Valtteri Bottas conquistou na madrugada deste sábado (13) a pole position para o Grande Prêmio da China, terceira etapa da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no Circuito Internacional de Xangai, o finlandês da Mercedes se impôs em relação a Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe, marcou 1min31s547, e conquistou pela segunda vez no ano a posição de honra.
A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, que ficou próximo de tomar a pole position, mas acabou 0s023 atrás de Bottas. A segunda fila será composta pelos dois carros da Ferrari, com Sebastian Vettel em terceiro, e Charles Leclerc na quarta posição. Max Verstappen se classificou em quinto, e dividirá a terceira fila com Pierre Gasly, seu companheiro de equipe.
Daniel Ricciardo obteve a sétima posição no grid, seu melhor posto com a Renault, e terá ao seu lado na quarta fila justamente seu companheiro de equipe, o alemão Nico Hülkenberg. A quinta fila contará com os dois pilotos da Haas, Kevin Magnussen e Romain Grosjean. Curiosamente, a dupla da equipe americana não registrou tempo na fase final da classificação.
Depois de um início forte de final de semana, quem não foi bem foi a McLaren, que terá Carlos Sainz apenas em 14º, uma posição à frente de Lando Norris. Antonio Giovinazzi não registrou tempo e largará em 19º com a Alfa Romeo, à frente apenas de Alexander Albon, piloto da Toro Rosso que não participou da definição do grid por conta do acidente sofrido ainda no terceiro treino livre.
O Grande Prêmio da China de Fórmula 1 será disputado neste domingo (14), a partir das 3h10, e terá transmissão ao vivo da TV Globo e da rádio Band News FM.
Confira como foi a classificação
Q1
A definição das posições de largada começou às 3h, pelo horário de Brasília, com a Williams liberando Robert Kubica e George Russell à pista imediatamente. Os dois, porém, ficaram para trás na tabela de tempos, que acabou liderada por Valtteri Bottas, que marcou 1min32s658, deixando Charles Leclerc, que fez duas voltas rápidas com a Ferrari, e Lewis Hamilton para trás.
Lance Stroll, da Racing Point, Kubica e Russell da Williams, foram eliminados ao lado de Antonio Giovinazzi, piloto da Alfa Romeo que não registrou tempo no Q1, e Alexander Albon, que destruiu sua Toro Rosso ainda no terceiro treino livre do final de semana ao bater contra o guard-rail.
Q2
A segunda fase da classificação foi dominada pela Mercedes, que viu Bottas na liderança por praticamente todo o período, sendo superado por Hamilton apenas nos instantes finais, quando o inglês marcou 1min31s637, sendo 0s091 mais rápido que o finlandês. Vettel colocou a Ferrari na terceira colocação.
Os eliminados da segunda rodada da classificação no Circuito Internacional de Xangai foram Daniil Kvyat, da Toro Rosso, Sergio Pérez, da Racing Point, Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, e a dupla da McLaren, que viu Carlos Sainz terminar à frente de Lando Norris.
Q3
A fase decisiva da classificação começou com os oito pilotos indo à pista, sendo a dupla da Haas, Romain Grosjean e Kevin Magnussen, a exceção. Bottas se colocou na liderança com 1min31s563, apenas 0s007 à frente de Hamilton. Vettel apareceu em terceiro, seguido por Max Verstappen, da Red Bull, e Leclerc.
Os pilotos retornaram à pista quando restavam dois minutos para o encerramento da classificação. Hamilton deu a impressão que partiria para a pole position, mas perdeu tempo no último setor, e ainda viu Bottas melhorar para 1min31s547, garantindo a pole position por 0s023. Vettel e Leclerc ficaram em terceiro e quarto, respectivamente, enquanto a terceira fila terá Verstappen e Pierre Gasly, da Red Bull.
Foto: Getty Images
Deixe seu Comentário