Ricardo Zonta conquistou a pole position para a etapa final da Stock Car, que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Na fase decisiva da classificação realizada na tarde deste sábado (8), o piloto da Shell V-Power cravou 1min37s314 em sua volta rápida, garantindo a primeira pole position na atual temporada da mais importante categoria do automobilismo brasileiro.
LEIA MAIS:
Gaetano di Mauro destaca rápida adaptação a Stock Car
Daniel Serra lidera TL3 com clima instável em Interlagos
Com volta no fim, Casagrande lidera TL2 da Stock Car em SP
Stock Car: Ipiranga Racing mantêm Camilo e Bia para 2019
A segunda posição ficou com Julio Campos, piloto da Prati-Donaduzzi que foi superado por Zonta em apenas 0s005. A segunda fila contará com o líder do campeonato Daniel Serra, da Eurofarma RC, e Cacá Bueno, da Cimed Racing. Ricardo Maurício, da Eurofarma/Full Time, parte em quinto, enquanto o grupo dos seis primeiros será completado por Gabriel Casagrande, piloto da Vogel que não registrou tempo no Q3 após errar no S do Senna.
Entre os pilotos que não se classificaram para a rodada decisiva, o melhor foi Lucas Foresti, sétimo com a Cimed. O brasiliense dividirá a quarta fila com Bruno Baptista, representante da Hero Motorsport. Antonio Pizzonia, que se despede da Prati-Donaduzzi neste final de semana, foi o nono, enquanto Diego Nunes, da Full Time, fecha o grupo dos dez melhores.
A classificatória foi desastrosa para Felipe Fraga. Ainda vivo na disputa pelo título da temporada, o competidor da Cimed Racing fez parte do primeiro grupo de pilotos a visitar a pista, que estava mais molhada em relação ao segundo grupo, e acabou eliminado ainda na primeira rodada, obtendo apenas da 18ª posição, fechando a nona fila do grid.
A corrida decisiva da Stock Car será disputada neste domingo (9), a partir das 11h, e contará com transmissão ao vivo da TV Globo.
Saiba como foi o treino:
Q1
Uma rápida chuva atingiu a região do Autódromo de Interlagos momentos antes do início da classificação. Quando a atividade começou, os pilotos do primeiro grupo rapidamente começaram a baixar seus tempos a cada passagem. Entre os dois postulantes ao título, Serra esteve sempre a frente de Fraga, mas quem liderou o grupo foi Campos, que anotou 1min43s054, seguido por Casagrande e Zonta.
Com a pista melhor a cada instante, os pilotos do segundo grupo levaram grande vantagem, e destruíram o tempo feito por Campos no G1. Pior para Fraga, que havia sido oitavo em seu grupo, e terminou o Q1 apenas na 18ª posição, sendo eliminado. Serra se classificou para o Q2 apenas na 12ª posição, enquanto a Hero Motorsport viu Bruno Baptista, com 1min42s329, fazer o melhor tempo, seguido por Di Mauro.
Q2
A segunda rodada da classificação foi iniciada com um incidente curioso: a Full Time mandou Diego Nunes à pista com um protetor na asa traseira, que se transformou em uma espécie de paraquedas. O piloto retornou aos boxes para tirar o protetor. Na pista, Zonta foi o mais rápido ao anotar 1min41s143, sendo seguido por Campos, Serra, Cacá, Casagrande e Maurício, que avançaram a rodada final.
Q3
Maurício abriu a fase final da classificação, e cravou 1min39s534, mantendo-se na liderança após Casagrande cometer um erro logo no S do Senna, abortando a volta. Cacá tomou a dianteira ao marcar 1min38s338, mas foi superado em 0s940 por Serra, que virou líder. Campos tomou a pole provisória em seu giro, cravando 1min37s319, mas viu Zonta faturar a pole por apenas cinco milésimos.
Foto: Rafa Catelan
Deixe seu Comentário