A Renault interrompeu o desenvolvimento de seu carro da atual temporada da Fórmula 1 depois das atualizações feitas para o GP da Inglaterra. Naquela ocasião, a equipe francesa introduziu um novo assoalho no carro de Nico Hülkenberg, que terminou aquela corrida com o sexto lugar, após andar em quinto e ter um problema no ERS.
De acordo com Cyril Abiteboul, chefe da Renault, a equipe trabalhou muito em novas atualizações, mas nenhuma delas pôde ser introduzida antes do novo assoalho, uma vez que este passo, segundo o dirigente da equipe francesa, era fundamental.
“Sabíamos o que queríamos fazer, mas sabíamos que era uma mudança drástica na filosofia do carro e que isso custaria um pouco de tempo. Ficamos sem dar pausa no desenvolvimento, em um certo momento, pois precisávamos daquela parte”, disse Abiteboul para o site americano Motorsport.com.
“Foi a abertura para uma nova gama de desenvolvimento na parte dianteira do carro, no meio, com os defletores, e também com a traseira. Agora que isso já está terminado, há muito mais por vir, e isso vai acontecer ao longo do restante da temporada”, seguiu o dirigente do time francês.
A Renault começou a temporada com um carro que era rápido em ritmo de classificação, mas que perdia desempenho nas corridas. O time sacrificou a performance em voltas rápidas e, mesmo com a posição média caindo nas últimas cinco corridas, Abiteboul vê as mudanças feitas com bons olhos.
“Começamos com uma plataforma muito sensível em termos de treino classificatório e não estávamos conseguindo converter isso em ritmo de corrida”, disse o representante da equipe.
“Então, o que fizemos foi uma grande mudança no carro em seu formato para ‘trocar’ performance de classificação por corrida – com equilíbrio aerodinâmico, balanço mecânico, suspensão e tudo mais – para ser um pouco mais competitivo aos domingos”, explicou.
“Tem sido uma grande satisfação ver a melhora em Silverstone, mas também confia que a equipe está tentando se construir”, admitiu Abiteboul. “Obviamente houve muito investimento, com muitas contratações e novos talentos, nova energia, o que está começando a fazer barulho”, seguiu.
“O que falta é a confirmação na pista de tudo o que estamos fazendo, e espero que Silverstone tenha sido a primeira evidência disso”, completou.
Foto: Renault
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