Thiago Camilo venceu no início da tarde deste domingo (5) a primeira corrida da segunda etapa da Stock Car, disputada no Velo Città, autódromo localizado em Mogi Guaçu (SP). O piloto da Ipiranga Racing liderou a corrida de ponta a ponta, mas precisou se defender dos ataques de Daniel Serra nas voltas finais para vencer pela primeira vez na atual temporada, quebrando um jejum que durava desde a etapa de Londrina de 2017.
Serra manteve-se próximo de Camilo ao longo dos 40 minutos de prova, e tentou o ataque nos últimos cinco minutos de prova. O piloto da Eurofarma RC chegou a usar o botão de ultrapassagem sem que o rival pudesse fazer o mesmo, mas o representante da Ipiranga Racing conseguiu se defender e seguiu para a vitória. O pódio foi completado por Ricardo Maurício, com outro carro do time de Rosinei Campos.
Gabriel Casagrande, com um equipamento da Crown Racing, chegou a subir para terceiro na largada, mas terminou em quarto, seguido por Felipe Fraga, representante da Cimed Racing. Marcos Gomes, da KTF Sport, ficou com a sexta posição, enquanto Ricardo Zonta, da Shell V-Power, foi o sétimo. Rubens Barrichello, da Full Time, Diego Nunes, da KTF, e Julio Campos, da Prati-Donaduzzi, fecharam o top-10.
A prova não contou com nenhuma entrada do Safety Car, mas teve dois incidentes. Vitor Baptista foi punido pela direção de prova após provocar uma rodada de Bia Figueiredo. Depois, a companheira de Thiago Camilo na Ipiranga Racing chegou a tocar Cesar Ramos, da Blau Motorsport. O gaúcho, porém, vinha com problemas e ficou parado na pista, abandonando na sequência.
A segunda corrida do dia no Velo Città acontece ainda neste domingo, a partir das 14h10. A pole será de Julio Campos, décimo nesta primeira corrida.
Confira como foi a corrida
A largada contou com Thiago Camilo mantendo a liderança da prova, enquanto Daniel Serra e Gabriel Casagrande superaram Ricardo Maurício, tomando a segunda e a terceira posição, respectivamente, e relegando o piloto do carro número 90 ao quarto lugar. Felipe Fraga completou o grupo dos cinco melhores nos metros iniciais da corrida no interior paulista.
Camilo abriu uma pequena vantagem sobre Serra, que segurava um pequeno pelotão formado ainda por Casagrande e Maurício. Um pouco mais atrás, Marcos Gomes passou a pressionar Fraga pelo quinto lugar. Na sexta volta, Bia Figueiredo rodou após sofrer um toque de Vitor Baptista, piloto que substitui o ainda lesionado Átila Abreu neste final de semana. O piloto da Shell V-Power acabou punido com um drive-through.
Cesar Ramos entrou no grupo dos dez primeiros ao superar Diego Nunes na sexta volta. Na frente, as posições seguiam inalteradas, com Camilo mantendo a diferença em relação a Serra na casa de 1s6. Nelsinho Piquet, que largou de trás, avançou para o 20º lugar ao ultrapassar Marcel Coletta. Punido, Vitor Baptista acabou abandonando a disputa, pensando na segunda corrida do dia.
Coletta seguiu sendo escalado, e perdeu a posição para Denis Navarro, caindo para o 22º lugar. Ramos, por sua vez, passou a pressionar Gaetano di Mauro, conseguindo a ultrapassagem que lhe valeu a nona posição na 11ª volta. Pouco depois, Felipe Lapenna e Max Wilson rodaram na mesma curva, sem se tocar, e perderam posições. Na abertura da 13ª volta, a janela de paradas nos boxes foi aberta.
O primeiro a entrar nos boxes foi Casagrande, que trocou apenas o pneu traseiro direito, e reabasteceu. A mesma atitude foi tomada por Gomes. No giro seguinte, Camilo veio para a troca de pneus, cedendo a liderança para Serra. Ao mesmo tempo, Maurício e Fraga também fizeram suas paradas. O atual bicampeão e líder do campeonato parou na volta 15, fazendo com que Ricardo Zonta tomasse a ponta. Serra retornou atrás de Camilo.
Zonta, Rubens Barrichello e Julio Campos vieram aos boxes na volta 16. Ramos, por sua vez, teve um problema no na bomba de combustível e parou na pista, mas a direção de prova optou por não acionar o Safety Cat. Após o fim da janela de paradas nos boxes, a classificação da prova apontava a liderança da prova para Camilo, Serra, Maurício, Casagrande e Fraga.
Camilo seguiu com uma vantagem em torno de dois segundos para Serra até a 20ª volta. A partir daí, o piloto da Ipiranga Racing viu o rival da Eurofarma RC se aproximar. Na 26ª volta, usando o botão de ultrapassagem, o atual bicampeão tentou a ultrapassagem na reta dos boxes, mas viu o piloto do time da equipe comandada por Andreas Mattheis conseguir defender a liderança e seguir para a vitória.
Foto: Rafa Catelan
Deixe seu Comentário