Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Espanha, quinta etapa da temporada da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (10) no Circuito de Barcelona, em Montmelò, o finlandês da Mercedes, líder do campeonato, foi o único a quebrar a barreira de 1min18s, cravando 1min17s951 com os pneus macios.
A segunda posição ficou com Sebastian Vettel, piloto da Ferrari que acabou a sessão 0s115 atrás do finlandês da Mercedes. Charles Leclerc, companheiro do alemão na equipe de Maranello, fechou a sessão com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Lewis Hamilton, que teve atuação discreta na atividade, sendo apenas o quarto com a Mercedes. Romain Grosjean, da Haas, fechou a lista dos cinco primeiros.
Único piloto espanhol do grid da Fórmula 1, Carlos Sainz foi o sexto com a McLaren, sendo seguido por Kevin Magnussen, piloto da Haas. Pierre Gasly, primeiro piloto a anotar tempo na sessão, fechou o treino com a oitava colocação com a Red Bull, enquanto Daniil Kvyat, da Toro Rosso, ficou com o nono tempo. A lista dos dez primeiros foi fechada por Nico Hülkenberg, da Renault.
A atividade ainda contou com uma bandeira vermelha, provocada por Lance Stroll nos instantes finais. O piloto da Racing Point perdeu o controle de seu carro na curva nove do circuito espanhol, acertando a barreira de proteção. O acidente com o piloto canadense provocou ainda o encerramento da sessão que abriu o final de semana da Fórmula 1 na Espanha.
O segundo treino livre do dia em Montmeló acontece a partir das 10h. O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 será disputado no domingo (12), a partir das 10h10, e contará com acompanhamento da RACING.
Confira como foi o primeiro treino livre:
A sexta-feira de Fórmula 1 no Circuito de Barcelona começou pontualmente às 6h, pelo horário de Brasília, com tempo agradável, 22°C. Os pilotos logo partiram para as voltas de instalação. O único que partiu rapidamente para marcar tempo foi Pierre Gasly, piloto da Red Bull que, em seu primeiro giro, anotou 1min23s115. Depois de algumas voltas, o francês cravou 1min21s016, usando os pneus duros.
Com 22 minutos de atividade, Lando Norris colocou a McLaren na frente, mas logo foi superado pela dupla da Haas, primeiro por Kevin Magnussen, e depois por Romain Grosjean. A Mercedes mandou Lewis Hamilton e Valtteri Bottas à pista na sequência, mas o inglês não marcou um bom tempo, e o finlandês escapou do traçado. A Ferrari, por sua vez, viu Charles Leclerc cravar 1min19s757, com os pneus macios. Sebastian Vettel pulou para segundo.
Grosjean se colocou na ponta na sequência, mas acabou superado por Bottas. Minutos depois, a Ferrari voltou a pontear a sessão, com Vettel marcando 1min18s825, marca 0s413 melhor em relação a obtida por Leclerc. Max Verstappen, que vinha em volta rápida, se atrapalhou ao pegar pela frente Bottas, e foi obrigado a abortar seu giro para não provocar um acidente com o finlandês da Mercedes.
Vettel melhorou seu tempo na abertura da segunda meia hora de atividade, com 1min18s407, sempre usando os pneus macios. Verstappen finalmente conseguiu seu giro mais veloz, e subiu para a quinta posição na tabela de tempos. Pouco depois, foi a vez de Daniel Ricciardo aparecer com destaque na sessão, ao colocar a Renault na terceira posição, atrás apenas da dupla da Ferrari.
Depois de um período sem carros na pista, o silêncio foi quebrado por George Russell, piloto da Williams que aparecia com o último tempo após a primeira metade da sessão. O inglês fez seu melhor giro na atividade, e avançou para a 16ª colocação. Quem aparecia com pouquíssimo destaque era Lewis Hamilton, que marcou apenas uma volta rápida,e ocupava o 18º tempo com a Mercedes após 50 minutos.
Grosjean escapou da pista na parte final da segunda meia hora da sessão, sem grandes consequências. A Mercedes mandou seus pilotos à pista com os pneus macios, e viu Bottas anotar 1min17s990, tomando a primeira colocação. Hamilton também melhorou, e avançou para o terceiro posto na tabela de tempos, atrás do companheiro de equipe e de Sebastian Vettel, que superou o inglês novamente segundos mais tarde.
Bottas melhorou ainda mais seu tempo, marcando 1min17s951, e viu Vettel avançar para a segunda posição, mesmo depois de o alemão ser mais rápido nos dois primeiros setores da pista. Grosjean, que deu uma nova escapada da pista, surpreendia ao colocar a Haas na quinta posição da folha de tempos, enquanto a Red Bull tinha Gasly em oitavo, e Verstappen em 12º.
Nos minutos finais da atividade, os pilotos optaram por fazer as simulações de corrida. Restando pouco mais de um minuto para o encerramento da atividade, Lance Stroll bateu sua Racing Point na curva nove, e forçou uma bandeira vermelha. Assim, Valtteri Bottas fechou o treino com o melhor tempo.
Deixe seu Comentário