Com o início do campeonato da Fórmula Indy, buscamos com a mídia oficial da categoria um raio-x do modelo Indycar 101, carro que será utilizado nesta temporada. A novidade do visual externo é o aeroscreen. Mas aqui veremos em detalhes as outras partes do carro. Confira a imagem e acompanhe a numeração com as legendas para ficar por dentro do modelo IndyCar 101:
1. Pneu dianteiro
2. Coluna central
3. Ajustes da barra estabilizadoras (anti-roll)
4. Adaptador do bocal de reabastecimento
5. Estrutura do apoio de cabeça
6. Resfrigerador de óleo
7. Respirador de combustível
8. Arco de proteção (santantônio)
9. Macaco pressurizado traseiro
10. Entrada do Turbo
11. Reservatório de fluídos e óleo
12. Conjunto traseiro da barra estabilizadora
13. Conjunto traseiro de amortecedor / mola
14. Transmissão / caixa de velocidades
15. Asa traseira
16. Asa dianteira
17. Disco de freio dianteiro
18. Cilindro mestre do freio
19. Unidade mola dianteira / amortecedor
20. Macaco pressurizado dianteiro
21. Unidade de Controle do Motor
22. Radiador de água
23. Assento moldado (banco do piloto)
24. Luzes de impacto (luz de bandeira amarela)
25. Sistema de escape (escapamento)
26. Turbocompressor
27. Disco de freio traseiro
28. Atenuador traseiro
29. Pneu traseiro
ASA DIANTEIRA: A asa dianteira (16) trabalha em conjunto com a asa traseira para criar força aerodinâmica e equilíbrio entre a frente e a traseira do carro. Existem duas configurações com os kits de carroceria aerodinâmica universal: um para ovais speedways e outro para circuitos mistos / circuitos de rua e ovais curtos. Existem várias opções de componentes que as equipes podem utilizar para melhorar os ajustes.
ASA TRASEIRA: A asa traseira (15) trabalha em conjunto com a asa dianteira para criar força aerodinâmica e equilíbrio entre a frente e a traseira do carro. Existem duas configurações: um para speedways e outro para circuitos mistos / circuitos de rua e oval curto.
CHASSIS: A parte central do carro, incluindo o cockpit do piloto. O chassi é construído em fibra de carbono e outros materiais compostos. Como estrutura do carro, o chassi abriga a coluna central (2), os ajustes das barras estabilizadoras (3), o adaptador do bocal de reabastecimento (4), a estrutura do apoio de cabeça (5), a ventilação de combustível (7), a barra de rolagem (8), macaco pressurizado traseiro (9), entrada do turbo (10), cilindro mestre do freio (18), mola / amortecedor dianteiros (19), macaco pressurizado dianteiro (20), banco do piloto (23) e luzes de impacto (24).
TAMPA LATERAL: Também está incluído no chassi a tampa lateral, a carroceria na lateral do carro cobrindo o radiador de óleo (6), a unidade de controle do motor (21) e o radiador de água (22). O sidepod e seus componentes auxiliam no resfriamento do motor, aerodinâmica do carro e proteção do piloto em caso de impacto lateral.
CÉLULA DE COMBUSTÍVEL: A célula de combustível é feita de borracha e é coberta com uma manta montada em Kevlar para proteção extra em caso de impactos colaterais. Armazena 18,5 galões de combustível Speedway E85.
CAIXA DE CÂMBIO: Existe um sistema de mudança de marchas assistida utilizando troca de marchas. As alavancas (borboletas) estão localizadas na parte traseira do volante, com a da direita subindo as marchas e a da esquerda descendo as marchas. Os principais componentes do compartimento da caixa de engrenagens incluem o conjunto traseiro da barra estabilizadora (12), o conjunto traseiro do amortecedor / mola (13) e a transmissão (14).
MOTOR: A Chevrolet e a Honda fornecem motores V6 de injeção direta, de 2,2 litros, com turbocompressor duplo, com aproximadamente 550-700 cavalos de potência. O motor abriga o reservatório de óleo (11), o sistema de escape (25) e os turbocompressores (26).
PNEUS: Os radiais de corrida Firestone Firehawk são montados em rodas de 15 polegadas com pneus dianteiros (1) com aproximadamente 11 polegadas de largura e pneus traseiros (29) com aproximadamente 15 polegadas de largura. O peso de um carro em velocidade é aproximadamente quatro vezes o peso estático, de modo que as paredes laterais dos pneus devem ser fortes o suficiente para lidar com a pressão, mas finas o suficiente para dissipar o calor. O contato da superfície com a pista de cada pneu a qualquer momento é aproximadamente do tamanho de um cartão de crédito.
SUSPENSÃO DIANTEIRA/TRASEIRA: A suspensão dianteira e traseira prendem as rodas ao chassi. Ele foi projetado para suportar todas as cargas de frenagem e aceleração, além das cargas verticais. A suspensão inclui o disco do freio dianteiro (17) e o disco do freio traseiro (27).
Sobre o aeroscreen, que é acoplado ao cockpit como um para-brisa e protege o piloto em caso de objetos que possam atingir o piloto dentro do carro, você pode conferir no vídeo abaixo como foi feito o primeiro teste em simulador com o equipamento no ano passado, que resultou no desenvolvimento da peça final que estreia nesta temporada:
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