Valtteri Bottas venceu na manhã deste domingo (28) o Grande Prêmio do Azerbaijão, quarta etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. O piloto da Mercedes largou da pole position, e se manteve na liderança em dois momentos no circuito montado nas ruas de Baku: até a 12ª volta, quando foi aos boxes, e a partir da 32ª passagem, quando superou Charles Leclerc, e passou a segurar os ataques de Lewis Hamilton. É a segunda vitória do finlandês no ano, que reassumiu a liderança do campeonato.
A segunda posição ficou com Hamilton, que até tentou se aproximar de Bottas ao longo da prova, especialmente nas voltas finais, mas não teve condições de buscar a ultrapassagem em momento algum, exceto na largada, completando a quarta dobradinha da Mercedes na temporada. Sebastian Vettel, da Ferrari, acabou a prova na terceira colocação.
Max Verstappen finalizou a corrida com a quarta colocação com a Red Bull, após chegar a ameaçar o terceiro posto de Vettel. Leclerc, que largou da oitava posição, e chegou a assumir a liderança da prova na 14ª volta, após os três ponteiros irem aos boxes. O monegasco, que largou com pneus macios, manteve a ponta até a 32ª volta, e caiu para o quinto lugar.
Sergio Pérez, da Racing Point, acabou a prova na sexta colocação, sendo seguido por Carlos Sainz e Lando Norris, dupla da McLaren que acabou com a sétima e a oitava colocações, respectivamente. Lance Stroll, com a outra Racing Point, foi o nono, enquanto Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, completou a lista dos dez primeiros.
A Fórmula 1 terá sequência daqui duas semanas, com a realização do Grande Prêmio da Espanha, prova que abre a gira europeia do campeonato, e que será disputada no Circuito de Barcelona, em Montmeló.
Confira como foi a corrida
A largada teve Valtteri Bottas mantendo a primeira colocação, mesmo depois de ser muito atacado por Lewis Hamilton. Sebastian Vettel manteve a terceira posição, sendo seguido por Sergio Pérez, que ultrapassou Max Verstappen nos metros iniciais para tomar a quarta posição. Charles Leclerc caiu da oitava para a décima posição no começo da corrida.
A partir da terceira volta, Leclerc começou a escalar o pelotão, primeiro superando Daniel Ricciardo, e, na sequência, deixando Daniil Kvyat – que fora superado por Carlos Sainz momentos antes – para subir ao oitavo lugar. O monegasco seguiu avançando, e ultrapassou Sainz, na quinta volta, e Lando Norris, na sexta, assumindo a sexta posição da prova.
Robert Kubica passou a ser investigado por conta de um erro no procedimento de largada. Mais na frente, Pérez passou a ser pressionado por Max Verstappen, que o ultrapassou na sexta volta. O mexicano da Racing Point acabou superado também por Leclerc, que tomou a quinta posição. O piloto da Ferrari seguiu avançando, e na décima volta tomou a quarta colocação ao passar pelo holandês da Red Bull.
Norris, que acompanhava o ritmo de Sainz, fez sua parada nos boxes na décima volta. No pelotão da frente, o primeiro a fazer a parada foi Vettel, que colocou pneus médios na 11ª volta, atitude seguida pelos dois pilotos da Mercedes, que chamou Bottas na volta 12, e Hamilton no 13º giro. Assim, Leclerc assumiu a liderança da prova na abertura da 14ª volta, passagem em que Verstappen foi aos boxes.
Robert Kubica foi punido com uma passagem nos boxes na volta 15, enquanto Verstappen voltou para a quinta colocação ao superar Pierre Gasly, que largou com os pneus médios e ainda não havia feito a parada nos boxes, na 17ª passagem. Leclerc seguiu na liderança com 13 segundos de frente para Bottas. O finlandês, porém, com pneus mais novos, passou a descontar a vantagem do monegasco rapidamente.
Romain Grosjean passou reto em uma das curvas do traçado azeri na 25ª volta, mas seguiu na corrida com a Haas. Bottas cortou a vantagem de Leclerc para 1s9 na 28ª volta, passando a pressionar o monegasco. A ultrapassagem aconteceu quatro giros depois, assumindo a ponta. Mais atrás, Ricciardo e Kvyat passaram reto, e o australiano acertou o carro do russo. Ambos abandonaram.
Hamilton tomou a segunda posição de Leclerc na volta 33, enquanto Vettel superou o monegasco no giro seguinte. Apenas no complemento da volta 34 foi que a Ferrari chamou Leclerc para os boxes, colocando pneus macios. O piloto, porém, voltou atrás de Gasly, e demorou uma volta para deixar o francês da Red Bull para trás. O ritmo com pneus macios, porém, não era bom, e os ponteiros seguiam abrindo vantagem.
O Safety Car Virtual foi acionado na 39ª volta, após Gasly abandonar a prova com problemas. A corrida recomeçou na 41ª passagem, com Bottas abrindo vantagem sobre Hamilton, que passou a descontar a diferença nas voltas seguintes. Mais atrás, Leclerc seguia sem conseguir andar mais rápido em relação aos rivais, mesmo tendo pneus teoricamente mais aderentes.
Hamilton seguiu descontando a vantagem para Bottas, que conseguia evitar que o inglês diminuísse a vantagem para menos de um segundo. A Ferrari chamou Leclerc aos boxes para colocar pneus novos, pensando no ponto pela volta mais rápida, conseguindo na penúltima volta.
Hamilton buscou o ataque sobre Bottas nos giros finais, mas um erro na penúltima volta rendeu ao finlandês a vitória.
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