Valtteri Bottas conquistou neste sábado (11) a pole position para o Grande Prêmio da Espanha, quinta etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. O piloto da Mercedes dominou completamente a classificação realizada nesta manhã, liderou as três fases, e registrou 1min15s406 logo em sua primeira tentativa de volta rápida no Q3, faturando a nona pole position da carreira.
A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, que acabou seis décimos atrás de Bottas, seu companheiro de equipe. Sebastian Vettel colocou a Ferrari na terceira posição do grid, e dividirá a segunda fila com Max Verstappen, quarto com o equipamento da Red Bull. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Charles Leclerc, com o outro carro da Ferrari.
Pierre Gasly largará da sexta posição com a Red Bull, enquanto a dupla da Haas apareceu logo na sequência, com Romain Grosjean aparecendo à frente de Kevin Magnussen. Daniil Kvyat, com a Toro Rosso, enquanto Lando Norris, beneficiado pela punição de três posições sofrida por Daniel Ricciardo por conta do incidente com Kvyat no Azerbaijão, largará da décima posição.
Entre os pilotos que não conseguiram avançar ao Q3, destaque para Alexander Albon, que partirá da 11ª colocação com a Toro Rosso. Já Kimi Räikkönen não conseguiu se classificar para a fase decisiva da classificação pela segunda vez no ano, e partirá em 14º com a Alfa Romeo. Pior foi Nico Hülkenberg, que acertou o muro, danificou a asa dianteira, e largará apenas da 16ª posição.
O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 será disputado neste domingo (12), a partir das 10h10, pelo horário de Brasília. A corrida terá transmissão da TV Globo e da Rádio Band News FM.
Q1
Tão logo a sessão classificatória foi iniciada em Barcelona, a Williams mandou seus pilotos à pista. O primeiro a registrar tempo foi Robert Kubica, que marcou 1min21s860, sendo superado rapidamente por Lance Stroll, da Racing Point. A Ferrari mandou seus dois pilotos à pista na sequência, e viu Charles Leclerc marcar 1min17s835, superando Sebastian Vettel.
Nico Hülkenberg travou pneus e acertou levemente o muro de proteção, danificando a asa dianteira. O piloto da Renault, retornando aos boxes, viu a asa dianteira ficar debaixo do carro, e quase acertou George Russell, que rodou com a Williams, e voltava à pista no momento. Com dez minutos para o final da fase inicial da classificação, Ricciardo avançou para a terceira posição.
Vettel tomou a primeira posição de Leclerc, mas logo foi superado pelo companheiro de equipe. Pouco depois, Max Verstappen pulou para a ponta com 1min17s244 com a Red Bull. Os tempos seguiram caindo, e Bottas marcou 1min17s175 com a Mercedes. Lewis Hamilton, por sua vez, marcou o terceiro tempo, perdendo a posição para o monegasco da Ferrari na sequência.
A Renault mandou Hülkenberg de volta à pista quando restavam cinco minutos para o final da sessão, marcando o 15º tempo, última posição entre os classificados. Hamilton retomou a terceira posição em seu giro seguinte. Com o cronometro zerado, Kimi Räikkönen subiu para 11º com a Alfa Romeo, enquanto Bottas marcou 1min16s979.
Os eliminados da primeira rodada da classificação foram Nico Hülkenberg, Lance Stroll, Antonio Giovinazzi, George Russell e Robert Kubica.
Q2
A segunda rodada da classificação começou e os pilotos foram à pista rapidamente. O primeiro a marcar tempo foi Bottas, mas Hamilton foi quem tomou a ponta ao marcar 1min16s038. Leclerc, por sua vez, escapou da pista e marcou apenas o quinto tempo em seu primeiro giro rápido. Lando Norris apareceu bem e avançou para o sétimo posto com a McLaren.
Último a marcar tempo na sessão, Pierre Gasly avançou ao quinto posto em seu primeiro giro. Os pilotos foram aos boxes para troca de pneus e voltaram à pista restando dois minutos para o encerramento da sessão. Bottas marcou 1min15s924 em sua última volta, enquanto Leclerc se viu ameaçado, e precisou fazer mais uma volta para se garantir entre os dez. Carlos Sainz, por sua vez, errou em sua volta rápida, e não melhorou seu tempo.
Os cinco eliminados no Q2 foram Lando Norris, Alexander Albon, Carlos Sainz, Kimi Räikkönen e Sergio Pérez.
Q3
A fase final da classificação começou com Hamiton anotando 1min16s040, tempo que foi pulverizado por Bottas, que marcou 1min15s406. Vettel registrou o melhor primeiro setor da pista, mas perdeu tempo no terceiro setor, e se colocou atrás das Mercedes. Já Leclerc, que fez uma volta a mais no Q2, não registrou tempo no início da disputa pela pole position.
Enquanto os pilotos que registraram tempo foram aos boxes, Leclerc partiu para sua única tentativa de volta rápida, marcando o quinto tempo. Os outros pilotos vieram para uma segunda volta, mas o que se viu foi ninguém melhorar o tempo. Assim, Valtteri Bottas pôde comemorar sua quarta pole position no ano.
Fotos: Getty Images
Deixe seu Comentário