Norris e Sainz avançaram para a quarta e a quinta colocação, respectivamente, com a McLaren, confirmando um bom final de semana.
O Q1 seguiu para o final com Kimi Räikkönen se colocando na quarta posição com a Alfa Romeo, sendo superado por Nico Hülkenberg. Bottas foi o mais rápido, enquanto Danill Kvyat, da Toro Rosso, Romain Grosjean, da Haas, Lance Stroll, da Racing Point, George Russell e Robert Kubica, da Williams, foram os pilotos eliminados da sequência da classificação.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos de Mercedes e Ferrari partindo à pista com os pneus médios. Bottas fez 1min30s024, mas logo foi batido por Hamilton, que cravou 1min29s520, recorde da pista. Verstappen se colocou na terceira posição, sendo superado por Leclerc na sequência. Vettel, por sua vez, fez o quinto tempo.
Bottas voltou a tomar a liderança da classificação ao marcar 1min29s437. Mais atrás, Sainz colocou a McLaren na terceira posição, mas seis décimos distante das duas Mercedes, também usando os pneus médios. Na sequência, Verstappen superou o espanhol para tomar o terceiro posto, mas perdeu o melhor tempo de volta por cortar a curva 6 do circuito francês.
A sessão seguiu com Norris avançando para o sétimo posto, caindo uma posição na sequência por conta de uma volta de Daniel Ricciardo com a Renault. Na sequência, o inglês da McLaren pulou para o quarto lugar, e Vettel foi para o segundo lugar. Bottas foi o mais rápido, enquanto Alexander Albon, da Toro Rosso, Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, Nico Hülkenberg, da Renault, Sergio Pérez, da Racing Point, e Kevin Magnussen, da Haas, foram eliminados.
Q3
Os pilotos foram à pista após dois minutos do início do Q3, e o que se viu foram as Mercedes quebrando a barreira de 1min29s. Bottas fez a volta primeiro, mas acabou superado por Hamilton, que cravou 1min28s448. Leclerc colocou a Ferrari em terceiro, ainda acima de 1min28s, enquanto Vettel abortou a volta após cometer um erro no segundo setor.
Os pilotos voltaram dos boxes e partiram para a última volta rápida da classificação restando dois minutos para o final do Q3. Bottas cometeu um erro e não conseguiu melhorar, ao contrário de Hamilton, que fez 1min28s319 para garantir a pole position.
Deixe seu Comentário