A Austrália recebe neste domingo (17) a Fórmula 1 pela 35ª vez em sua história, sendo a 24ª edição do Grande Prêmio da principal categoria do automobilismo mundial no circuito de Albert Park, em Melbourne. A expectativa para a corrida deste final de semana diz respeito a divisão de forças para o campeonato deste ano, com atenções voltadas mais uma vez para Mercedes e Ferrari. Confira com RACING alguns números do GP da Austrália.
Ninguém venceu mais vezes a corrida australiana do que Michael Schumacher. O heptacampeão tem quatro vitórias, obtidas em 2000, 2001, 2002 e 2004, sempre em Melbourne e pela Ferrari. Sebastian Vettel, que está empatado com Jenson Button com três triunfos, pode igualar o compatriota em maior número de vitórias e em triunfos seguidos, já que faturou a prova nos dois últimos anos (a primeira vitória foi em 2011). Lewis Hamilton tem duas vitórias, em 2008, pela McLaren, e em 2015, pela Mercedes.
LEIA MAIS:
Globo exibe classificação da F1 pela primeira vez desde 2014
Räikkönen diz que piloto melhor quando se diverte
Ferrari exibe SF90 sem marca Mission Winnow para a Austrália
Confira a programação para o GP da Austrália de Fórmula 1
Quando o assunto é pole position na Austrália, ninguém supera Hamilton. O inglês da Mercedes possui nada menos do que sete largadas na primeira posição, sendo cinco delas nas últimas cinco temporadas. O pentacampeão superou Ayrton Senna neste quesito no ao passado, já que o brasileiro tem seis poles, enquanto Nigel Manssel, Mika Hakkinen, Michael Schumacher e Sebastian Vettel têm três poles cada. Além de Hamilton e Vettel, Kimi Räikkönen é o outro piloto em atividade com poles, uma única, em 2007.
O Grande Prêmio da Austrália, porém, não é uma prova em que largar da pole position represente uma grande vantagem. Em 34 edições, apenas 14 vezes o dono da posição de honra saiu com a vitória, o que representa um aproveitamento de 41%, sendo o último deles Lewis Hamilton, em 2015. Se puxarmos apenas pelas corridas em Melbourne, o aproveitamento é um pouco menor: nove vitórias de poles em 23 provas, ou 39% de posições de honra convertidas em triunfo.
Quando se fala em melhores voltas, quesito que passa a contar pontos neste ano, Kimi Räikkönen é o recordista, com seis melhores giros, apenas um a mais em relação a Michael Schumacher. Gerhard Berger, Damon Hill, Nico Rosberg e Daniel Ricciardo possuem duas melhores voltas cada. Neste quesito, Lewis Hamilton tem um melhor giro, e Sebastian Vettel jamais alcançou este objetivo.
A volta mais rápida da história do circuito de Albert Park em classificações foi obtida por Lewis Hamilton em 2018, quando o inglês percorreu os 5.303 metros do traçado localizado em Melbourne em 1min21s164. Em corrida, o melhor giro foi feito por Michael Schumacher, com a Ferrari, em 2004, ao marcar 1min24s125. Já a prova mais rápida aconteceu em 2017, quando Sebastian Vettel venceu em 1h24min11s672.
O Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 acontece neste domingo, a partir das 2h10, pelo horário de Brasília.
Deixe seu Comentário