Fernando Alonso, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima venceram neste domingo (16) as 24 Horas de Le Mans, a mais tradicional prova de endurance do planeta. O trio da Toyota esteve na segunda posição na maior parte do tempo, e assumiu a liderança de forma definitiva na hora final, quando o outro carro da equipe japonesa, pilotado por Kamui Kobayashi, Mike Conway e José María López, teve um pneu furado. É a segunda vitória seguida do trio do carro número 8 no circuito de La Sarthe.
O resultado ainda rendeu o título mundial de endurance para Alonso, Buemi e Kobayashi, que precisavam apenas marcar os companheiros de Toyota para serem campeões, e acabaram vencedores. Alonso volta a ser campeão do mundo pela primeira vez desde 2006, quando venceu o campeonato da Fórmula 1, enquanto Nakajima se torna o primeiro japonês campeão mundial. Buemi, por sua vez, se torna bicampeão do mundo de endurance.
A terceira posição na classe LMP1 em Le Mans ficou com a SMP Racing, que teve na pilotagem do protótipo número 11 Stoffel Vandoorne, Vitaly Petrov e Mikhail Aleshin. Bruno Senna, que correu ao lado de Neel Jani e André Lotterer com um protótipo da Rebellion, terminou em quarto com a Rebellion Racing, que viu Gustavo Menezes, Nathanael Berthon e Thomas Laurent completarem o top-5.
Na classe LMP2, comemoração dupla para a Signatech Alpine, já que a equipe venceu aprova com André Negrão, Pierre Thiriet e Nicolas Lapierre, garantindo o título mundial de endurance com o resultado. O trio duelou no início da prova com o protótipo da G-Drive, e viu os rivais tomarem a liderança. Porém, na 19ª hora, um problema fez com que o time do protótipo número 36 voltasse ao primeiro lugar, vencendo a prova.
A segunda colocação da prova ficou com a Jackie Chan DC, que correu com Ho-Pin Tung, Stéphane Richelmi e Gabriel Aubry, terminando uma volta atrás dos vencedores. Loïc Duval, Matthieu Vaxiviere e François Perrodo, com um protótipo da TDS Racing, acabaram na terceira posição. A United Autosports, com Philip Hanson, Filipe Albuquerque e Paul di Resta. A Duqueine, com Nicolas Jamin, Pierre Ragues e Romain Dumas, completou o grupo dos cinco primeiros.
Outra vitória brasileira em Le Mans aconteceu na LMGTE-Pro, em que a Ferrari da AF Corse pilotada por Daniel Serra, Alessandro Pier Guidi e James Calado venceu a prova. A segunda posição ficou com o Porsche de Earl Bamber, Patrick Pilet e Nick Tandy ficaram com a segunda colocação, enquanto outro Porsche, este de Gianmaria Bruni, Richard Lietz e Frédéric Mackowiecki completaram a prova na terceira posição.
A classe LMGTE-Pro tinha outros dois carros com brasileiros na tripulação. Augusto Farfus, António Félix da Costa e Jesse Krohn levaram um BMW ao 11º lugar ao final das 24 horas de corrida, chegando uma posição à frente da Ferrari da Risi Competizione, que teve na pilotagem Pipo Derani, Jules Gounon e Oliver Jarvis.
O título mundial desta classe acabou nas mãos de Laurens Vanthoor, Kevin Estre e Michael Christensen, que precisavam de apenas dois pontos para garantir o título. O trio, porém, teve problemas ao longo da prova e marcou apenas um tento, e precisou torcer para que Bamber, Piler e Tandy, seus companheiros de Porsche, não vencessem a prova, o que aconteceu.
O Brasil também teve um representante vencedor na LMGTE-Am. Felipe Fraga, ao lado de Jeroen Bleekemolen e Ben Keating, triunfou com um Ford GT da Keating Motorsports, depois de liderar a prova por mais de 20 horas. A segunda posição ficou com o Porsche da Project 1 pilotado por Jörg Bergmeister, Patrick Lindsey e Eugenio Perfetti. A Ferrari da JMW Motorsport conduzida por Rodrigo Baptista, Wei Lu e Jeffrey Segal, fecharam a prova na terceira posição.
O título mundial nesta classe ficou com Perfetti, Bergmeister e Lindsey, que duelavam pelo campeonato com Francesco Castellacci, Giancarlo Fisichella e Thomas Flohr, que terminaram a prova em Le Mans apenas na oitava colocação com a Ferrari da Spirit of Race.
Deixe seu Comentário