Card image
Capacete de ouro
Capacete de Ouro: brasileiros se destacam nos EUA

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/08/2019
  • Atualizado: 12/08/2019 às 11:22
  • Por: Leonardo Marson

Os pilotos brasileiros que atuam no exterior e que são elegíveis ao Capacete de Ouro, principal premiação do esporte a motor nacional, tiveram desempenhos distintos em suas categorias durante o final de semana, alternando entre vitórias e top-5 e abandonos por incidentes provocados por rivais ou por erros próprios. Cinco brasileiros estiveram em ação fora do País: Kiko Porto, Gui Peixoto, Arthur Leist, Gianluca Petecof e Pietro Fittipaldi.

Gui Peixoto
Gui Peixoto obteve dois pódios e um quarto lugar na etapa de Mid-Ohio da F4 Americana, e foi o maior pontuador do Capacete de Ouro no final de semana. (Foto: Gavin Baker)

Correndo em Mid-Ohio pela Fórmula 4 Americana, Kiko Porto venceu a primeira das três corridas do final de semana. A prova no tradicional circuito americano ainda contou com Gui Peixoto na quarta posição, com Arthur Leist em quinto. Apesar da vitória, quem mais somou pontos na etapa para o Capacete de Ouro foi Peixoto, que capitalizou dois terceiros lugares nas outras provas, somando 23 pontos na categoria nacional da premiação.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!

Gianluca Petecof teve um início promissor na etapa da Fórmula 4 Alemã disputada em Zandvoort, na Holanda. O quinto lugar na primeira corrida, aliado a pole position para a prova dois deram a impressão de que seria mais um final de semana forte para o piloto apoiado pela Shell e integrante da Academia da Ferrari. Porém, um acidente provocado por um rival e um abandono impediram o piloto de conseguir mais pontos no campeonato e na premiação.

Quem também não teve um final de semana dos mais fáceis foi Pietro Fittipaldi. Único brasileiro no grid do DTM, o piloto sequer disputou a primeira corrida da etapa de Zandvoort após o carro ficar danificado por conta de um acidente na tomada de tempo realizada horas antes. No domingo, o piloto da Audi conseguiu o sétimo lugar no grid para a segunda corrida, mas terminou apenas na 16ª colocação, ficando sem pontos na etapa e no Capacete de Ouro.

Confira as posições dos pilotos brasileiros no exterior em suas corridas no final de semana:

Fórmula 4 Americana (Mid-Ohio)
Corrida 1
1º – Kiko Porto
2º – Joshua Car
3º – Nicky Hays
4º – Gui Peixoto
5º – Arthur Leist

Corrida 2
1º – Joshua Car
2º – Nicky Hays
3º – Gui Peixoto
9º – Kiko Porto
Não completou – Arthur Leist

Corrida 3
1º – Joshua Car
2º – Christian Brooks
3º – Gui Peixoto
5º – Kiko Porto
Não completou – Arthur Leist

Fórmula 4 Alemã (Zandvoort)
Corrida 1
1º – Alessandro Famularo
2º – Arthur Leclerc
3º – Théo Pourchaire
5º – Gianluca Petecof

Corrida 2
1º – Paul Aron
2º – Oliver Rasmussen
3º – Théo Pourchaire
11º – Gianluca Petecof

Corrida 3
1º – Sebastian Estner
2º – Alessandro Ghiretti
3º – Grégoire Saucy
Não completou – Gianluca Petecof

DTM (Zandvoort)
Corrida 1
1º – Marco Wittmann
2º – René Rast
3º – Nico Müller
Não correu – Pietro Fittipaldi

Corrida 2
1º – René Rast
2º – Nico Müller
3º – Robin Frinjs
16º – Pietro Fittipaldi