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Hamilton bate Vettel e lidera TL1 da F1 na Áustria

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  • Publicado: 28/06/2019
  • Atualizado: 28/06/2019 às 7:33
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (28) no Red Bull Ring, autódromo localizado na cidade de Spielberg, o piloto da Mercedes aproveitou o início do terço final do ensaio para anotar, com pneus macios, 1min04s838.

Lewis Hamilton
Usando pneus macios, Hamilton bateu Vettel, de pneus médios, por apenas 0s144. (Foto: Getty Images)

A segunda posição acabou nas mãos de Sebastian Vettel, que foi apenas 0s144 mais lento que Hamilton, mesmo usando os pneus médios. Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, fechou o treinamento com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Charles Leclerc, quarto melhor com a outra Ferrari. O grupo dos cinco melhores foi completado por Max Verstappen, da Red Bull.

Pierre Gasly, que chegou a liderar o treinamento em seus minutos iniciais, fechou a sessão com o sexto melhor tempo. O companheiro de equipe de Verstappen foi seguido por Carlos Sainz, sétimo mais rápido com a McLaren, enquanto Daniel Ricciardo, da Renault, foi o oitavo. Kevin Magnussen colocou a Haas no nono posto, enquanto Lando Norris, companheiro de equipe de Sainz, fechou a lista dos dez melhores.

A Fórmula 1 terá mais um treinamento no Red Bull Ring nesta sexta-feira, marcada para 10h. O Grande Prêmio da Áustria será disputado no domingo (30), a partir das 10h10.

Confira como foi o treino no Red Bull Ring

A sessão foi iniciada pontualmente às 6h, pelo horário de Brasília, com 26°C de temperatura ambiente no Red Bull Ring, e 45°C na pista. Logo nos minutos iniciais da sessão, Carlos Sainz registrou a primeira volta rápida do final de semana com a McLaren, marcando 1min14s185, sendo superado na sequência por Pierre Gasly, da Red Bull, que anotou 1min08s299.

Gasly baixou ainda mais seu tempo, mas foi superado por Sebastian Vettel, que fez 1min07s075 com a Ferrari. O francês da Red Bull, porém, retomou o melhor tempo ao cravar 1min06s385. Pouco depois, Charles Leclerc fez seu primeiro giro do final de semana, avançando ao segundo lugar, meio segundo atrás do melhor tempo, sendo superado por seu companheiro de Ferrari.

Leclerc tomou a dianteira da sessão com 15 minutos de atividade, marcando 1min06s169, marca batida por apenas 0s009 por Vettel momentos depois. Lando Norris colocou a McLaren na quarta posição, enquanto a Mercedes mandou Valtteri Bottas e Lewis Hamilton à pista com 22 minutos de atividade. Max Verstappen se colocou na quinta posição, mas foi batido por Sainz na sequência.

Hamilton pulou para o quinto lugar em sua primeira volta rápida no final de semana, ao passo que Bottas cravou somente o 16º posto, subindo para quarto logo depois. Verstappen colocou a Red Bull na liderança da sessão com 1min06s100 no fechamento da primeira meia hora de atividade. Na sequência, o holandês quebrou a barreira de 1min06s ao anotar 1min05s938.

Gasly avançou para o segundo posto quando restavam 55 minutos para o encerramento do treino, sendo superado por Hamilton na sequência. Verstappen seguiu melhorando seu tempo, e cravou 1min05s488. Entre os pilotos do pelotão intermediário, Antonio Giovinazzi escapou da pista algumas vezes, passando pela brita.

Com Leclerc na Ferrari, a sessão voltou a ter carros na pista no Red Bull Ring após alguns minutos de calmaria, e anotou o melhor tempo com 1min05s409, marca batida por Bottas na sequência, com 1min05s299, mesmo tendo que corrigir o carro no segundo setor da pista. O monegasco, então, voltou à ponta ao cravar 1min05s141 usando pneus médios.

Bottas quebrou a barreira de 1min05s com 33 minutos para o final da atividade ao marcar 1min04s999 no fechamento do segundo terço do exercício. Pouco depois, Hamilton tomou a liderança da sessão ao anotar 1min04s838. Vettel anotou as duas melhores parciais da pista momentos mais tarde, mas acabou perdendo tempo no terceiro setor, ficando com o segundo posto na folha de tempos com os pneus médios.

Restando três minutos para o final da atividade, a bandeira vermelha foi acionada por conta de uma quebra da asa dianteira de Nico Hülkenberg. Assim, o treinamento foi encerrado e Hamilton foi o mais rápido.

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