Card image
Competições
Hamilton fatura pole na Alemanha. Ferrari sofre com problemas

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/07/2019
  • Atualizado: 27/07/2019 às 11:29
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton garantiu a pole position para o Grande Prêmio da Alemanha, 11ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada na manhã deste sábado (27) no circuito de Hockenheim, o piloto da Mercedes anotou 1min11s767, garantindo a posição de honra em uma tomada de tempos marcada por problemas para os pilotos da Ferrari, que sofreram problemas nos dois carros.

Lewis Hamilton
Hamilton faturou sua quarta pole position na temporada da F1. (Foto: Mercedes)

A segunda posição do grid ficou com Max Verstappen piloto da Red Bull que acabou o treinamento 0s346 atrás do tempo obtido por Hamilton. A segunda fila contará com Valtteri Bottas, com o outro carro da Mercedes, e Pierre Gasly, companheiro de equipe de Verstappen. Kimi Räikkönen colocou a Alfa Romeo na quinta posição, enquanto Romain Grosjean, da Haas, fecha a terceira fila.

A quarta fila no grid de largada para o Grande Prêmio da Alemanha contará com Carlos Sainz, sétimo com o carro da McLaren, e Sergio Pérez, que fez ótima classificação com o carro da Racing Point. Nico Hülkenberg partirá da nona posição com o equipamento preparado pela Renault, enquanto Charles Leclerc, que dominou todo o final de semana, não marcou tempo no Q3 após ter problemas em sua Ferrari, e largará em décimo.

Pior que Leclerc, 1uem teve uma classificação para se esquecer foi Sebastian Vettel. O alemão, que sempre esteve entre os ponteiros nos treinos livres, viu sua Ferrari sofrer com a falta de potência logo nos minutos iniciais da classificação. O tetracampeão mundial foi aos boxes, mas a equipe de Maranello não foi capaz de corrigir a falha até o final do Q1, fazendo com que o alemão inicie a corrida da 22ª e última posição.

O Grande Prêmio da Alemanha será (28), a partir das 10h10, e contará com transmissão ao vivo da TV Globo, do portal GloboEsporte.com e da rádio BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A sessão classificatória começou com clima quente em Hockenheim, ao contrário da previsão de chuva que há para o final de semana. Robert Kubica foi o primeiro a registrar volta rápida, anotando 1min16s125, logo sendo superado por George Russell, seu companheiro de Williams. Lance Stroll, da Racing Point e Carlos Sainz, da McLaren, se alternaram na ponta, enquanto Kimi Räikkönen anotou 1min13s066 com a Alfa Romeo.

Sebastian Vettel foi à pista, mas reclamou de perda de potência em sua Ferrari, retornando aos boxes para que a equipe fizesse reparos em seu carro. Max Verstappen tomou a primeira posição com a Red Bull, mas logo foi superado por Charles Leclerc, com a outra Ferrari, registrou 1min12s229. Lewis Hamilton partiu a pista com a Mercedes, mas fez péssima volta, anotando o 12º tempo, e caindo para a 16ª posição instantes depois.

Com cinco segundos para o final da atividade, Valtteri Bottas fez sua primeira volta rápida no Q1, e cravou o quarto tempo. Hamilton partiu para uma nova volta, e aí se colocou na terceira posição. Enquanto isso, a Vettel viu seu problema não ser solucionado pela Ferrari, e deixou o carro, conformando-se com a última colocação no grid de largada em sua corrida “da casa”.

A sessão seguiu para o final com Leclerc mantendo a primeira colocação, sendo seguido por Verstappen, Hamilton, Räikkönen e Bottas. Os eliminados foram Lando Norris, da McLaren, Alexander Albon, da Toro Rosso, George Russell e Robert Kubica, ambos da Williams, e Sebastian Vettel, da Ferrari.

Q2
Logo que a segunda fase da classificação foi iniciada, Hamilton e Leclerc foram à pista. O inglês da Mercedes anotou 1min12s149 em sua primeira volta, usando pneus médios, ao passo que o monegasco abortou seu giro após não respeitar o limite de pista na curva 1. No giro seguinte, o monegasco fez o segundo tempo, 0s195 atrás do tempo do líder do campeonato.

Pierre Gasly apareceu na terceira colocação ao superar Bottas, enquanto Sainz ocupava o quinto posto com a McLaren. Verstappen, por sua vez, foi outro a reclamar de falta de potência quando restavam cinco minutos para o encerramento da segunda rodada da definição do grid. Depois de uma volta muito lenta, o holandês marcou o quarto tempo com a Red Bull.

A atividade chegou ao final com Hamilton sendo o mais rápido, sendo seguido por Leclerc, Gasly, Bottas e Verstappen. Foram eliminados da fase final da classificação Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, Kevin Magnussen, da Haas, Daniel Ricciardo, da Renault, Danill Kvyar, da Toro Rosso, e Lance Stroll, da Racing Point.

Q3

A parte decisiva da classificação começou com os pilotos da Mercedes indo à pista imediatamente, enquanto a Ferrari passou a trabalhar no carro de Leclerc. Hamilton anotou 1min11s767, enquanto Bottas se colocou na segunda posição, perdendo este posto para Verstappen logo na sequência, se colocando 0s346 atrás do tempo obtido pelo líder do campeonato.

Nos boxes da Ferrari, Leclerc deixou o carro, abandonando a classificação. Entre os outros pilotos, Gasly se colocou em quarto, seguido por Grosjean e Sainz. Pérez, Räikkönen e Hülkenberg ficaram nos boxes no início do Q3, decidindo partir para uma única volta rápida na rodada decisiva da classificação no circuito de Hockenheim.

Restando pouco mais de dois minutos para o final da classificação, os pilotos voltaram à pista para a última tentativa de volta rápida, mas ninguém melhorou seus tempos. Melhor para Hamilton, que garantiu a pole position.

Confira como ficou o grid de largada:

1º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – 1min11s767
2º – Max Verstappen (HOL/Red Bull-Honda) – 1min12s113
3º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) – 1min12s129
4º – Pierre Gasly (FRA/Red Bull-Honda) – 1min12s522
5º – Kimi Räikkönen (FIN/Alfa Romeo-Ferrari) – 1min12s538
6º – Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari) – 1min12s851
7º – Carlos Sainz (ESP/McLaren-Renault) – 1min12s897
8º – Sergio Pérez (MEX/Racing Point-Mercedes) – 1min13s065
9º – Nico Hülkenberg (ALE/Renault) – 1min13s126
10º – Charles Leclerc (MON/Ferrari) – sem tempo

11º – Antonio Giovinazzi (ITA/Alfa Romeo-Ferrari) – 1min12s786
12º – Kevin Magunssen (DIN/Haas-Ferrari) – 1min12s789
13º – Daniel Ricciardo (AUS/Renault) – 1min12s799
14º – Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso-Honda) – 1min13s135
15º – Lance Stroll (CAN/Racing Point-Mercedes) – 1min13s450

16º – Lando Norris (ING/McLaren-Renault) – 1min13s333
17º – Alexander Albon (TAI/Toro Rosso-Honda) – 1min13s461
18º – George Russell (ING/Williams-Mercedes) – 1min14s721
19º – Robert Kubica (POL/Williams-Mercedes) – 1min14s839
20º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) – sem tempo

Deixe seu Comentário

Comentários