Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Hungria, 12ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (2) no circuito de Hungaroring, o piloto da Mercedes superou os rivais de Red Bull e Ferrari e marcou 1min17s233, garantindo a melhor marca da primeira sessão do final de semana.
A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que acabou o treinamento 0s165 distante de Hamilton. Sebastian Vettel ficou com a terceira colocação com a Ferrari, sendo seguido por Pierre Gasly, quarto com o outro carro da Red Bull. O grupo dos cinco primeiros foi completado por um surpreendente Kevin Magnussen, da Haas.
Charles Leclerc completou o treinamento com o sexto melhor tempo com a Ferrari, enquanto Nico Hülkenberg, da Renault, fechou o treinamento com o sétimo lugar. Lando Norris colocou a McLaren no oitavo posto da sessão, ficando imediatamente à frente de Carlos Sainz, seu companheiro de equipe. Daniel Ricciardo, piloto da Renault, foi o décimo mais veloz.
Em uma atividade que contou com a chuva por alguns momentos, quem não conseguiu andar foi Valtteri Bottas, piloto da Mercedes que deu apenas uma volta de instalação ainda nos instantes iniciais do treinamento. O time da estrela de três pontas detectou um problema na unidade de força do carro do finlandês e optou por fazer a troca da peça, impedindo o vice-líder do campeonato de retornar à pista.
O segundo treino livre para a 12ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1 acontece ainda nesta sexta-feira, a partir das 10h, com transmissão ao vivo dos canais Sportv. O Grande Prêmio da Hungria será disputado no domingo (4), e contará com exibição da TV Globo, do portal GloboEsporte.com e da rádio BandNews FM.
Confira como foi o primeiro treino livre
A sessão que abriu os trabalhos da Fórmula 1 em Hungaroring começou pontualmente às 6h com forte ameaça de chuva logo no início das atividades. Assim, o que se viu foram os pilotos partindo para voltas rápidas imediatamente, o que não costuma ser normal em primeiros treinos. Assim, a primeira volta registrada na sessão foi de Carlos Sainz, que marcou 1min23s204 com a McLaren.
Na sequência, o que se viu foi uma grande alternância na primeira posição entre os pilotos da Mercedes e da Ferrari. Lewis Hamilton superou Sainz, mas logo foi batido por Charles Leclerc. Hamilton tomou a primeira posição novamente com cinco minutos de atividade ao marcar 1min19s961, marca batida por Sebastian Vettel instantes depois. Leclerc, então, registrou 1min19s638.
Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, foi chamado aos boxes após um problema no motor ser detectado pela equipe. A sessão seguiu com Hamilton tomando a primeira posição mais uma vez, sendo batido por Max Verstappen, que marcou 1min18s629 com a Red Bull. O líder do campeonato, porém, recuperou o melhor tempo da sessão ao percorrer o traçado húngaro em 1min18s077.
Após um início frenético, a atividade “acalmou”, e os pilotos passaram a realizar as simulações de corrida. Lance Stroll rodou com a Racing Point, enquanto Hamilton melhorou ainda mais a melhor marca ao cravar 1min17s233, enquanto Verstappen perdeu o controle de sua Red Bull, rodando no setor final. Na abertura da segunda meia hora de sessão, a chuva atingiu Hungaroring.
Leclerc saiu para a pista com pneus intermediários, e o que se viu foi uma pista seca demais para uso dos compostos para asfalto molhado. A mesma atitude foi seguida por outros pilotos, que fizeram voltas de instalação e retornaram aos boxes imediatamente, fazendo com que o treinamento tivesse um momento de calmaria por conta do traçado úmido.
Após alguns minutos, Sainz foi à pista usando pneus macios, constatando que o asfalto havia secado. Kevin Magnussen avançou para a terceira posição com a Haas, jogando Nico Hülkenberg para o quarto posto. Logo depois, Leclerc marcou o melhor primeiro setor da atividade, mas enfrentou trânsito no trecho final da pista, e se colocou na frente do alemão da Renault.
Sergio Pérez rodou com a Racing Point, mas sem provocar uma neutralização da atividade, enquanto Vettel tomou a segunda posição, ficando 0s166 distante do tempo de Hamilton. Por sua vez, Bottas, que deu uma breve saída à pista nos minutos iniciais da sessão, seguia como único piloto sem nenhuma volta aferida restando 20 minutos para o final da atividade.
A sessão seguiu tranquila até o seu final, exceção feita a mais uma rodada de Verstappen, já nos instantes finais do ensaio. Hamilton acabou como o mais rápido, sendo seguido pelo holandês da Red Bull e por Vettel.
Deixe seu Comentário