A Fórmula 1 começa a tomar forma para 2021, quando sofrerá uma grande mudança em seu regulamento. O primeiro passo foi a apresentação de um esboço do carro, com alterações no downforce dos carros, que passarão a contar com asas dianteiras mais simples. A parte inferior do carro deverá contar com um túnel tipo Venturi, que forma um difusor duplo, provocando o chamado “efeito-solo”, banido da categoria em 1983.
“Queremos que os carros possam correr e seguir um ao outro, tendo mais batalhas emocionantes. Queremos ter pneus que permitam aos pilotos lutar uns contra os outros sem tanta degradação e por mais tempo”, disse Nikolas Tombazis, diretor de assuntos técnicos para monopostos da FIA, em declaração ao site norte-americano Motorsport.com.
“Os carros serão mais simples que os atuais porque muitos dos pequenos componentes foram simplificados: especialmente os sidepods e as asas dianteiras. Também haverá um difusor embaixo do carro”, explicou o dirigente, que espera que os carros percam apenas de cinco a dez por cento de downforce quando estiverem em perseguição. Os atuais carros da Fórmula 1 perdem até 45%.
“Dois dutos vão sugar a turbulência e, como resultado, o carro terá um ar muito mais limpo. Portanto, temos uma redução maciça da perda de downforce”, completou Tombazis, lembrando que o intuito das alterações é aumentar a disputa por posições na pista e, consequentemente, tornar as corridas da categoria mais interessantes para o público.
A Fórmula 1 espera chegar a um acordo sobre o novo regulamento com as equipes até o dia 15 de setembro. Feito isso, o processo avançaria para a aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, que terá encontro no mês de outubro.
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