Card image
Competições
De Vries vence de ponta a ponta corrida 1 da F2 em Mônaco

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/05/2019
  • Atualizado: 24/05/2019 às 10:34
  • Por: Leonardo Marson

Nyck de Vries venceu na manhã desta sexta-feira (24) a primeira corrida da quarta etapa da Fórmula 2, disputada no circuito montado nas ruas de Monte Carlo, em Mônaco. O holandês liderou todas as 41 voltas da prova, não sendo pressionado por ninguém ao longo da corrida. O resultado representa a segunda vitória do piloto da ART Grand Prix na temporada deste ano.

Nyck de Vries
Nyck de Vries venceu pela primeira vez na temporada. (Foto: FIA Formula 2)

A segunda posição ficou com Luca Ghiotto, piloto da UNI Virtuosi que, mesmo próximo de De Vries, não teve condições de atacá-lo, terminando três segundos atrás do rival. O pódio foi completado por Nobuharu Matsushita, que aproveitou a estratégia de boxes para superar Sérgio Sette Câmara e levar a Carlin ao terceiro lugar. O brasileiro da Dams fechou a prova em quarto, logo à frente de Dorian Boccolacci, da Campos Racing.

Guan Yu Zhou, com o segundo carro da UNI Virtuosi, acabou a prova na sexta colocação, sendo seguido por Artem Markelov, russo que substitui Jordan King neste final de semana na MP Motorsport. Louis Delétraz, da Carlin, fechou a corrida em oitavo, e largará da pole position na corrida de sábado. A zona de pontuação foi completada por Anthoine Hubert, da Arden, e Ralph Boschung, da Trident.

A corrida foi marcada por uma bandeira vermelha ocorrida na 20ª volta da prova, quando Mick Schumacher tentou um ataque sobre Tatiana Calderón, tocando o carro da colombiana, que rodou. O que se viu aí foi o fechamento da pista, já que o alemão não conseguiu desviar da única mulher no grid, e a direção de prova foi obrigada a paralisar a corrida.

A segunda corrida da Fórmula 2 em Monte Carlo acontece neste sábado (25), a partir das 12h10, pelo horário de Brasília.

Confira como foi a corrida

A primeira prova da Fórmula 2 contaria com 42 voltas, mas a Sauber de Callum Ilott apresentou problemas antes da largada, fazendo com que a direção de prova acionasse uma segunda volta de apresentação. Quando a largada foi finalmente acionada, Nyck de Vries manteve a primeira colocação, sendo seguido por Luca Ghiotto e Sérgio Sette Câmara, que superou Mick Schumacher.

Nyck de Vries
De Vries manteve a ponta na largada. (Foto: FIA Formula 2)

Jack Aitken reclamou de um dano na suspensão ainda nos metros iniciais da prova, enquanto a direção de prova abriu investigação por conta de pilotos que cortaram a primeira curva do circuito monegasco. Quem não fez parte de nada disso foi Ilott, que não conseguiu largar, deixando a disputa da corrida antes do início da prova no traçado de Monte Carlo.

Schumacher conseguiu a ultrapassagem sobre Antoine Hubert na entrada da Mirabeau para assumir a quarta posição. O alemão passou a buscar aproximação sobre Sette Câmara, mas viu o brasileiro manter uma distância segura. Um pouco mais à frente, De Vries seguia com uma vantagem em torno de um segundo em relação ao segundo colocado Ghiotto.

O primeiro a fazer a parada obrigatória nos boxes foi Aitken, que vinha no pelotão de trás. No pelotão intermediário, Artem Markelov, que participa da etapa no lugar de Jordan King, que disputa as 500 Milhas de Indianápolis neste final de semana, superou Ralph Boschung para assumir a 11ª colocação, mas os dois acabaram punidos em dez segundos por cortar a primeira curva na largada, mesma punição aplicada contra Tatiana Calderón.

Hubert foi para os boxes na oitava volta, atitude tomada por Schumacher e Nicholas Latifi – que vinha apenas na oitava colocação – no giro seguinte. Na frente, De Vries seguia na liderança, agora com uma vantagem de dois segundos sobre Ghiotto, enquanto Sette Câmara viu os rivais se distanciarem. O brasileiro, porém, tinha nove segundos de frente sobre Nobuharu Matsushita.

Aitken abriu ataque sobre Mahaveer Raghunathan na 12ª volta, conseguindo a ultrapassagem no giro seguinte. Dorian Boccolacci cometeu um erro na última curva antes do túnel, e acabou superado por Markelov, que assumiu a quinta colocação na 14ª passagem. Mais atrás, Latifi abriu ataque sobre Schumacher, tentando a ultrapassagem na Lowes, danificando a asa dianteira e visitando os boxes na 18ª posição.

Raghunathan foi punido em cinco segundos por cortar a chicane do Porto, e acabou superado por Giuliano Alesi, que usou do mesmo expediente para superá-lo. Preso atrás de Tatiana Calderón, Schumacher viu Louis Delétraz se aproximar O alemão tentou, na Rascasse, superar a colombiana, que rodou, provocando um engavetamento. A direção de prova foi obrigada a acionar a bandeira vermelha na 20ª volta.

Mick Schumacher
Acidente provocado por Mick Schumacher paralisou a corrida por mais de 30 minutos. (Foto: FIA Formula E)

Após mais de 30 minutos de interrupção, a prova foi reiniciada com o Safety Car à frente do pelotão, e a relargada ocorrendo na volta 22. Mick Schumacher foi punido em cinco segundos por conta do incidente com Tatiana Calderón. Na frente, Sette Câmara conseguiu a melhor volta da prova ao marcar 1min23s295, se mantendo próximo de De Vries e Ghiotto, os dois líderes da corrida.

Os dois líderes da prova passaram a trocar voltas mais rápidas, enquanto o único brasileiro do grid se distanciou, passando a ser atacado por Matsushita. Mais atrás, Latifi superou Hubert para assumir a 11ª colocação. Mais atrás, o canadense tentou a ultrapassagem sobre Sean Gelael, tocou o rival, e quase provocou a segunda paralisação da prova.

Sérgio Sette Câmara
Sérgio Sette Câmara esteve em terceiro na maior parte do tempo, mas acabou superado por Nobuharu Matsushita. (Foto: FIA Formula 2)

Ghiotto foi para sua parada obrigatória nos boxes na volta 35, em atitude repetida por Matsushita e Boccolacci. Outro que foi aos boxes foi Gelael, mas este para abandonar a corrida. No giro seguinte, De Vries e Sette Câmara foram para suas paradas. O holandês manteve a liderança, enquanto o brasileiro caiu para a quarta posição ao ser superado por Matsushita.

A bandeira amarela foi acionada na Lowes na volta 39, por conta de um acidente com Jack Aitken, que foi atingido por Raghunathan. Juan Manuel Correa, na segunda perna do S da piscina, acertou o guard-rail. A direção de prova acionou o Safety Car, para retirada dos dois carros.

Ainda houve tempo para uma relargada para a volta final da prova, que acabou vencida por De Vries, que foi seguido por Ghiotto e Matsushita. Sette Câmara completou em quarto.

Deixe seu Comentário

Comentários