A fabricante de pneus italiana tenta dar mais emoção e imprevisibilidade na Fórmula 1. Neste complicado início de temporada, ela faz um movimento interessante que pode dar certo para ajudar a categoria ser mais competitiva.
Com a primeira parte do calendário do Mundial de F1 divulgado, duas etapas terão rodadas duplas, na mesma pista. O início será na Áustria, no autódromo de Spielberg, com as corridas 1 e 2, dias 5 e 12 de julho. Depois, irá para Hungaroring, Hungria, realizar um GP, na data de 19 de julho. E segue para a Inglaterra, onde novamente está previsto rodada dupla na mesma pista de Silverstone, dias 2 e 9 de agosto.
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É aí que a Pirelli entra. Se para as duas provas de abertura na Áustria a situação será mais de iniciar a temporada sem nenhum percalço e grande mudança, para as duas corridas na Inglaterra a Pirelli faz uma grande jogada: modificou o portfólio dos tipos de pneus que poderão ser usados em cada um dos dois GPs em Silverstone. Mesmo circuito, mesmos carros, mesmos motores, mesmos pilotos… mas pneus diferentes!
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Assim, haverá uma configuração distinta na utilização dos pneus de uma corrida para a outra. O que significa a chance de alterar o desempenho e rendimento das equipes, dependendo da estratégia de compostos utilizada por cada uma delas.
O segundo Grande Prêmio da Inglaterra no ano – que será considerado a prova comemorativa dos 70 anos da Fórmula 1 – poderá ter este atrativo proporcionado pela marca de pneus italiana, de deixar as duas corridas de Silverstone diferentes entre si.
Confira como fiou a escolha dos compostos para as 8 primeiras corridas de 2020:
Veja como funciona o fornecimento de pneus para a F1:
O que está confirmado
Apenas três tipos (cores) em cada corrida em 2020, com cinco compostos diferentes disponíveis durante o ano: C1 é o mais duro e C5 é o mais macio.
Cada piloto deverá guardar um set do pneu mais macio dos três compostos nomeados para o Q3. Este set será, então, devolvido por aqueles que se classificarem no top 10, mas os pilotos restantes o manterão para a corrida.
Cada piloto deve ter um set do P Zero branco, duro, e um set do P Zero amarelo, médio, disponível para o GP e um deles deve ser utilizado.
Cada piloto tem 13 sets de pneus disponíveis no total para o final de semana.
Mario Isola, Gerente Mundial de Motorsport da Pirelli, falou sobre o início do campeonato: “Com tantas variáveis no início desta temporada postergada, e com um calendário flexível que não deixa ter muito tempo para reagir às circunstâncias de mudança, foi acordado com as equipes, o promotor e a FIA, o anúncio de todas as indicações de compostos para as primeiras oito corridas deste ano. Como sempre, esses compostos foram escolhidos para melhor corresponder às características de cada circuito e oferecer oportunidades interessantes para a estratégia de corrida”.
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