Valtteri Bottas venceu neste domingo (13) o Grande Prêmio do Japão, 17ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. O finlandês, piloto da Mercedes, fez ótima largada no circuito de Suzuka, avançando da terceira para a primeira posição, e controlou as 53 voltas da prova, mesmo com a tentativa de Lewis Hamilton para vencer pela terceira vez no ano. O resultado também garantiu o título mundial de construtores para a equipe da estrela de três pontas.
A segunda posição terminou nas mãos de Sebastian Vettel, piloto da Ferrari que não foi capaz de lutar com Bottas ao longo da corrida, mas que suportou forte pressão de Lewis Hamilton nas voltas finais, relegando o líder do campeonato e piloto da Mercedes ao terceiro lugar. A quarta colocação ficou com Alexander Albon, piloto da Red Bull, enquanto Carlos Sainz, da McLaren, completou o grupo dos cinco primeiros.
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Charles Leclerc, que se envolveu em um toque com Max Verstappen – que abandonou a corrida – ainda na volta inicial, precisou trocar a asa dianteira na terceira volta, e terminou em sexto com a Ferrari, sendo seguido por Daniel Ricciardo, da Renault. Pierre Gasly, com a Toro Rosso, terminou em oitavo, enquanto Nico Hülkenberg, com o outro carro da Renault, foi o nono. Lance Stroll, da Racing Point, foi o décimo.
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A próxima etapa da temporada 2019 da Fórmula 1 acontece daqui dois domingos, com a disputa do Grande Prêmio do México, prova marcada para o Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Valtteri Bottas tomando a primeira posição logo nos metros iniciais, pulando na frente de Sebastian Vettel e Charles Leclerc. Lewis Hamilton despencou para quinto, mas viu Max Verstappen rodar após receber um toque do monegasco da Ferrari na primeira curva, ganhando uma posição. Carlos Sainz, da McLaren, avançou para a quinta posição.
Com a asa danificada, Leclerc optou por seguir na pista alegando não perder ritmo. Apesar disso, o piloto da Ferrari passou a ser atacado por Hamilton. O inglês, por sua vez, reclamou que o pedaço da asa de Leclerc se soltou, atingindo o carro da Mercedes. No complemento da terceira volta, o monegasco foi aos boxes para trocar a asa e receber pneus médios.
Lando Norris foi para os boxes na volta quatro após se envolver em um toque com Alexander Albon, retornando na 20ª colocação. Na frente, Bottas abriu 2s1 para Vettel na sexta volta, enquanto Daniel Ricciardo tomou a décima posição de Antonio Giovinazzi, entrando na zona de pontos. Apenas na sétima volta a direção de prova abriu investigação no lance entre Max Verstappen e Charles Leclerc.
Na oitava volta, Leclerc perdeu o retrovisor do lado esquerdo do carro enquanto buscava se aproximar de Verstappen, em disputa valendo a 16ª posição, conseguindo a posição na volta seguinte. Na décima volta, a direção de prova passou a investigar Sebastian Vettel por queima de largada. Um pouco mais à frente, Albon passou a pressionar Sainz pela quarta colocação.
Leclerc seguiu avançando, e ganhou a 15ª posição ao superar Daniil Kvyat, enquanto Bottas abriu quatro segundos para Vettel na 13ª volta. Pouco depois, a direção de prova optou por não punir o alemão da Ferrari por queima de largada. No 15º giro, a Red Bull chamou Verstappen aos boxes para que o holandês abandonasse a corrida no circuito de Suzuka.
Albon foi aos boxes na 16ª volta, recebendo da Red Bull pneus médios. Vettel, por sua vez, trocou os pneus por novos macios na 17ª volta, deixando claro uma estratégia de duas paradas. Uma volta depois, a Mercedes chamou Bottas para os boxes, ganhando pneus médios, avisando ao finlandês que ele também iria para duas paradas, enquanto Hamilton partiu para um único pit stop.
Leclerc entrou na zona de pontuação na 19ª volta, momento em que assumiu a nona posição da prova, se aproveitando de paradas de Pierre Gasly e Antonio Giovinazzi. Quinto colocado, Hülkenberg parou nos boxes na volta 20, enquanto a direção de prova anunciou que a investigação do lance entre Verstappen e Leclerc seria investigado após a corrida.
Albon abriu ataque sobre Ricciardo na volta 21, conseguindo a quinta posição pouco depois. Hamilton foi para os boxes no 22º giro, colocando pneus médios. O inglês, porém, reclamou com a Mercedes por ter retornado à pista muito tempo atrás de Bottas. Com 25 voltas, a distância entre os dois era de 20 segundos. Na volta 26, Leclerc, então sétimo colocado, foi aos boxes e recebeu pneus macios.
Albon superou Sainz na volta 27, assumindo a quarta colocação da prova. Pouco depois, o espanhol da McLaren foi aos boxes para a troca de pneus, ganhando pneus médios. Mais atrás, Hülkenberg e Sergio Pérez avançaram para a nona e a décima posições, respectivamente, ao superarem Kvyat. O russo, pouco depois, foi superado também por Leclerc.
Aos poucos, Hamilton passou a descontar a vantagem em relação a Vettel, trazendo a diferença para 5s6 na 30ª volta. Mesmo com pneus macios, o alemão da Ferrari não conseguia descontar a diferença para Bottas, que mantinha a distância na casa de 11 segundos. Ricciardo finalmente foi aos boxes, ganhando da Renault um jogo de pneus médios.
Vettel foi para os boxes pela segunda vez na volta 32, e viu a Ferrari colocar pneus médios em seu carro, retornando na terceira colocação. Mais atrás, Leclerc tomou a sétima posição de Lance Stroll. Pouco depois, o piloto da Ferrari superou Gasly, tomando o sexto lugar. Albon foi aos boxes na volta 35, passando a andar com pneus de banda vermelha, retornando na quarta posição.
A Mercedes chamou Bottas aos boxes na volta 36, colocando no carro do finlandês pneus macios. Hamilton, então, assumiu a liderança da corrida, seguido pelo companheiro de equipe. Vettel, em terceiro, aparecia 17 segundos atrás do inglês. Na 43ª volta, a Mercedes chamou Hamilton para os boxes, recebendo pneus macios da equipe dos carros prateados, despencando para a terceira posição.
Com pneus mais novos e de compostos mais aderentes, Hamilton passou a descontar rapidamente a diferença para Vettel, cortando a diferença para 1s3 na volta 46. No giro seguinte, a Ferrari chamou Leclerc aos boxes pela terceira vez na prova, colocando pneus macios no carro do monegasco, pensando em fazê-lo conseguir o ponto de volta mais rápida.
Hamilton chegou de vez em Vettel, que conseguia jogar com os retardatários para se manter em segundo. Nas volta final, Pérez parou no muro, enquanto o inglês da Mercedes tentava a ultrapassagem sobre o rival da Ferrari. Bottas seguiu para vencer, seguido por Vettel e Hamilton.
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